Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)

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Menacho

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« Responder #315 em: Abril 24, 2006, 08:40:46 pm »
:shock:  Me causa sorpresa esta informacao:

Vender parte dos F-16MLU ?
por Paulo Mendonça
29.03.2006


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Em meados do mês de Março de 2006, e a propósito da aproximação da discussão da Lei de Programação Militar, foi apresentada publicamente uma proposta por parte de um partido político com representação parlamentar, que propõe a venda de 10 (dez) unidades dos actuais F-16 da Força Aérea Portuguesa.

O partido em causa, apresenta como uma das soluções para reduzir os apertos orçamentais a venda de aeronaves F-16A/B-MLU (a seguir designados por F-16MLU ou apenas MLU), ou seja, com a instalação e incorporação do kit MLU, que as transforma em aeronaves mais modernas.

A vantagem da possibilidade apresentada prende-se com o facto de, procedendo à modernização das aeronaves ser pelo menos em teoria possível efectuar a sua venda no mercado internacional a um preço aproximado do custo da modernização, mantendo assim postos de trabalho na industria nacional. Tal preço deverá roncar os 8 milhões de Euros, o preço que o o Chile pagou por aeronaves idênticas compradas à Holanda.

No entanto, a proposta de venda dos F-16MLU, depara-se com um problema político, que decorre do facto de, sendo aeronaves americanas (20 delas compradas novas na fábrica e outras 20 adquiridas em segunda mão), a sua venda necessitar de autorização do governo norte-americano.

Os potenciais clientes, no entanto, não serão provavelmente países europeus. Parte deles estão envolvidos com custosos projectos de modernização e substituição de aeronaves mais antigas por outras novas, (Eurofighter e Grippen) as quais são mais capazes que os F-16MLU e outros, mais pequenos, não têm recursos financeiros nem dimensão para operar mesmo os 10 F-16MLU que Portugal poderia vender. Entre países com capacidade para adquirir este tipo de aeronave estariam por exemplo a Eslováquia, que ainda opera aeronaves de fabrico russo, mas este país assinou há pouco um contrato para a completa modernização dos seus MIG-29 com equipamentos ocidentais, e outros países como a Roménia foram alvo de propostas para a modernização de MIG-29 para padrões ocidentais. A Eslovénia, parece não ter dimensão para operar uma esquadra de aeronaves como o F-16MLU, uma vez que a sua Força Aérea se resume a aeronaves de asa rotativa e a aviões de transporte.

Em termos de Europa, outros países, ou não têm capacidade para a operação deste avião, ou então não têm necessidade dele, por operarem outros mais sofisticados.

Fora da Europa, os potências clientes, também não abundam, e surge o problema de poder até haver potenciais clientes para a aeronave, mas cuja transação, ao ter que ser autorizada por Washington se tornaria impossível.

A Venezuela, por exemplo, não consegue sequer manter os seus F-16A/B-Block 15 (idênticos aos nossos F-16 não modernizados) no ar, e o governo americano, ainda há pouco proibiu a Espanha de vender aviões C-295 para aquele país da América do Sul.

Outra versão mais próxima é Marrocos, e aqui existe a mais que provável oposição de Espanha, pois embora 10 aeronaves F-16MLU sejam pouco quando comparadas com o arsenal espanhol, aumentariam grandemente as capacidades das forças marroquinas.

É aliás o problema das autorizações de Washington, que leva muitos países a duvidar dos equipamentos americanos, porque se os países da NATO podem dispor das armas sofisticadas que um F-16MLU utiliza, outros países não têm a mesma facilidade, ficando essas armas, (como os mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM) nos Estados Unidos, com o compromisso de serem entregues em caso de necessidade.

Portando, a possibilidade de venda dos F-16MLU, que à partida teria algum interesse (isto se concluirmos que será difícil e demasiado caro completar duas esquadras com 20 aparelhos cada uma) resvala em problemas técnicos e políticos, não sendo a venda viável, sem que exista a autorização respectiva por parte do governo dos E.U.A.

Resta saber se, tomando o governo a decisão de reduzir o numero de F-16MLU a operar, se justifica efectuar a modernização dos últimos 10 aparelhos, ou se os equipamentos já adquiridos deveriam ser vendidos, (não se tocando nas carcaças dos F-16 mais antigos) propondo Portugal o programa de modernização a outras forças aéreas.

No entanto, tal tipo de solução, enfrentará os mesmos problemas políticos que se colocam para os aviões actuais.
 

