Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4543 Respostas
  • 1287078 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • Recebeu: 4118 vez(es)
  • Enviou: 2891 vez(es)
  • +2726/-4493
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2280 em: Julho 31, 2013, 10:00:14 am »
Na ETP há Sargentos e Oficiais com estágio de tiro feito no GOE!...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2281 em: Julho 31, 2013, 06:05:52 pm »

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
« Responder #2282 em: Agosto 07, 2013, 11:49:04 am »
Algumas das capacidades dos paraquedistas.

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2283 em: Agosto 07, 2013, 12:20:03 pm »
Esses meios já existiam quando eu estava na Tropa, por isso é fantástico ver o "progresso" dos meios nos BIParas... :roll:

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13074
  • Recebeu: 3294 vez(es)
  • Enviou: 7929 vez(es)
  • +1145/-1905
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #2284 em: Agosto 07, 2013, 01:18:05 pm »
Mesmo os Toyota com os dois berços para 12.7 e 7.62 alterados no RMan e baseados nas viaturas dos Fuzileiros?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2285 em: Agosto 07, 2013, 01:38:55 pm »
Não, onde está a MAG (berço?) não existia nesse tempo.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #2286 em: Agosto 07, 2013, 10:22:31 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não, onde está a MAG (berço?) não existia nesse tempo.

Devem ser as MAG que estavam nas FAV :mrgreen: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2287 em: Agosto 10, 2013, 05:34:08 pm »
As mesmas ML para a mesma unidade (presumo que seja as viaturas do Pelotão de Reconhecimento do 2.º BIPara).

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2288 em: Agosto 21, 2013, 08:45:37 pm »
Boa tarde. Gostava de fazer uma pergunta, não querendo insultar qualquer comando que leia o forum.
 Pela minha experiência tenho reparado que a maioria dos comandos com uque me cruzo são um pouco "explusivos"* e até arruaceiros. Isto é algo comum? Se sim, maioria dos candidatos a comando são assim ou é o curso que os torna assim?

Mais uma vez não pretendo insultar os comandos. Apenas uma vez que é uma unidade a que considero um dia pertencer (sendo as outras alternativas os paraquedistas ou os fuzileiros) gostaria de saber se é isto o mais comum

* Escreve-se "explosivos"  :roll:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2289 em: Agosto 23, 2013, 01:10:27 am »
Mas essa é a imagem de marca dos Comandos!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2290 em: Agosto 23, 2013, 04:39:42 pm »
OPERAÇÃO “HOT DAGGER”, TESTE PARA O 1.º BATALHÃO DE INFANTARIA PÁRA-QUEDISTA

A experiência recente no Mali mostrou novamente que o pára-quedismo militar é um poderoso meio, por vezes o único, capaz de rapidamente alcançar e conquistar objectivos a grandes distâncias, abrindo o caminho para a vitória que será quase e sempre de um conjunto alargado de capacidades. Uma das missões típicas deste tipo de unidades foi recentemente treinado em Portugal e o “Operacional” conta como foi.

:arrow: http://www.operacional.pt/operacao-hot- ... -quedista/

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #2291 em: Agosto 23, 2013, 11:33:34 pm »
Obrigado pela correcção. eu sei que se escreve assim, mas é daqueles erros estupidos que às vezes saem xD.
 Mas os candidatos é que já são assim normalmente ou o curso é que os torna assim?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2292 em: Setembro 05, 2013, 10:03:35 am »
Citação de: "Asas Ao Peito BoinasVerdes"
A primeira, e até hoje única, instrutora de pára-quedismo militar, Sargento Ajudante (SAju prom. 4/9/13) Alexandra Serrano Rosa. Parabéns pela promoção e os maiores sucessos na carreira militar.

:G-beer2:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2293 em: Setembro 05, 2013, 04:55:48 pm »
Comandante da ETP, Coronel PQ. Duarte Costa deixa o Comando

Porque não existe fim... apenas o recomeço...

Encontro-me na rara vicissitude de enfrentar o meu futuro profissional com júbilo e melancolia ao mesmo tempo.

Júbilo por milhares de razões, algumas tão ténues como o sorriso de um soldado pela atenção que lhe dediquei na elaboração de uma tarefa, outras tão importantes como a sensação da Missão cumprida. Júbilo por saber que quem me Comanda a mim e ao Exército, demonstrou a confiança neste Soldado que sou, para Comandar um dos mais distintos e relevantes corpos militares: o Corpo de Alunos da Academia Militar, verdadeiro escol de virtudes e um superior colégio de cidadania, onde se formam os futuros Oficiais do Quadro Permanente do Exército e da Guarda Nacional Republicana. Considero uma honra a distinção que me foi feita e acredito, que com a ajuda de todos, cumprirei essa Missão como cumpri todas as outras que anteriormente me confiaram, com Lealdade, Espírito de Missão, Esforço e Bom Senso. Mas sobre esta nova missão haverá tempo de falar e sobre ela apenas parafraseio Mouzinho de Albuquerque: “…se tanto me orgulho de ser Oficial do Exército, título que considero muito acima de todas as veneras e honras que me têm dado e possam vir a dar, é por ter a certeza de que na corporação militar, nessa grande Família, a despeito das influências deletérias do meio em que vivemos, predominam os sentimentos de brio e de dignidade, prontos a patentear-se desde que para isso se lhes ofereça ensejo…”

