No meu entender acho que se deve ponderar sim o Aeroporto do montijo mas e so para as Low cost + Cargas e descargas de Mercadorias isto no imediato e pensar seriamente em se construir um Aeroporto de raiz e a meu ver seria e sempre BA 1 em sintra e mudar estes efectivos tanto da BA1 tanto BA 6 para Beja so uma ideia minha e nao percebo muito disto mas tenho minhas conviccoes que em Beja seria perfeito ter uma BASE onde se daria escola/voo tanto para helis como para asa fixa e se criar ali a base permanente de todos as esquadras de avioes e Helis...
abraxo
Onde colocas em Sintra um aeroporto com duas pistas com 3800/4000 metros

??
Sabes quais as dimensões mínimas mandatórias, das áreas de servidão e segurança para tal infra estrutura aeroportuária ??
O apeadeiro do Montijo a ser construído obrigará a que o aeroporto da Portela exista sempre !
O plano/ideia inicial é construir um aeroporto para substituir o de Lisboa essa ideia do aeroporto complementar é igual a meter-mos o pé na poça deitarmos á rua umas centenas largas de milhões de euros e não resolvermos coisa alguma, tanto no aeroporto de lisboa pelo facto de se encontrar completamente saturado como no apeadeiro pois quando iniciar a operação como está previsto para uma capacidade de sete a dez milhões pax encontra-se logo á partida no limite da sua capacidade.
O facto de se construir um aeroporto complementar obriga a que os Agentes de Handling, a MNT de aeronaves, a PSP, o SEF, a Alfandega, o Catering, o GOC, as Companhias abastecedoras de combustível, e todos os restantes operadores aeroportuários, tenham de colocar o seu equipamento de placa, restantes viaturas e pessoal nos dois aeroportos e posso garantir que esses custos serão enormes e muito dificilmente comportáveis.
Por exemplo em Lisboa apenas o facto de o SEF ter de garantir pessoal para o Terminal 02 para processar os pax não Schengen, já é uma dor de cabeça em termos de gestão de pessoal, quanto mais multiplicarmos essas necessidades humanas e de materiais para os dois aeroportos, por todos os restantes operadores.
Obrigará também a que muitas companhias aéreas possuam tripulantes e restante staff nos dois aeroportos para a a operação das suas aeronaves, por exemplo os wide bodies não poderão operar no Montijo nos seus PMD e como tal essas aeronaves terão que operar apenas em Lisboa, então quando houver pax em ligação transportados em companhias que operam no Montijo como se faz a ligação para Lisboa tanto para os pax como para as suas bagagens carga e correio ?
Luis Simões o problema de se construir um apeadeiro com estas limitações é bem mais complexo de se resolver do que andarmos aqui com ideias de se fazer um aeroporto onde achamos conveniente e engraçado.
Por exemplo, o aeroporto de Beja inicialmente foi concebido para apenas processar carga, sim apenas carga!
As cabecinhas pensadores que pariram tal ideia esqueceram-se que a maioria das nossas unidades produtoras estão bem mais a norte e muito afastadas de Beja e sem vias de comunicação credíveis para lá serem depositadas atempadamente, nada feito.
Onde está o dito aeroporto de carga ??
Em lado nenhum !!
Qual é o volume de aeronaves e pax em Beja ??
Quase nulo, nem para o break even está a ser suficiente.
Abraços