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Jorge Pereira

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« Responder #316 em: Abril 25, 2006, 01:17:25 am »
Menacho, essa foi só uma proposta disparatada de um partido (PCP, partido comunista português :diabo: ) que vive no passado em termos gerais e na pré-história em termos de defesa. Não há que lhe dar a mais mínima importância.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Menacho

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« Responder #317 em: Abril 25, 2006, 09:11:32 pm »
Obrigado,  son iguales en todo el mundo................. :roll:
 

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Marauder

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« Responder #318 em: Maio 03, 2006, 11:09:50 pm »
RJAF orders 20 surplus MLU F-16s
The Royal Jordanian Air Force (RJAF) is planning to acquire 20 surplus Lockheed Martin F-16AM/BM multirole fighter aircraft from Belgium and the Netherlands.
[Jane's Defence Weekly- first posted to http://jdw.janes.com - 21 April 2006]

Lá se foi o possivel comprador da ideia do partido comunista...
 

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antoninho

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« Responder #319 em: Maio 12, 2006, 09:59:51 pm »
Suíça comprou 20 helicópteros Eurocopter para missões militares e transporte de entidades

Terça-feira, 2 de Maio de 2006
Aviação Militar, Defesa, Internacional, CF

 


As Forças Armadas suíças anunciaram a compra de 20 helicópteros Eurocopter. Dezoito dos aparelhos EC635 serão utilizados em missões de treino e dois EC135 serão destinados a missões de transporte de altas entidades, nomeadamente membros do governo e do parlamento.
A Eurocopter Deutschland GmbH confirmou a encomenda e esclareceu que os novos aparelhos, que substituirão a frota de Alouette III actualmente ao serviço da Força Aérea da Federação Helvética, serão entregues entre o início de 2008 e o final de 2009.
 

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Lightning

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« Responder #320 em: Maio 12, 2006, 10:28:51 pm »
A França vai ser o primeiro cliente do mais recente helicoptero da familia "Puma", o EC725 Cougar. em termos de numero de aeronaves estão confirmados 6 para a Força Aérea em versão CSAR e 8 para o exército para transporte de forças especiais.

 

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typhonman

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« Responder #321 em: Maio 22, 2006, 09:53:56 am »
Quanto a nossa Força Aérea aqui têm esta prenda:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=10&p=200

 :roll:
 

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Marauder

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« Responder #322 em: Junho 24, 2006, 09:00:21 am »
HAL desenha novo helicóptero de ataque
   http://www.teluguportal.net/modules/new ... oryid=5600

   EUA vão construir novo bombardeiro
   http://in.today.reuters.com/news/newsAr ... 4553-1.xml

  Força aérea russa planeia ter 250 Yak-130
  http://in.today.reuters.com/news/newsAr ... 4553-1.xml
 (era uns destes para Portugal sff..)
 

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Marauder

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« Responder #323 em: Junho 26, 2006, 08:38:35 am »
EUA afirmam que que DF-31 chineses vão entrar ao serviço em 2006
http://www.janes.com/regional_news/asia ... _1_n.shtml

India vai receber 12 SU-30MKI ainda este ano
http://www.defensenews.com/story.php?F=1872070&C=airwar

Pressão para novos F-16 aumenta em Taiwan
http://www.defensenews.com/story.php?F=1879137&C=airwar

Colombia vai receber Super Tucano EMB-314 com possibilidade de transportar bombas inteligentes (guiadas por laser)
http://www.janes.com/regional_news/amer ... _1_n.shtml

Projecto JSF terá montagem final na Itália
http://www.aviationnow.com/avnow/news/c ... M06196.xml

Dados interessantes nesta ultima notícia, em exercicios recentes no Alaska, o F-22 conseguiu um espantoso rácio de 108:0 contra F-15s, F-16s e F-18s.
 

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Marauder

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« Responder #324 em: Junho 27, 2006, 12:11:26 pm »
França recebe 4º E-3F AWACS
http://www.military.com/features/0,15240,101920,00.html

Índia planeia aumentar capacidade com novos 126 caças e 80 helicópteros (nada de novo)
http://www.hindu.com/2006/06/18/stories ... 690600.htm

..que despoletou o interesse da Boeing no concurso dos caças
http://www.financialexpress.com/fe_full ... _id=131094

Austrália vai adquirir 34 novos NH-90 por 2 biliões de dólares
http://finance.news.com.au/story/0,1016 ... 37,00.html

Índia prepara instalação do sistema Phalcon
http://www.deccanherald.com/deccanheral ... 006617.asp

