Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4565 Respostas
  • 1372836 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • Recebeu: 4263 vez(es)
  • Enviou: 3013 vez(es)
  • +3127/-4570
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2265 em: Julho 24, 2013, 10:01:05 am »
No primeiro video pude ver alguns antigos camaradas de armas, incluindo um que fez comigo tanto os testes médicos como fisicos e que depois foi incorporado na mesma altura que eu. No segundo vi algo que gostei bastante, a MARCOR de regresso à ETP (antiga ETAT) no último dia da semana de campo na recruta. A nós disseram-nos que tinha sido cerca de 25 km, mas para mim acho que foi uma forma do pessoal ficar orgulhoso e não desistir. Da porta de armas do BMI até à Porta de Armas da ETP são perto de 11 km, ora nós estavamos mesmo no meio do matagal de Santa Guida, por isso e com as volinhas que demos, talvez tenha chegado perto dos 20 Km. :G-beer2:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #2266 em: Julho 24, 2013, 02:37:31 pm »
Gostei de ver umas fotografias do último Apolo, no entanto achei curioso como durante a visita do MDN o comandante da BrigRR mostrou ao ministro os SOGAs da FOEsp (quando também havia SOGAs da Companhia de Precursores presentes), achei engraçado ver o campo de futebol da antiga BAI cheia de Comandos (com as suas viaturas por detrás que iam desde o Hummer ao Land Rover), gostei de rever algumas caras bastante conhecidas da minha tropa.

Como sabem eu sou públicamente clubista nestas coisas, mas achei curioso em ver que não sou o único... :arrow: http://www.exercito.pt/apolo13/Publishi ... 13-GAC.swf

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #2267 em: Julho 25, 2013, 02:34:25 pm »
Alguém sabe quando os Comandos receberam os MK 19? Foi uma excelente aquisição. Os BIParas tinham alguns desses lança-granadas automáticos e foram usados até mais não. Posteriormente já no Exército foram adquiridos os péssimos LG-40.

*

mikeguima

• Membro
  • *
  • 30
  • +0/-0
« Responder #2268 em: Julho 25, 2013, 03:15:21 pm »
Martelo concordo que o nível de dureza tenha baixado em todas as tropas (sinais dos tempos), mas acho que o facto de se dar maior atenção ao aspeto tecnico hoje em dia é uma mais valia, sendo talvez mais importante que o aspeto físico para as guerras "atuais".

Alguém sabe quando os Comandos receberam os MK 19? Foi uma excelente aquisição. Os BIParas tinham alguns desses lança-granadas automáticos e foram usados até mais não. Posteriormente já no Exército foram adquiridos os péssimos LG-40.
Não sei quando, mas sei que a primeira vez que vi o MK19 nos Comandos foi num daqueles Land Rover Defender novos que eles compraram em 2010/2011, agora se o Gl foi comprado nessa altura nao sei.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #2269 em: Julho 25, 2013, 03:40:36 pm »
O que é que tu entendes por "aspecto técnico"? É que isso pode ter muitos significados para muita gente.

Gl? Estás a falar dos LG-40?

MK 19:

LG-40:

:arrow: http://www.operacional.pt/as-fav-dos-pa ... rtugueses/
« Última modificação: Julho 25, 2013, 04:06:02 pm por Cabeça de Martelo »

*

mikeguima

• Membro
  • *
  • 30
  • +0/-0
« Responder #2270 em: Julho 25, 2013, 04:05:51 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
O que é que tu entendes por "aspecto técnico"? É que isso pode ter muitos significados para muita gente.

Gl? Estás a falar dos LG-40?
Tudo o que não seja físico nem psicológico  :) Táticas, lidar com armamento, "marksmanship", conhecimento...

Estava a referir-me ao MK 19.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #2271 em: Julho 25, 2013, 04:09:39 pm »
O mais parecido seria as TTP (Técnicas Táticas e Procedimentos) e isso por norma evolui graças à experiência obtida nas missões internacionais e exercicios militares.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #2272 em: Julho 25, 2013, 06:11:11 pm »
Treino militar em Tancos com o exercício Apolo 13

video :arrow: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #2273 em: Julho 26, 2013, 01:02:31 am »
Em relação aos Paras não serem uma tropa especial só tenho duas coisas a apontar.

