Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)

  • 1485 Respostas
  • 597689 Visualizações
*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #600 em: Agosto 16, 2009, 07:34:10 pm »
Aviões militares russos colidiram em pleno voo


Dois aviões militares Sukhoi-27 colidiram hoje, domingo, em pleno voo durante exercícios de acrobacia perto de Moscovo. Um dos pilotos morreu.
"Um dos pilotos morreu no acidente", declarou Vladimir Drik, porta-voz da Força Aérea russa, citado pela agência Interfax.
O piloto que morreu apresentava uma fractura da coluna vertebral, de acordo com esta fonte.
Um dos aparelhos caiu sobre uma casa, provocando um incêndio, segundo residentes na zona da queda dos aparelhos, citados pela agência oficial Ria Novosti.
"De acordo com as informações preliminares, as equipas de salvamento procuram um homem que poderá estar sob os escombros da casa", referiu a agência Interfax citando uma fonte das autoridades locais.
Cinco pessoas sofreram queimaduras, nomeadamente uma mulher com 60 por cento do corpo queimado, noticiaram os meios de comunicação social russos.
"Examinámos várias pistas, desde a possibilidade de uma colisão com um pássaro ou a eventualidade de erro de pilotagem", indicou uma fonte próxima da comissão de inquérito.
Os pilotos treinavam para um festival aeronáutico marcado para terça-feira em Joukovski, a 50 quilómetros da capital russa, no âmbito de uma feira da especialidade cujo objectivo é mostrar as últimas novidades do sector aeronáutico russo, atraindo habitualmente centenas de milhares de visitantes.
Altos responsáveis, incluindo Vladimir Putin, o ex-presidente agora primeiro-ministro, ou o rei da Jordânia, Abdallah II, visitaram a feira MAKS nas suas últimas edições.
De acordo com organizadores do certame, citados pelas agências russas, a feira abrirá ao público como previsto apesar do acidente.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1336626
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #601 em: Setembro 01, 2009, 02:50:38 pm »
Francia ve prioritario comprar entre seis y diez aviones EADS CASA CN235 ante el retraso del A400M

Citar
25/08/2009 (Infodefensa.com) Madrid - El Ejército del Aire francés considera "una prioridad" la compra de entre seis y doce aviones de transporte de tamaño medio ante el retraso del programa A400M. Concretamente, contempla la adquisición de las aeronaves CN 235 de EADS CASA (hoy Airbus Military).

En una entrevista concedida a Défense et Sécurité Internationale, y recogida por Europa Press, el vice-jefe de Planes y Programas de la Fuerza Aérea ala, el general Alain Silvy, confirmó que el Ejército del Aire galo evalúa la posibilidad de adquirir un lote de aviones tácticos y aseguró que la adquisición de "entre seis y diez CN235" representa "una prioridad".

El general explicó también que la compra de tres aviones de transporte Boeing C17 es una opción "seriamente estudiada" y que la "hipótesis" de incorporar a su flota aeronaves de transporte táctico C130J 'Super Hércules', fabricados por la compañía estadounidense Lockheed Martin, "ya no es un tabú".

El general indicó que la Fuerza Aérea prolongará varios años la vida operativa de "una decena" de sus aviones de transporte Transall C160, una actualización técnica que precisará una inversión próxima a los cien millones de euros, así como de "grandes inspecciones".

El CN-235 es un avión de transporte biturbohélice, de cabina presurizada y capaz de operar desde pistas cortas y sin pavimentar que ha logrado una buena reputación debido a su polivalencia y fiabilidad en todo tipo de condiciones operativas, así como por sus bajos costes de mantenimiento. En su inicio fue desarrollado conjuntamente por CASA en España e IPTN en Indonesia.

