Iraque a ferro e fogo

  • 1459 Respostas
  • 376471 Visualizações
*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #465 em: Julho 13, 2004, 10:52:41 pm »
DD

Citar
Filipino raptado no Iraque deverá ser libertado esta terça-feira

O cidadão filipino sequestrado no Iraque deverá ser libertado ainda esta terça-feira, avançou a televisão norte-americana CNN citando fontes diplomáticas no Iraque. Os raptores respondem assim positivamente ao anúncio do governo de Manila de que mandaria retirar o seu contingente no país.



De acordo com as fontes citadas pela CNN, Angelo de la Cruz, de 46 anos, será libertado num local ainda não conhecido, depois do governo filipino ter decidido fazer regressar os 51 homens colocados no Iraque antes de de 20 de Agosto.
Esta terça-feira, o governo de Manila mantinha o silêncio quanto às negociações com os sequestradores. Fontes oficias das Filipinas referiram apenas ter-lhes sido pedido para não falar da situação, adiantando que as negociações estavam num ponto crítico e difícil.

13-07-2004 19:07:54
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #466 em: Julho 13, 2004, 10:58:17 pm »
DD

Citar
Executado um dos dois reféns búlgaros no Iraque, diz Al-Jazeera

Um dos dois reféns búlgaros que tinham sido raptados no Iraque já foi executado, avança esta terça-feira a cadeia de televisão árabe Al-Jazeera.



Na passada sexta-feira, um grupo de insurgentes iraquianos vinculados ao líder radical jordano Abu Musab al-Zarqawi ameaçava executar os dois reféns búlgaros, caso o Exército dos EUA não libertasse todos os presos no Iraque até sábado.
De acordo com a estação de televisão, o mesmo grupo alega já ter executado um dos reféns e ameaça matar o outro durante as próximas 24 horas, caso os Estados Unidos não satisfaçam as suas exigências.

Este é o mesmo grupo que reivindicou o sequestro e posterior execução do refém norte-americano Nicholas Berg e do intérprete sul-coreano Kim Sun-il.

13-07-2004 21:31:16
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #467 em: Julho 13, 2004, 11:19:11 pm »
DD

Citar
Até 60 mil iraquianos trabalham na reconstrução do país

Entre 30 mil e 60 mil iraquianos trabalham actualmente na reconstrução do Iraque, em projectos financiados pelos Estados Unidos, revelou esta terça-feira em Bagdad o director do Gabinete de Projectos e Contactos dos EUA, o almirante David Nash.

«As pessoas pensam que a reconstrução não está a funcionar, mas entre 30 mil a 60 mil iraquianos trabalham diariamente nos projectos», adiantou Nash. «Temos cerca de 1200 projectos em curso, de um total de 2300», acrescentou.
Até 30 de Junho, os Estados Unidos tinham atribuído contratos no valor de seis milhões de dólares (4,87 milhões de euros), cerca de um terço dos 18,4 milhões de dólares (14,9 milhões de dólares) destinados à recponstrução do país, adiantou ainda o responsável.

13-07-2004 16:55:11
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #468 em: Julho 14, 2004, 12:17:29 pm »
DD

Citar
Sete mortos e 20 feridos em atentado em Bagdad (actual.)

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas na manhã desta quarta-feira num atentado com um carro armadilhado em Bagdad, próximo à sede do governo iraquiano e da embaixada dos EUA, segundo informou o Exército norte-americano e a polícia iraquiana.



Três elementos da Guarda Nacional iraquiana e quatro civis morreram e 20 ficaram feridas, declarou aos jornalistas o coronel Mike Murray do Exército norte-americano.
14-07-2004 8:30:52
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #469 em: Julho 14, 2004, 03:30:21 pm »
DD

Citar
Bulgária garante que vai manter os militares no Iraque

A Bulgária anunciou, esta quarta-feira, que pretende manter o seu contingente militar estacionado no Iraque, isto apesar de radicais iraquianos terem decapitado um dos dois cidadãos búlgaros raptados e ameaçarem matar o segundo, caso a Bulgária não abandone o país de Saddam Hussein.

«Defendemos que a Bulgária deve continuar contribuindo para a reconstrução, estabilização e desenvolvimento democráticos do Iraque, cumprindo os compromissos internacionais que resultam das resoluções da ONU», afirmam o presidente e o primeiro-ministro da Bulgária, respectivamente, Gueorgui Parvanov e Simeon de Sabóia Cottburgo-Gotha, numa declaração conjunta proferida na capital, Sófia.
Bulgária tem, neste momento, no Iraque, um contingente de 470 homens que, sob o comando polaco, estão encarregues de garantir a segurança em Kerbala, a cidade santa xiita a sul de Bagdad.

