Pergunto eu :
Para que se fez o estudo de impacte ambiental, se a decisão é avançar com o Montijo

?
Porque é que o Governo perdeu este tempo para decidir se se construía ou não o Aeroporto no Montijo se sabia de antemão que o estudo de impacte ambiental não era fundamental e mandatório para tal decisão ??
O facto de se ter perdido estes quase dois anos para iniciar a construção, um atraso que só em numero de pax no Aeroporto de lisboa, representou um aumento em quase quatro milhões de pax, tal atraso vai penalizar ainda mais a qualidade da operação diária no dito aeroporto, qualidade que diga-se de passagem é medíocre para não dizer pior em muitas areas operacionais.
Se as obras começarem agora provavelmente só daqui a dois anos, na melhor das hipóteses, se iniciarão as operações no Montijo, e, quando tal acontecer, daqui a dois anos, os 29 milhões de pax anuais do AHD, serão cerca de 32 milhões, para um aeroporto cuja capacidade máxima de processamento de pax era de 22 milhões, penso que está tudo dito !
Como se não bastasse este atraso nas obras do Montijo, e suas implicações no Aeroporto de Lisboa, vamos ser brindados, com as obras de ampliação do terminal de pax, no terminal de bagagens e nas plataformas, obras essas que irão limitar alguns acessos e condicionar ainda mais a operação diária !
Concluindo:
perdeu-se tempo com uma decisão que á partida já estava tomada;
decidiu-se pela
localização errada, pois como veremos
daqui a quinze/vinte anos,
o apeadeiro do Montijo, AKA,
apeadeiro da Maçonaria,

,
estará esgotado, sem possibilidade de expansão, e
será necessário construir
um Novo e muito maior Aeroporto;
e também se
limitou a capacidade de receber os fluxos de turistas que nos procuram, devido ao limite de processamento de pax a que chegou o Aeroporto Humberto Delgado.
Estas tomadas de decisão, ERRADAS e muito tardias, trarão consequências brutais em volume de impostos para o contribuinte Lusitano.
Abraços