Força aérea indiana tem falta de aviões
http://news.bbc.co.uk/2/hi/south_asia/5094234.stm

e para terminar..
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More Than 50 Mi-28N Helicopters to Reach Air Force Inventory before 2010
Eight Mi-28N helicopters will reach Russia's air force inventory this year, and by 2010 it is planned to buy more than 50 such aircraft, Russia's air force commander-in-chief, Vladimir Mikhaylov, reported.
The CinC recalled that the Mi-28N will be activated for the first time in the Shield of the Union – 2006 exercises. "Two Mi-28N arrived in Byelorussia for participation not only in a demonstration of Russian aviation equipment, but also for practical operations in the joint Russo-Byelorussian exercises," Mikhaylov said. - "We plan to use the Mi-28N together with Byelorussian helicopters during fire support of the ground forces."
The Mi-28N is a fourth generation combat air complex. The aircraft equipment allows it to fly in any weather conditions and extremely low altitudes – from 5 to 15 meters. The helicopter is equipped with precision weaponry, an on-board multifunctional defense complex, an optical and electronic system for night navigation and target designation, and also a modern radar, infrared and laser designation warning system. The helicopter's blades have been made from composites which sustain the hit of 30-milimeter rounds. In the Mi-28N arsenal are supersonic "Ataka" and "Igla" missiles and a 30-milimeter cannon.
Source: 21.06.06, ARMS-TASS
 

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JoseMFernandes

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« Responder #325 em: Junho 27, 2006, 06:31:06 pm »
FRANÇA:Resumo das principais entregas de material  em 2005

- 1 satélite de comunicações Syracuse IIIA, já posto em órbita
- 5 'nós' da rede internacional de telecomunicações MATILDE-
 - 1 nova versão(V2) do sistema de comando SICF
- 73 veículos de postos de comando de teatro de operações equipados com SIR(SistInfRegim)
- 600 postos de radio-comunicação táctica PR4G
- 1 Centro de detecção e controle para a base aérea de Mont-de-Marsan
- 1 satélite Helios IIA para as Forças Armadas
- 1 navio de pesquisa-informação marítima (sea intelligence) (MINREM) o Dupuy de Lôme
- 1 navio de apoio a mergulhadores  Alizé
- 8 'reboques' para os tanques Leclerc (DCL)
- 10 aviões Rafale para a Força Aérea
- 100 mísseis de cruzeiro SCALP para os Mirage  2000D e Rafale (dos quais 20 para a Marinha)
- 60 mísseis ar-terra AS-30 para os Mirage 2000D e SuperEtendard modernizado
- 4 hélis de ataque TIGRE para o Exército
- 2 hélis EC 725HUS para o Comando de Operações Especiais
- 4 hélis EC 725 RESCO para o Exército
- 37 carros de combate Leclerc
- 13 blindados AMX-10RC
- 3 radares 'anti-battery' COBRA
- 965 obuses de artilharia anticarro de 'efeito dirigido' (BONUS)
- 4 navios caça-minas (CMT) (tripartite mine-detectorships)
- 7 vedetas para a 'gendarmerie'
- 1 sistema de mísseis anti-míssil PAAMS para integrar fragatas tipo Horizon
- 41 mísseis MICA para Mirage 2000-5 e Rafale
- 1 centro de comando de operações aéreas para a NATO Response Force

e ainda
 as principais encomendas efectuadas em 2005:
- Renovação dos componentes submarinos (SNLE-NG e M51) e aéreos (ASMPA) de dissuasão
- Instalação do 'alto débito' e securização de dados na rede metropolitana de telecomunicações SOCRATE
- Lançamento de sistema de comunicação HF táctico 'interarmas' e OTAN MELCHIOR
- Lançamento de sistema de vigilância de aproximação marítima SPATIONAV
- Encomenda de 2 aviões de transporte de longo raio de acção(TLRA)
- Lançamento da versão de 'support-destruction'  (HAD(appui-destruction)) do héli TIGRE
- encomenda de 8 fragatas multi-missões ( FREMM)
- encomenda de 108 veículos VBCI AMX-10P
- encomenda de 41 carros de patrulha para as Forças Especiais (VPS)
- encomenda de 5000 obuses para o sistema de artilharia CAESAR
- encomenda de 130 mísseis de intercepção, combate e auto-defesa (MICA) para armar os Mirage 2000-5 e Rafale

Peço desculpa por eventualmente utilizar termos técnicos não usuais em português,( mas esperando  serem compreensíveis) pois fiz  'tradução em directo', a partir da T&A-Technol.&Armament n°2de Julho-Setembro2006.Cumprimentos
 
 