14-07-2004 12:23:41
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #470 em: Julho 14, 2004, 06:33:07 pm »
DN

Citar
Ministro iraquiano pede ajuda urgente à NATO
LUMENA RAPOSO
Hoshyar Zebari, chefe da diplomacia de Bagdad, instou ontem a Aliança Atlântica para que lance «o mais rapidamente possível» a sua promessa de formar o exército iraquiano. O apelo de Zebari foi feito durante a sua visita à sede da NATO, em Bruxelas.

«É preciso que essa formação, que nos foi prometida em Istambul, seja realizada o mais breve possível. Precisamos dela. Estamos, de facto, a correr contra o tempo», disse Zebari, numa conferência de imprensa. E adiantou: «Obviamente, queremos que esta formação se faça no interior do Iraque.» O ministro, que qualificou a sua visita à NATO de «dia histórico» para o Iraque, sublinhou ser ainda bem-vinda toda a «ajuda suplementar».

A promessa a que se referia Zebari foi feita ao Iraque durante a cimeira da NATO, nos finais de Junho, em Istambul. Os dirigentes da Aliança Atlântica deram, então, luz verde para uma ajuda à formação das forças de segurança iraquianas. Mas as modalidades dessa ajuda estão por definir e são actualmente objecto de análise pelos responsáveis militares da Aliança, cujos parceiros políticos ainda não chegaram a acordo sobre a forma de concretizar a promessa feita: os EUA advogam uma presença visível da NATO no Iraque, enquanto a França - que contraria esta posi-ção - defende que a formação e treino dos militares iraquianos devem ser feitos fora do Iraque ou por países, individualmente, e numa base de relações bilaterais.

RETIRADA. Os EUA manifestaram-se ontem decepcionados com a decisão do Governo filipino de retirar as suas tropas do Iraque «logo que possível».

«Estamos decepcionados por ouvir tais declarações num momento em que o Iraque luta pela sua estabilidade e paz», disse o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, adiantando: «Esperamos uma clarificação sobre o que significam tais declarações em termos de retirada dos filipinos».

Raphael Seguis, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros filipino, anunciou ontem de manhã que as tropas do seu país deixarão o Iraque «logo que possível». A sua declaração foi, depois, corroborada pelo chefe da diplomacia, Delia Albert, o que fez com que o embaixador dos EUA em Manila se encontrasse com a Presidente Arroyo.
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #471 em: Julho 14, 2004, 06:39:12 pm »
SIC

Citar
2004-07-14 17:15  
Governador de Mossul morto
 
Três atentados distintos no Iraque fazem 14 mortos e pelo menos 40 feridos
 
O governador da cidade de Mossul, no norte do Iraque, foi esta tarde assassinado, bem como outras duas pessoas que o acompanhavam, quando estavam a caminho de Bagdade. Esta manhã, num outro atentado na capital iraquiana, dez pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas quando um carro-bomba explodiu perto da sede do Governo provisório, na Zona Verde. Num terceiro atentado, foi morto em Bagdade o director-geral do Ministério da Indústria iraquiano.

 
A morte do governador de Mossul foi já confirmada pelo porta-voz do governo local à agência France Press. Osama Kachmoula ”foi morto na região de T’loul al-Baj, 110 quilómetros a sul de Mossul, com duas pessoas que o acompanhavam”, declarou o porta-voz, sem no entanto especificar as circunstâncias da morte.

”Os corpos do governador e dos seus dois acompanhantes foram transportados para o hospital da cidade de Baiji”, a cerca de 300 quilómetros a norte de Bagdade, acrescentou Hazem Jalaoui.

Poucas horas depois, as agências de notícias davam conta da morte de outro responsável iraquiano, desta vez Bagdade o director-geral do Ministério da Indústria, Sabir Karim, morto quando saia de sua casa a caminho do trabalho, em Bagdade.

Atentado na Zona Verde

Esta manhã, dez pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas em Bagdade quando explodiu um carro-bomba, provavelmente conduzido por um suicida.

O primeiro-ministro interino Iyad Alawi qualificou de ”criminosos” os autores deste atentado, o mais mortífero na capital iraquiana desde a transferência de poder, a 28 de Junho.