CN-235 está destinado a misiones de transporte de corto y medio alcance. Logra una velocidad máxima de crucero de 240 nudos con una carga de 3500 kilogramos y posee un plano bilarguero dividido en tres secciones y fuselaje presurizado provisto de una rampa posterior de carga.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +721/-2704
(sem assunto)
« Responder #602 em: Setembro 09, 2009, 06:36:11 pm »
Citar
Defensa. Entregan dos aviocar suecas
Hoy miércoles a la hora 10.30, en la Base Aérea Nº 1 (Carrasco) y con la presencia del ministro de Defensa, Gonzalo Fernández, tendrá lugar la ceremonia de recepción de las dos aeronaves C-212 Aviocar recientemente adquiridas a la Guardia Costera del Reino de Suecia.

http://www.elpais.com.uy/090909/pnacio- ... pais-en-5-


Menos um cliente para a compra dos aviocares
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1428
  • Recebeu: 799 vez(es)
  • Enviou: 814 vez(es)
  • +439/-496
(sem assunto)
« Responder #603 em: Setembro 10, 2009, 12:26:37 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citar
Defensa. Entregan dos aviocar suecas
Hoy miércoles a la hora 10.30, en la Base Aérea Nº 1 (Carrasco) y con la presencia del ministro de Defensa, Gonzalo Fernández, tendrá lugar la ceremonia de recepción de las dos aeronaves C-212 Aviocar recientemente adquiridas a la Guardia Costera del Reino de Suecia.

http://www.elpais.com.uy/090909/pnacio- ... pais-en-5-


Menos um cliente para a compra dos aviocares


Com os anos de uso que os nosso possuem só mesmo um cliente na AL...
Cumprimentos,
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #604 em: Setembro 24, 2009, 07:51:59 pm »
Citar
Two French war planes crash, one pilot recovered
(AFP)

PARIS — Two French Rafale jet fighters crashed on Thursday in the Mediterranean sea off the coast of southern France, and one pilot was recovered, the French navy said.

"Major air and sea resources were deployed immediately in the zone to find the pilots and one has been recovered," a navy statement said, adding that rescue efforts were continuing.

The accident occurred around 6 pm (1600 GMT) about 30 kilometres (20 miles) east of the coastal city of Perpignan during a test flight in which the two aircraft were taking part, the statement added.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +721/-2704
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #605 em: Outubro 20, 2009, 11:31:47 am »
Citar
Um avião da TAP foi interceptado por dois caças alemães este domingo sobre a fronteira germânica com a Holanda, depois de o avião ter estado incontactável durante algum tempo, confirmou uma fonte da companhia aérea ao tvi24.pt.

A aeronave em causa, um A320-200, viajava de Lisboa para a capital dinamarquesa, Copenhaga, quando não respondeu a uma tentativa de contacto por parte dos Serviços de Controlo Aéreo da Bélgica, mesmo depois de terem sido utilizadas as frequências de emergência, de acordo com o site especializado «The Aviation Herald».

Segundo o site, o avião atravessou incontactável a Holanda e quando entrou em território alemão foi interceptado por dois caças germânicos.

Uma fonte das relações públicas da TAP disse ao tvi24.pt que o comandante da aeronave recebeu um aviso desta intercepção por parte das autoridades alemãs perto da cidade holandesa de Maastricht, sem poder precisar se nessa altura as comunicações já estariam totalmente restabelecidas nos dois sentidos.

A TAP explica que a intercepção se deveu a um «um problema a nível das comunicações» que impediu «durante um período de tempo» o contacto do avião, sem que fosse adiantada a duração desse período. O «The Aviation Herald» diz que ela se prolongou durante 35 minutos e só se resolveu já com o avião sobre o Mar do Norte.

A TAP salienta que na «aviação a segurança é a prioridade» e que foi esse o motivo que levou a força aérea alemã a realizar a intercepção. Esta operação não representou, de acordo com a transportadora aérea portuguesa, «qualquer risco» para os passageiros, não teve «visibilidade» por parte dos ocupantes, nem foi motivo de «perturbação».

