Eu sou mais terra a terra.
Este aeroporto será um fiasco por duas simples razões;
a) Bird strike já amplamente explicado por vários foristas:
b) Nevoeiro. Como já aqui afirmei todo o nevoeiro que entra na Portela passa pelo Montijo e nem todo o nevoeiro que passa pelo Montijo chega à Portela. Façam as contas ao número de dias com nevoeiro na Portela, multipliquem por 2 e tem uma estimativa de dias de nevoeiro no Montijo, ou então façam uma estatística com os METAR's do Montijo para ver a percentagem de horas com nevoeiro. A não ser que metam um ILS CAT III ou superior.
Zawevo, o ILS é chapa cinco, claro que vai ter de ser colocado e vai de certeza até á categoria
CATIIIC, mas esse não é o problema maior, os maiores de todos são o espaço que tens para o dito aeroporto, no que diz respeito ás pistas e stands de estacionamento, e os planos de expansão do dito aeroporto/apeadeiro.
O apeadeiro depois de entrar em operação, esgotará a capacidade, entre quinze/vinte anos Máx, e lá teremos de gastar não os agora
cinco/seis mil milhões num novo aeroporto de raiz, tipo CTA, mas gastaremos dez ou mais mil milhões e os Froggies agradecem claro.
Quanto ao espaço para as aeronaves,
AKA o lado AR, o primeiro problema é a extensão da pista 01/19 que ficará no máximo com 1900m,
a pista mais pequena de LIS 17/35 tem 2800m, só mais 900m, portanto como dizia a pista 01/19 não permite a operação dos Heavies e dos Super Heavies, logo se tivermos um Problema em LIS o Montijo não pode receber as aeronaves como aeroporto alternante, até porque estará a infringir as normas IATA/ICAO aplicadas na elaboração dos FPL, quanto á distância dos aeroportos alternantes em relação ao aeroporto de destino,
mas isso é muito mais técnico e eu teria que estar aqui a botar faladura por muito mais linhas e eu não quero, adiciona a esta limitação o numero de stands para estacionar as aeronaves em rotação, e podes concluir que logo á cabeça este apeadeiro está condenado a não poder processar mais que 15/18 milhões/pax/ano !!!
Concluo, tantos especialistas a cagar postas de pescada, e nenhum alerta para o facto deste novo aeroporto não poder receber o trafego mais pesado, wide bodies, não ter capacidade de expansão e de nunca poder substituir o Aeroporto de Lisboa

Interessante não é ??
Abraços