”Esta é uma agressão flagrante contra o povo iraquiano. Vamos levar os criminosos perante a Justiça”, garantiu Allawi, acrescentando acreditar que o atentado desta manhã surgiu em resposta às detenções feitas nos dois últimos dias.
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #472 em: Julho 14, 2004, 10:55:13 pm »
DD

Citar
Recolher obrigatório em Mossul depois de assassinato de governador

O Conselho de Governo de Mossul, no norte do Iraque, decretou um recolher obrigatório na cidade e reforçou também as patrulhas e pontos de controlo, na sequência do atentado que vitimou o governados local, Osama Kachmula. O dignatário foi assassinado quando se dirigia a Bagdad esta quarta-feira.



A circulação na cidade está proibida entre as 21:30 e as 03:00 horas locais.
O governador de Mossul foi assassinado na região de Tul al Baj, a 110 quilómetros da cidade. Kachmula foi vítima de um dos poucos ataques contra um detentor desta cargo desde a queda do regime de Saddam Hussein, há 15 meses.

14-07-2004 18:57:16
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #473 em: Julho 14, 2004, 11:55:18 pm »
DD

Citar
Detidos cinco iraquianos que planeavam actos «terroristas»

Uma unidade de intervenção da Polícia iraquiana deteve esta quarta-feira, perto da cidade santa xiita de Kerbala, cinco cidadãos do Iraque, suspeitos de planear actos «terroristas», anunciou um porta-voz das autoridades, Agman Michaui.

«Cinco pessoas suspeitas de planear actos terroristas foram detidas», anunciou. As forças apreenderam ainda um carro roubado, no qual se encontravam engenhos explosivos, armas e lança-rockets, adiantou ainda.
Em Kerbala, o comandante da Guarda Nacional indicou que as suas forças detiveram 47 pessoas por posse de passaportes falsos. «Estas pessoas confessaram durante os interrogatórios que se preparavam para ir para o estrangeiros para seguir um treino paramilitar com o objectivo de cometer actos terroristas no Iraque», sublinhou o responsável.

14-07-2004 19:58:03
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #474 em: Julho 15, 2004, 01:34:21 pm »
DD

Citar
Refém filipino no Iraque continua vivo

O cidadão filipino sequestrado no Iraque continua vivo, indicou esta quinta-feira o embaixador filipino Roy Cimatu, enviado especial no Médio Oriente, numa cadeia de televisão local.



«Esta é a informação de que dispomos», respondeu o diplomata, questionado a partir de Bagdad pela cadeia GMA sobre a situação de Angelo de la Cruz, o camionista de 46 anos sequestrado na semana passada no Iraque.
«Esperamos a sua libertação e, com todas as nossas orações, esperamos poder conseguir a sua libertação e que possa voltar para a sua família», acrescentou.

Na sequência do rapto, as Filipinas anunciaram que retirariam as tropas que destacaram para o Iraque, em resposta à exigência dos raptores.

15-07-2004 12:46:21
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #475 em: Julho 15, 2004, 01:40:56 pm »
DD

Citar
Iraque deteve «peixe graúdo» da Al Qaeda, anuncia Allawi

O primeiro-ministro do Iraque, Iyad Allawi, anunciou esta quinta-feira que os serviços de segurança iraquianos detiveram «peixe graúdo» da rede terrorista Al Qaeda, entre os quais o condutor do jordano Abú Mussab al Zarqawi, líder de um grupo vinculado à organização dirigida por Osama bin Laden.



«Durante os dois ou três últimos dias, detivemos peixe graúdo, incluindo o condutor do dirigente da Al Qaeda no Iraque, Abú Mussab al Zarqawi, e duas pessoas, um tunisino e um marroquiano, que planeavam operações contra as forças norte-americanas», indicou Allawi, numa entrevista ao diário árabe Al Hayat, publicada esta quinta-feira.
Segundo Allawi, os detidos «começaram a cooperar com os investigadores e as autoridades judiciais» iraquianas.

Indicou ainda que partidários da Al Qaeda e do ex -presidente iraquiano, Saddam Hussein, dispunham de um orçamento de «mil milhões de dólares» para efectuar ataques no Iraque.

«Somas enormes, acima dos mil milhões de dólares, estão à disposição de algumas pessoas e são utilizadas para financiar crimes contra o povo iraquiano, como o que se cometeu hoje», afirmou, numa referência ao atentado de ontem em Bagdad.

