Relativamente ao tema da expulsão ou auto-suspensão, de alguns membros deste forum, gostaría apenas de tecer uns comentários.
Acredito ser insuspeito de defender os “escritos” do participante Europatriota, o que aliás se pode verificar pelas minhas próprias respostas, onde, mesmo tentando ver o ridiculo em que o mesmo tinha caído, produzi alguns textos, de teor mais ou menos contrários, demonstrando que qualquer dos lados deste conflito no Iraque tem razão.
Não gosto que participantes como este “Europatriota”

me venham tentar ensinar alguma coisa, partindo do principio de que eu e outras eventuais pobres almas que por aqui andam, somos simples verbos de encher, e que não temos capacidade de discernimento para, olhando para as notícias conhecidas, ajuizar pelos nossos proprios meios sobre quem tem ou não razão. A liberdade do Sr. Europatriota acaba onde a liberdade dos outros começa, e a minha liberdade foi colocada em causa (pelo menos essa é a minha interpretação)
Estamos portanto conversados quanto a essa questão.
Noto no entanto, que num forum de discussão, há, como é natural, posições convergentes assim como as há divergentes. Quando as pessoas discutem, tomam posições, esgrimem argumentos, conforme permite o seu nível cultural, ou nível de conhecimentos.
Até aqui tudo bem. Num forum de discussão, como na vida, há pessoas que se expressam de determinada forma, quando na realidade têm um problema de comunicação, que leva a que os restantes tenham uma ideia diferente dessa pessoa (melhor ou pior).
Forums de discussão, há-os por todo o lado, mas os forums de discussão são feitos pelos participantes. São estes, que em ultima instância produzem o seu conteúdo. E se produzem o seu conteúdo, também são de alguma forma responsáveis pelo que dizem, e pela forma como respondem ou contra-argumentam.
O moderador, neste forum, parece não ter entendido isso.
Quando num forum com estas características, sem o conhecimento dos participantes (que são quem dá conteúdo ao fórum) há participantes que são expulsos, e que são avisados por mensagem privada, é a nossa capacidade de discernimento, como participantes do fórum, que está a ser posta em causa. Ou seja, somos capazes de produzir mensagens (de maior ou menor qualidade) mas não temos nenhuma capacidade, por pequena que seja, para decidir ou opinar sobre quem deve ou não deve falar.
Eu reconheço o direito de quem promoveu este espaço a geri-lo a seu bel-prazer. No entanto, não posso deixar de expressar um certo mal-estar, não com a expulsão, mas sim com o processo que levou á expulsão.
Muitas pessoas aqui, não gostam da ideia de censurar ninguém, mas expulsar um membro do fórum quando este ultrapassou os limites não será visto como tão negativo se os moderadores tornarem públicos os avisos.
Lembro ainda que, os moderadores têm neste formato, a possibilidade de bloquear cada topico. Há ainda a possibilidade de suspender um participante por algum tempo (o que permite por exemplo esfriar os ânimos).
Têm ainda a possibilidade de, em casos como a expulsão, colocar a questão a votação dos participantes (forma mais democrática) e levar em conta esta votação, para tomar a decisão de expulsar ou não. Ou seja, é uma forma aberta de legitimar uma expulsão, utilizando a votação como elemento de consulta, não decisivo.
A transparência nas decisões é sempre positiva, e servirá para evitar que as pessoas acabem a pensar que podem elas mesmas ser alvo de censura, pois afinal, pode-se sempre dizer que o participante A ou B foi avisado por mensagem privada e por isso, expulso.
Só os meus dois dedos de prosa.
Cumprimentos