No entanto o que poderá ser muito grave é o facto do ppl em RC com este nível de instrução técnica, ser descartado pelas forças armadas e enviados para o desemprego, com uma mão à frente e outra atrás... Isto sim é que é polémico, para não dizer outra coisa... 
Então para si o pessoal RC "com este nível de instrução" devia ser previlegiado em relação ao resto do pessoal RC que não tem "esse nivel de instrução"?
No meu ponto de vista só o pessoal do QP deveria poder tirar a formação Sniper. O pessoal do CTOE deveria ser só do QP ... pois Operações Especiais deveria ser um assunto muito serio e não é num curso de 4 messes dado a civis que se forma um homem de Operações Especiais.. o Curso de Operações Especiais de Marinha (COEMAR) que dá acesso ao DAE só é frequentado por militares já Fuzileiros com alguma experiência operacional como objectivo de fazerem carreira no DAE . todos como curso de explosivos, mergulho de combate, e pára-quedismo militar entre outros... agora o CTOE não quero dizer mal mas perde muito enfim em Portugal todos tem quintas e o CTOE é uma Quinta... só ganhava em admitir só pessoal do QP com a especialidade de infantaria ex: comandos,paraquedistas, infantaria regular...
quanto ao curso de sniper é só para rir não que o curso seja mau .... querem o curso só para Operações especiais enfim é ver como se faz as coisas nos outros Países Nato...
Pelos vistos eu nao consegui passar a mensagem.
Eu não tava a falar de militares RC vs QP
Estava a referir que as unidades de comandos e paraquedistas e outras que não forças especiais (do exercito) apesar de no papel poderem ter snipers, na realidade nao teem pq o sistema esta montado para n terem
Argumentos:
1ºO curso de snipers só é dado ao militar q tiver arma atribuida ao homem (so existem no CTOE e na CPrec) eu sei quantas mas nao digo lol;
2ºTem que ter o curso de Opercoes especiais (nao percebo pq???)
3º Que os snipers devem ser usados em proveito de missoes estratégicas.
Factos:
1º Os militares do CTOE c funções de sniper teem integrado as varias FND em missões de caracter táctico (1ª contradição)
2º O CTOE nunca foi usado em missoes desta natureza, ao contrario por exemplo do DAE;
3º Actualmente o dinheiro fala mto alto e senão fosse desta maneira seria mto dificil os militares do CTOe irem em FND, logo este nicho de mercado tem q ser mantido senão os candidatos fogem para outras unidades.
4º O que é certo é que especialmente as unicas forças cujo combate ainda pode ser apeado (Cmds e Paras) por falta de protecção necessitam de snipers para actuarem tacticamente e assim obterem capcidades stand off range e neste momento nao o teem face ao anteriormente exposto
Pensem o que quiserem mas esta é a realidade