«O avião acabou por aterrar em segurança em Copenhaga», disse a fonte da TAP, salientando que o problema com as comunicações «foi reportado e está a ser avaliado». http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tap-c ... -4071.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13074
  • Recebeu: 3298 vez(es)
  • Enviou: 7930 vez(es)
  • +1146/-1908
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #606 em: Outubro 24, 2009, 08:00:05 pm »
Citar
não teve «visibilidade» por parte dos ocupantes, nem foi motivo de «perturbação».
 :mrgreen:


Foto: Miguel Guedes
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #607 em: Dezembro 05, 2009, 12:32:43 am »
Não me digam que os produtos Russos são bons.

Citar
Índia proíbe voos do «Flanker»
Mais sofisticado dos Sukhoi, não pode voar
04.12.2009

A força aérea da Índia, determinou que toda a frota de caças Su-30MKi, um derivado do caça da era soviética Su-27 «Flanker» seja proibida de voar, até que os problemas do modelo sejam resolvidos e explicados.

A decisão de cancelar temporariamente todos os voos da frota de cerca de 100 aeronaves, vem na sequência de um acidente ocorrido no passado dia 30 de Novembro, e de outro ocorrido em 30 de Abril com outro Sukhoi Su-30MKi.

A força aérea da Índia tem sofrido um enorme numero de acidentes com as suas aeronaves e este ano já se perderam 13 aeronaves de vários modelos, em diversos tipos de acidentes.

A força aérea da Índia tem sido acusada pela imprensa de ter standards muito baixos relativamente à gestão e operacionalidade da frota.
A tentativa de nacionalizar sistemas no país, para reduzir a dependência directa dos fornecedores russos, não tem resultado, os materiais não conseguem cumprir com os padrões mínimos e a opção continua a ser a de comprar aos russos.
No entanto, mesmo os padrões russos não são sempre de confiar. O mesmo equipamento, pode ser fornecido por mais que uma empresa e os controles de qualidade são praticamente inexistentes.
Ainda recentemente as autoridades russas processaram uma empresa por ter fornecido materiais defeituosos para um fornecimento para caças Mig. Como não existe controlo efectivo de qualidade, a empresa apresentou peças de boa qualidade na proposta inicial, mas entregou materiais diferentes nos modelos de produção [1].

Se o numero de incidentes tem sido apontado à idade da frota e à necessidade de manter pilotos com um elevado numero de horas de voo – necessárias para manter uma alta operacionalidade – o facto de os Sukhoi Su-30MKi serem aeronaves muito recentes, deixa os analistas perplexos, pois em principio, uma aeronave recente, não deveria apresentar problemas que pudessem levar à queda de duas aeronaves em apenas sete meses.

Excesso de confiança

Entre as razões do problema poderá estar o excesso de confiança. O caça de origem russa, desenhado há mais de trinta anos, foi aprimorado para permitir aos pilotos uma manobrabilidade excepcional, que permitisse evitar os cada vez mais sofisticados mísseis ar-ar ocidentais.
No entanto, para beneficiar dessa manobrabilidade, é necessário correr um grande numero de riscos e ter uma preparação muito intensa e cara, que a maioria das forças pura e simplesmente não pode, nem quer pagar.

Para somar a isto, o Su-27, é visto como uma aeronave muito adequada para acrobacia aérea, mas, pelas razões acima referidas, nem todos os pilotos podem com facilidade efectuar as manobras, que sendo possíveis, são complicadas e perigosas, mesmo para pilotos de teste e demonstração.
O tipo, é muito apreciado em festivais aéreos, onde é sempre uma grande atracção, mas é também tristemente famoso pelo grande numero de acidentes, pois mesmo pilotos muito bem treinados têm perdido o controle do avião.

Record desastroso
No campo dos festivais aéreos, o ano de 2009 tem sido mau para o caça russo. Ainda no passado mês de Agosto, dois Su-27 chocaram em pleno voo durante um festival aéreo na Rússia, tendo morrido no acidente o comandante da força de acrobacia aérea russa.
Alguns dias mais tarde, uma aeronave do mesmo tipo, da força aérea da Bielorrússia, também se despenhou num festival aéreo na Polónia , num acidente do qual resultou a morte dos dois pilotos.
O caso mais grave ocorreu em 2002 na Ucrânia, quando um Su-27 da força aérea daquele país se despenhou sobre a multidão que assistia a um festival aéreo matando 85 pessoas.