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Lightning

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« Responder #326 em: Junho 27, 2006, 07:14:02 pm »
Penso que haja aí uma pequena confusão na matéria relacionada com os EC 725, os numeros de aeronaves distribuidas não sei os valores mas sei que quer o Exército Francês como a Força Aérea Francesa encomendaram EC 725, o Exército para equipar o DAOS (Destacamento de Aviação de Operações Especiais) e fornece apoio às forças especiais do exército e a Força Aérea quer o EC 725 para missões de Busca e Salvamento em Combate para uso em conjunto com a unidade RESCO que é similar à nossa RESCOM da FAP, é por isso que ao ver EC 725 RESCO para o Exército, fico com a ideia que deve haver aí alguma confusão e seja na verdade EC 725 RESCO para a Força Aérea, já que os EC 725 de operações especiais é que são para o Exército.
 

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JoseMFernandes

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« Responder #327 em: Junho 27, 2006, 07:33:39 pm »
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ao ver EC 725 RESCO para o Exército, fico com a ideia que deve haver aí alguma confusão e seja na verdade EC 725 RESCO para a Força Aérea, já que os EC 725 de operações especiais é que são para o Exército.

Tem toda a razão Hélder, evidentemente...erro meu, por precipitação, ao não transcrever correctamente  'armée de l'air' ( Força Aérea) :(   também teria sido mais simples se me baseasse na versão inglesa(a revista é bilingue) "4  EC 725 RESCO helicopters for the Air Force"
Obrigado
 

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Marauder

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« Responder #328 em: Junho 28, 2006, 12:09:17 pm »
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Trials Success for Europe's Meteor Air Dominance Missile
(Source: MBDA; issued June 20, 2006)
The six-nation Meteor Beyond-Visual-Range (BVR) air-to-air missile was successfully fired for the second time at the FMV missile test range at Vidsel, in northern Sweden, on 20th June. The firing continues the ongoing Air Launched Demonstration (ALD) firing campaign, scheduled for completion during 2006 under the Meteor development contract.  
 
The purpose of the ALD campaign is to demonstrate the maturity of the missile development programme and provide an opportunity to identify issues which may affect the missile's development such that these can then be resolved at an early stage.  
 
On 9th May, Meteor prime contractor MBDA conducted the first firing while the second took place on 20th June, completing the first two of a series of scheduled firings aimed at gathering data on the missile's performance and its characteristics during launch and free flight. This data will be utilised in the further development of the missile. Both firings were rail-launched from a Saab Gripen combat aircraft flying at an altitude of 23,000 ft.  
 
The firings follow rapidly on from the successful series of Meteor carriage trials on each of the platforms for which the missile is being developed – Eurofighter Typhoon, Gripen and Rafale. Prior to these air-launched firings, MBDA also successfully completed a series of "free jet" wind tunnel tests of Meteor at the ONERA supersonic wind tunnel facility in Modane, France. During the final test, conducted by a joint MBDA / ONERA team, a live propulsion system was fitted to the missile and the transition from the boost to sustain phase of operation was demonstrated in simulated free flight conditions.  
 
Both air-launched firings demonstrated the successful launch of the missile from the Gripen aircraft, control of the missile over the pre-determined flight time (slightly under one minute), the operation of the telemetry system with data being recorded across the complete flight times and the telemetry break-up sub-system, with the missiles being broken up within the confines of the test range by the Vidsel range authorities as intended.  
 
MBDA's Meteor Multinational Project Director, Dave Armstrong, said: "These live missile air launches represent a huge achievement as they represent the earliest ever flights of a new missile with solid fuel ramjet technology and have been completed in just over three years from contract let. A minor glitch was observed during the first missile firing with the missile failing to transition to the sustain phase of flight and therefore continuing over the pre-determined flight time under boost impulse, gradually decelerating through the flight. The source of this failure was quickly identified and a modification made which was subsequently proven during the second firing with the missile successfully transitioning from the boost to the sustain phase of flight and completing a series of post-transition manoeuvres".  
 
"I am delighted that the test proved to be such a resounding success. It is a testament to the combined efforts of the Meteor team, its subcontractors and, of course, the customer nations," Armstrong added.  
 
The ALD campaign will continue through 2006, with firing dates agreed with the customer to fit with availability of the Vidsel range.  
 
 
BACKGROUND NOTES:  
 
-- Located about 900km north of Stockholm in the Arctic Circle, the Vidsel missile test range forms part of the Swedish Defence Materiel Administration Testing Directorate. It is the largest overland test range in Western Europe.  
 
-- MBDA is the prime contractor for the Meteor missile programme and has established the Meteor team with Saab Bofors Dynamics of Sweden and INMIZE of Spain as its partners.  
 