A melancolia prende-se com o aproximar do fim da missão de Comandante da Escola de Tropas Paraquedistas que se aproxima do seu limite. E essa melancolia deriva do facto, que descubro agora às minhas próprias custa que não se Comanda esta Casa sem um profundo comprometimento com a mesma, nem se deixa esta Unidade Militar, sem deixarmos algo de nós com Ela. Foram horas, dias, semanas, meses e anos, em que a cumplicidade que se criou entre mim e esta Casa, com os seus Homens e Mulheres, com os seus Militares e Civis, ressalvou sempre o papel que e Escola de Tropas Paraquedistas tem para mim, mas sobretudo o papel e importância que tem para os quase quarenta e seis mil paraquedistas aqui formados, para as populações na região, para o Exército e para as Forças Armadas. Esta Unidade é singular na sua exigência de atenção permanente… está sempre algo a decorrer e esse algo envolve sempre dezenas de pessoas, meios aéreos, materiais caros e perigosos, risco, e treino, a sua superior missão… sempre algo mexe, sempre algo está a ser ativado, sempre algo está a exigir que se tenha atenção ao planeamento e á execução. O Comandante vive numa permanente inquietude, mas eu não saberia viver de outra forma.
Comandar esta Casa arreigou ainda mais em mim a certeza de que muito já se disse sobre a atividade militar do salto em Paraquedas, e da forma que ela afere e tempera o soldado sob tensão, de uma maneira que somente uma batalha o pode fazer, já que coloca os soldados repetidas vezes perante o perigo e os obriga a desenvolver uma autodisciplina que domina o medo. Subconscientemente, todo o paraquedista militar sabe disto. Mas arreigou sobretudo o conhecimento de outro elemento identificativo que nos une a todos dentro da Escola e que se baseia nos riscos e incomodidades que todos os paraquedistas partilham face à porta do avião, independentemente do posto, graduação, função ou antiguidade.
Comandar a Escola de Tropas Paraquedistas acervou a certeza que me levou a escolher esta forma de vida, esta maneira de participar na sociedade, esta forma de renunciar a alguns direitos comuns a todos os cidadãos, só pelo anseio de cumprir este Portugal, de ser militar e de servir nos Paraquedistas. E sei que vivemos tempos conturbados onde o imediatismo sensacionalista do momento se confunde com a urgência de decisões que muitas vezes colidem com a normal perceção do nosso dia-a-dia, e esse estado que quase embriaguez determinado pelo contágio da psicologia grupal irreverente, tantas vezes questiona esta nossa opção por aquilo que somos e que desejamos manter. E nesse aspeto a sociedade que nos acolhe é tantas vezes mais madrasta que mãe, tantas vezes reduzindo á métrica economicista, a decisão imponderada de remar contra a história e a experiência e arrogando decisões que outros não quiseram tomar por prudência e que os atuais imprudentemente se arrogam a tentar experienciar. Mas nós continuamos sempre a acreditar que a validade desta nossa escolha se acerva na entrega de cada um de nós, que vivencia a experiência da pertença a este grupo que se apelida de Paraquedistas e que comunga de muitos aspirações mas que se focaliza superiormente em três palavras apenas: CUMPRIR A MISSÃO. E venha o mais “douto e ciente” dizer da dispensabilidade desta opção, que de imediato encalhará numa imponderada e inconsequente esgrima de considerações que o imediatismo das decisões corporativas, raramente acautela os fundamentos e raciocínios válidos, desobrigados e lúcidos.
Foram mais de dois anos de permanente atenção ao detalhe e muito trabalho… muito mesmo. Mas sobretudo foram mais de dois anos de prazer, satisfação, gozo, alegria, gáudio… mais de dois anos que repetiria vezes sem conta, assim me permitissem a Carreira e a longevidade.
E sobretudo nestes mais de dois anos a Comandar a Casa Mãe de todos os Paraquedistas, aprendi que Comandar impõe exigência sem exagero, rigor sem fanatismo, indulgência sem desleixo.

Uma mágoa apenas: apesar de tudo o que se fez, ficou ainda tanto por fazer…

Como os Brasileiros costumam dizer, falou bonito! :G-beer2:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23192
  • +2726/-4493
« Responder #2294 em: Setembro 06, 2013, 08:30:34 pm »