O Su-27 e os seus derivados, têm constituído uma dor de cabeça para os países utilizadores. Os elevados custos de manutenção, levaram ainda recentemente a que em vez de proceder à substituição do Su-27 pelo mais moderno Su-30 forças aéreas do sudoeste asiático tenham considerado a sua substituição pelo muito mais barato MiG-29.

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=859
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #608 em: Dezembro 10, 2009, 03:43:00 pm »
Citar
Raytheon AIM-9X Sidewinder Demonstrates Air-To-Surface Capability

21:15 GMT, December 9, 2009 TUCSON, Ariz. | Raytheon Company (NYSE: RTN) demonstrated the capability to employ the AIM-9X Sidewinder advanced infrared-guided air-to-air missile to attack surface targets.



During a Sept. 23 test, an AIM-9X fired from a U.S. Air Force F-16C fighter sank a rapidly moving target boat in the Gulf of Mexico.

"With a software upgrade, AIM-9X retains its air-to-air capabilities and gains an air-to-surface capability," said Harry Schulte, Raytheon Missile Systems vice president of Air Warfare Systems. "AIM-9X now has the potential to take on an additional mission at a very affordable cost."

The test marks the third time an AIM-9X engaged moving surface targets. In April 2008, a U.S. Air Force F-16 launched an AIM-9X and sank a maneuvering boat, and in March 2007, a U.S. Air Force F-15C fired an AIM-9X and destroyed a fast-moving armored personnel carrier.
Mais uma solução polivalente e relativamente barata para os F-16 MLU da FAP.

Defence Professionals
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #609 em: Dezembro 11, 2009, 11:48:17 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citar
Raytheon AIM-9X Sidewinder Demonstrates Air-To-Surface Capability

21:15 GMT, December 9, 2009 TUCSON, Ariz. | Raytheon Company (NYSE: RTN) demonstrated the capability to employ the AIM-9X Sidewinder advanced infrared-guided air-to-air missile to attack surface targets.



During a Sept. 23 test, an AIM-9X fired from a U.S. Air Force F-16C fighter sank a rapidly moving target boat in the Gulf of Mexico.

"With a software upgrade, AIM-9X retains its air-to-air capabilities and gains an air-to-surface capability," said Harry Schulte, Raytheon Missile Systems vice president of Air Warfare Systems. "AIM-9X now has the potential to take on an additional mission at a very affordable cost."

The test marks the third time an AIM-9X engaged moving surface targets. In April 2008, a U.S. Air Force F-16 launched an AIM-9X and sank a maneuvering boat, and in March 2007, a U.S. Air Force F-15C fired an AIM-9X and destroyed a fast-moving armored personnel carrier.
Mais uma solução polivalente e relativamente barata para os F-16 MLU da FAP.

Defence Professionals

Já temos os capacetes faltam os misseis, ao contrario dos "nuestros hermanos" que têm os misseis mas faltam os capacetes.
Vá-se lá compreender os latinos.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25342
  • Recebeu: 3339 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1724/-1690
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #610 em: Dezembro 23, 2009, 02:46:03 pm »
Rússia vai fornecer 20 aviões Mig-29 à Birmânia


A Rússia assinou um contrato de fornecimento de 20 aviões Mig-29 com a Birmânia, revelou hoje o diário russo Kommersant, citando fontes próximas do processo.

O montante do contrato, que foi assinado há algumas semanas, ascende aos 400 milhões de euros, indicou fonte próxima da Rosoboronexport, empresa pública russa encarregue da venda de armas, citada pelo jornal.

«É o mais importante contrato sobre fornecimento de caças deste tipo após a ruptura de uma transacção similar com a Argélia em 2007», sublinhou a Kommersant.