Isto :mrgreen:
http://www.exercito.pt/unidades/Paginas ... ciais.aspx

E isto:
http://www.exercito.pt/missoes/Paginas/ ... istao.aspx
(se não perceberem, estou a referir-me às companhias para-quedistas que estiveram no Afeganistão como QRF, quando os Comandos não tinham efectivo para suportar todas as rotações)

*

mikeguima

• Membro
  • *
  • 30
  • +0/-0
« Responder #2274 em: Julho 27, 2013, 07:48:44 pm »
No inicio menciona o CTC (e no final), depois diz "Curso de Instrutores de Tiro de Combate". Será isto então um curso de tiro para formadores ou parte da formação de Tiro dos Comandos?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #2275 em: Julho 28, 2013, 03:10:43 am »
Citação de: "mikeguima"
No inicio menciona o CTC (e no final), depois diz "Curso de Instrutores de Tiro de Combate". Será isto então um curso de tiro para formadores ou parte da formação de Tiro dos Comandos?

O curso foi dado no CTC, mas o curso é, de instrutores, então é para pessoal que vai ser instrutor, não é para quem vai ser Comando, o que se pode perguntar é se é para todos os futuros instrutores de Tiro de Combate do Exército, ou só dos instrutores dos Comandos, ou talvez da Brigada de Reacção Rápida, no passado um general da Brigada de Reacção Rápida disse que o CTC ia ser o principal centro de treino de tiro da Brigada, o CTOE o principal centro de treino de patrulhas e a ETP o principal centro de treino aeroterrestre.

Isto agora pouco interessa onde é que um certo curso vai ser dado, não é obrigatório que seja dado só a pessoal "da casa", posso dar o exemplo da Policia Aérea, que é da Força Aérea, com elementos com curso de para-quedismo da ETP, curso sniper do CTOE, curso de combate em áreas edificadas da EPI, etc, tudo escolas do Exército.

*

mikeguima

• Membro
  • *
  • 30
  • +0/-0
« Responder #2276 em: Julho 28, 2013, 06:55:03 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "mikeguima"

O curso foi dado no CTC, mas o curso é, de instrutores, então é para pessoal que vai ser instrutor, não é para quem vai ser Comando, o que se pode perguntar é se é para todos os futuros instrutores de Tiro de Combate do Exército, ou só dos instrutores dos Comandos, ou talvez da Brigada de Reacção Rápida, no passado um general da Brigada de Reacção Rápida disse que o CTC ia ser o principal centro de treino de tiro da Brigada, o CTOE o principal centro de treino de patrulhas e a ETP o principal centro de treino aeroterrestre.

Isto agora pouco interessa onde é que um certo curso vai ser dado, não é obrigatório que seja dado só a pessoal "da casa", posso dar o exemplo da Policia Aérea, que é da Força Aérea, com elementos com curso de para-quedismo da ETP, curso sniper do CTOE, curso de combate em áreas edificadas da EPI, etc, tudo escolas do Exército.
Os formadores são todos Comando e os formandos Comandos ou Para, por isso não acho que seja para todos os instrutores de tiro do exército. Deve ser só para a BRR.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #2277 em: Julho 30, 2013, 10:00:16 am »
Já há muito que existe um curso dessa natureza na EPI, por isso este curso deve ser só para instrutores da BrigRR. No entanto eu tenho que referir que a presença ou não dos Rangers não está assegurada, é que as "casas" é que decidem se enviam ou não os seus homens. Dou o exemplo daquela competição que houve em Belas organizado pela UEP, em que só compareceram pessoal da ETP e do CTC.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #2279 em: Julho 30, 2013, 06:22:16 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
é que as "casas" é que decidem se enviam ou não os seus homens.

Isso parece-me normal, uma "escola" pode já ter os seus instrutores todos com essa formação, enquanto que outras "escolas" não.