-- Saab Bofors Dynamics is a business unit of Saab, one of the world´s leading high-technology companies whose main operations focus on defence, aviation and space.  
 
--Meteor is being developed to meet the requirements of six European nations for a superior Beyond Visual Range missile system with the operational capability to dominate the air battlespace, excelling in all future combat scenarios and capable of being integrated on Europe's major platforms, Eurofighter Typhoon, Gripen and Rafale. It also has the potential to add to the air-to-air capability of the next generation combat platform, the F-35 Joint Strike Fighter.  
 
The Meteor programme sees France, Germany, Italy, Spain, Sweden and the UK joining together in order to provide access to guided weapons technology and expertise across Europe. The Meteor contract was signed by the UK Defence Procurement Agency on 23rd December 2002 on behalf of all six nations. This contract covers development of Meteor and provides production options to meet the individual national requirements.  
 
Meteor is a fast and highly manoeuvrable Beyond Visual Range (BVR) air-to-air weapon. Guidance is provided by an active radar seeker benefiting from enhanced technologies drawn from the MBDA Aster and Mica missile programmes. The missile is allocated targets from the launch aircraft radar and is capable of engaging air targets autonomously by night or day, in all weather and in severe electronic warfare environments.  
 
 
With an annual turnover exceeding EUR 3.5 billion, a forward order book of over EUR 14 billion and over 70 customers world wide, MBDA is a world leading, global missile systems company. MBDA currently has 45 missile system and countermeasure programmes in operational service and has proven its ability as prime contractor to head major multi-national projects. MBDA is jointly owned by BAE Systems (37.5%), EADS (37.5%) and Finmeccanica (25%).
fonte defense-aerospace.com


Israel tenciona substituir F-16 por mais de 100 F-35   
http://www.globes.co.il/serveen/globes/ ... 8&fid=1725

Canada deve assinar contracto por C-17 da Boeing, $4biliões, oposição fala do A-400 por apenas $2biliões e 1000 postos de trabalho no Canadá
http://www.canada.com/ottawacitizen/new ... 58&k=78835

Força Aérea Russa terá “novo” avião radar (awacs)
http://mosnews.com/news/2006/06/22/modernizeda50.shtml

Saab finaliza acordo com Paquistão por Saab 2000 AEW
http://www.defenseindustrydaily.com/200 ... x.php#more
 

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Marauder

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« Responder #329 em: Junho 29, 2006, 01:48:04 pm »
Quem vai construir o JSF?
http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... g+JSF.html

HAL e Tata para montar F-16 indianos (em caso de este ganhar concurso)?
http://www.financialexpress.com/latest_ ... 31198&pn=0

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F/A-18 Fleet: 1st Phase of Upgrade Successfully Completed
(Source: Swiss Defense Procurement Agency, armasuisse; issued June 22, 2006)
Armasuisse has successfully completed the first step of upgrading the F/A-18 fleet. In Emmen the last converted F/A-18 fighter aircraft could be officially handed over to the Swiss Air Force according to schedule and within the target costs of CHF 220 million. [Funding] was approved with Armament Program 2001.  
 
The new systems provide the Air Force with F/A-18 fleet optimized for air defence tasks. The improvements were mainly achieved by installing an active Identification Friend or Foe unit and a map display system featuring latest technology. Furthermore preparations were made for the installation of a data link system foreseen for phase 2.  
 
The fleet conversion was realized under armasuisse project management in two years by the industrial team of Boeing and RUAG Aerospace in Emmen. Today the last of totally 33 converted F/A-18 jets was officially handed over to the Swiss Air Force in the presence of all organizations involved in the project.  
 
The installation work for the phase 2 systems has already begun. This system conversion in the amount of CHF 292 million was approved with Armament Program 2003.  
 
The second step of the medium-term upgrade program for the F/A-18 fleet, with the installation of a high-capacity data link system, the new AIM-9X missile and the helmet-mounted sight system will be completed by 2009.

Fonte defense-aerospace.com

Canada deve confirmar 4 C-17, enquanto Boeing tenta “caçar” mais contractos
http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... sales.html

Congresso americano tenciona levantar proibição de exportação do F-22ª
http://www.janes.com/regional_news/amer ... _1_n.shtml

Os novos U-2
http://www.strategypage.com/htmw/htairf ... 60627.aspx

Thales “tenta” fazer upgrade aos Mirage 2000 indianos
http://www.defenceindia.com/company_news/news189.html

Eurofighter inglês vai-se “mostrar” ao público UK neste verão
http://www.defencetalk.com/news/publish ... 006612.php