Lusa
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +721/-2704
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #611 em: Janeiro 27, 2010, 03:48:38 pm »
Citar
Tras anunciar compra de 18 aviones F-16, 12 Súper Tucano, 3 KC-135 y 12 helicópteros Bell-412
En una clara amenaza al Perú, el comandante general de la Fuerza Aérea chilena, Ricardo Ortega, afirmó, tras dar a conocer la adquisición de 45 aeronaves de guerra para el 2010, que ahora su país tiene la capacidad militar de “pegar fuerte”, por lo que los países vecinos deben evitar molestarlos.
“El concepto de disuasión dice: no se metan conmigo porque yo sí pego fuerte si me molestan. Todos los que nos están mirando, todos los que están alrededor nuestro saben que tenemos la capacidad de pegar fuerte, o sea, es mejor que nos dejen tranquilos”, advirtió luego que concluyera la ceremonia oficial en la que el ministro de Defensa sureño Francisco Vidal anunciara la adquisición de diversas aeronaves de combate en los próximos meses.
No obstante el elevado número de unidades, Ortega dijo que su país no estaba en una carrera armamentista, sino que son una inversión en seguridad que fortalece su política disuasiva.
“Chile ha crecido, es más fuerte económicamente, y nosotros tenemos que darle seguridad a los chilenos para seguir creciendo. Entonces, este es un seguro. Cada cosa tiene su ciclo. Los aviones cumplieron muy bien, pero había que reemplazarlos y esto nos da un horizonte de vida de 10 a 15 años. Es un orgullo que Chile tenga este tipo de material y equipos con sistemas de calidad a nivel mundial”, aseveró.
Ortega dijo que con estas adquisiciones culmina su plan de modernización y que una nueva adecuación de su equipamiento estaría prevista hacia el 2015.
Durante el evento, desarrollado en los hangares de la IIa Brigada Aérea de la FACh, Vidal Salinas dio a conocer la pronta llegada de 3 aeronaves de transporte KC-135 –adquiridos a EE UU–, 12 Súper Tucano de fabricación brasileña para entrenamiento, 12 helicópteros Bell-412 y 18 aviones de combate F-16.
Respecto de los F-16, se comunicó que EE UU ya dio la autorización final para que Chile pueda comprarlos de segunda mano a Holanda por 270 millones de dólares, con lo que la flota mapocha de este modelo llegaría a 44. Se precisó que los primeros seis aviones llegarán a Santiago en octubre próximo, pasando a ser dotación del Grupo de Aviación No7, Va Brigada Aérea, Antofagasta.
“Con esto, la Fuerza Aérea queda posicionada en los primeros lugares de América Latina en cuanto a tecnología y modernización”, dijo.
El primero de los aviones KC-135, arribará al vecino país en febrero, permitiendo consolidar la base de transporte estratégico al aumentar la capacidad de carga y transporte de la Fuerza Aérea, así como reabastecer en vuelo a los aviones de combate.
Los primeros seis Súper Tucano, en tanto, ya se encuentran en Chile y se espera la llegada del resto en los próximos meses. Esta aeronave, que irá reemplazando gradualmente a los A-36, fue adquirida para que los oficiales seleccionados para el área de combate, efectúen su curso táctico en el Grupo de Aviación No 1, en la Ia Brigada Aérea, en Iquique, cerca de la frontera con Perú.
Con respecto a los helicópteros, se destacó su apoyo en la ampliación de la capacidad de transporte de la rama castrense.
También misiles
El diario El Mercurio reveló que su país también negocia la compra de misiles aire-aire Amram de mediano alcance a Estados Unidos, pero el ministro de Defensa, Francisco Vidal, dijo que no se revelarán las cifras de la compra por ser un tema de seguridad nacional. Cabe indicar que en noviembre de 2009, el Pentágono autorizó la venta.
http://www.larazon.com.pe/online/indice ... 01&ta=2010
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +721/-2704
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #612 em: Fevereiro 18, 2010, 09:59:22 pm »
Citar
La Argentina podría volver a adquirir los Super Étendard franceses
Se está analizando en el Ministerio de Defensa francés una eventual transferencia de Super Étendard Modernizados (SEM) hacia la Argentina. La cesión de células y equipamiento de SEM podría concretarse hacia 2015, fecha programada para retirar de servicio a los aviones franceses, cuyo reemplazo en el seno de la aeronáutica naval está asegurada por el Rafale.