Allawi evocou ainda a «presença na Síria, Jordânia, Grécia e Líbano de pessoas chave do antigo regime» de Saddam Hussein e lamentou que os elementos do anterior regime «continuem a exercer (a partir da Síria) um papel destrutivo no Iraque». Acrescentou que, em breve, «serão lançados mandatos de captura internacionais contra eles».

No entanto, sublinhou que a presença destes ex-dirigentes naqueles países de refúgio não significa que «os governos sírio ou jordano estejam ao corrente» das respectivas actividades.

15-07-2004 12:14:28
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #476 em: Julho 16, 2004, 12:33:42 am »
TSF

Citar
IRAQUE
Polícia encontrou corpo que pode ser de refém búlgaro
A polícia iraquiana encontrou um cadáver sem cabeça no rio Tigre, a cerca de 200 quilómetros de Bagdad, que poderá ser o de um refém búlgaro decapitado. O corpo foi entregue às forças norte-americanas.
 
( 21:54 / 15 de Julho 04 )

 
 
 
O general da polícia iraquiana Salem Haj Issa, encarregado da segurança na província de Ninive, confirmou que a polícia encontrou quarta-feira à noite um corpo sem cabeça, envergando um fato cor-de-laranja, e que o entregou às forças norte-americanas para identificação.

O general escusou-se, contudo, a confirmar a hipótese de se tratar do cadáver do refém búlgaro.

O governo búlgaro indicou que foram enviadas impressões digitais do corpo para a Bulgária para se proceder à identificação.

Antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros búlgaro, Solomon Passi, reconhecia serem poucas as probabilidades de salvar o refém búlgaro sequestrado pelo grupo Tawhid wal Jihad (Unificação e Guerra Santa) do jordano Abu Al-Zarqaui, que executou um primeiro refém e ameaçou fazer o mesmo com o segundo, dando um ultimato que terminou quarta-feira à noite.
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #477 em: Julho 16, 2004, 11:08:24 am »
DD

Citar
Filipinas iniciam retirada de contigente militar do Iraque

A secretária dos Negócios Estrangeiros filipina, Delia Albert, anunciou que o comandante das forças militares no Iraque, juntamente com outros 10 oficiais, vai abandonar o país esta sexta-feira e que o restante contigente vai ser retirado «em breve».



«O governo filipino chamou o responsável pelo contigente humanitário das Filipinas no Iraque. Ele vai deixar o Iraque hoje (sexta-feira) juntamente com 10 membros do contingente humanitário filipino», anunciou a responsável à televisão daquele país, revelando que as restantes forças militares vão abandonar o Iraque «em breve».
Apesar das críticas dos Estados Unidos e de outros países presentes no Iraque, o governo de Manila decide assim avançar com a decisão de retirar as tropas daquele país, numa tentativa de salvar o refém filipino que foi sequestrado na semana passada.

16-07-2004 9:09:05
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #478 em: Julho 17, 2004, 11:28:48 am »
DD

Citar
Confrontos no Iraque já mataram 23 militares dos EUA em Julho

Os confrontos no Iraque já provocaram a morte de 23 militares norte-americanos este mês de Julho, elevando para 555 o número de baixas sofridas pelos EUA desde 1 de Maio do ano passado, data em que o presidente, George W. Bush, declarou o fim das principais operações militares no país, revelam os dados do Departamento de Defesa norte-americano.



A última vítima mortal contabilizada foi um sargento da Polícia Militar, falecido num hospital nos EUA devido aos ferimentos sofridos na sequência da explosão de um carro armadilhado em Mosul, a 24 de Junho. A estes números somam-se 13 militares americanos que morreram em situações «não hostis», Segundo o Pentágono.
16-07-2004 21:08:27
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #479 em: Julho 18, 2004, 01:41:01 pm »
TSF

Citar
IRAQUE
Aviação norte-americana bombardeou rebeldes em Fallujah
A aviação dos Estados Unidos bombardeou este domingo posições dos rebeldes em Fallujah, na parte ocidental do Iraque, informou fonte militar norte-americana em Bagdad.
 
( 10:26 / 18 de Julho 04 )

Pelo menos 11 pessoas morreram durante o ataque dos aviões de guerra norte-americanos, segundo indicaram testemunhas e fontes hospitalares em Fallujah, cidade situada a 50 quilómetros a oeste de Bagdad.

As forças norte-americanas procuram desde há várias semanas, nesta localidade iraquiana situada na conflituosa província de Al-Anbar, a pista do jordano Abu Musab Al Zarqaui, acusado por Washington de ser um dos cérebros da Al-Qaida.