mikeguima mas para algo ser um
facto, é preciso ter a noção se esses factos são ou não
reais. Eu só sei uma coisa, já vi muitos jovens como tu a vir para o fórum dizer que gosta da unidade X e que a unidade Y é isto e aquilo, no entanto tanto eles como tu nunca "arranharam" na vida. Não sou eu que tenho que dizer que os Páras são ou não uma Tropa Especial, até porque se souberes alguma coisa da história da Tropa Pára-quedista, já deverias saber que onde há confusão, os Páras estão lá (Bósnia, Kosovo, Timor, Afeganistão, etc). Podiamos entrar na discussão se os Páras estão melhor na FAP ou no Exército, se a "formação" hoje em dia é suficientemente dura, completa e rigorosa ou não, mas na verdade não conheço uma única tropa que não diga que o nível baixou imenso nos últimos 10 anos. Isto é algo que atinge toda a BrigRR, atinge todas as Forças Armadas e todos os países da OTAN. Lembro-me de ver uma reportagem acerca das VDV Russas e um oficial queixou-se disso mesmo.
Já agora, deixo de novo um video filmado num Curso de Pára-quedismo (7 semanas), para ver-se a facilidade que há na formação no BF da ETP.