La eventual cesión dependerá nada menos que del potencial aún disponible en el momento del efectivo retiro de los SEM, el que a su vez depende de la fecha de entrega de los Rafale.
Si se suscribiera un acuerdo entre Francia y Argentina, esto no significaría a priori la transferencia de aviones para volar bajo bandera argentina. “La venta de los aviones o de las piezas en stock serviría solamente para asegurar la modernización de los Super Étenderd argentinos”, nos explica una fuente militar.

Durante 1979 Argentina ordenó 14 Super Étenderd, de los cuales 5 se entregaron previo al conflicto de Malvinas y el resto una vez finalizadas las hostilidades con Gran Bretaña.
El uso de los aviones se implementó a través del portaaviones ARA 25 de Mayo; los aparatos, de los cuales 11 están aún en servicio, se encuentran hoy en tierra (ya que el barco se desarmó en 1997). Las armadas francesa y argentina mantienen relaciones regulares debido al uso del mismo avión. Es así que hace muy poco, pilotos argentinos estuvieron en Francia para llevar a cabo entrenamientos en Landivisiau, donde pudieron apreciar la evolución del avión.

Concebido por Dassault Aviation, el Super Étenderd, realizó su primer vuelo en 1974. Fue puesto en servicio 4 años más tarde y la Marina nacional encargó 74 ejemplares. Desde su puesta en servicio, el aparato se vio beneficiado con múltiples modernizaciones, lo que le permitió seguir siendo un avión redituable y extremadamente polivalente (más de 45 configuraciones).
Entre 1991 y 1998, fueron modernizados 54 Super Étenderd a través de un radar Anémone, una plataforma laser Atlis, un detector Sherloc, un aparato de interferencia radiofónica Barracuda y señuelos (bait/Lure) Alka y Phimat.
Esta modernización se profundizó con la denominación láser del día (standard 3 en 1997) para los misiles AS-30 Laser así como la extensión de la dirección láser en las bombas de 125 y 250 kg (standard 4 en 2000).
El mismo año, cuatro SEM fueron entregados a la marina en una versión de reconocimiento, con el objetivo de reemplazar a los Étenderd IV P. A la luz de las últimas grandes operaciones en las cuales ha participado la aeronáutica naval, un nuevo programa de evolución se lanzó en 2003, para una puesta en línea de 25 aparatos a partir de 2008.
El Standar 5 permite reforzar las capacidades operacionales nocturnas y a su vez hacer uso del GPS y el láser para designar los objetivos. El avión ilumina el blanco a través de estos dos medios, con mayor prioridad del láser, con una precisión del orden de algunos pocos metros. Esta modernización ha de permitir que el SEM vuele al menos hasta 2015.
http://desarrolloydefensa.blogspot.com/2010/02/la-argentina-podria-volver-adquirir-los.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

borisdedante

  • Membro
  • *
  • 128
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #613 em: Março 09, 2010, 01:14:31 am »
"Tigre", "Caracale" e "Gazelle" francês no Afeganistão

modificado:

viewtopic.php?f=4&t=9152&p=179306&sid=7700cf274a7b826c908df46123f2ae2a#p179306
« Última modificação: Março 10, 2010, 05:16:02 pm por borisdedante »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3660 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias (Forças Aéreas/Sistemas de Armas)
« Responder #614 em: Março 09, 2010, 05:36:19 pm »
Eu sei que são aeronaves, mas estas pertencem ao exército Francês, não teria mais lógica estarem no tópico do Exército?