eu sei que isto não tém nada a haver, mas no artigo mencionam algumas vezes o loudmaster do c-295, que eu saiba o 295 não tém loudmaster, apenas os c-130 aliás a 502 seja no aviocar ou 295 nunca os teve, apenas mecânico de voo... ou isso já mudou? pergunto isso porque os MARME que pertenciam há 502 nunca tiveram essa mesma função
É como o trafaria disse loadmaster, do inglês load que que dizer algo como, mestre da carga.
Nos C-130 continua tudo como era antes.
O C-295 é diferente, não precisa de mecanico de voo porque já é muito automatizado, à frente só vão os dois pilotos, os dois sargentos que vão atrás não são marme (até penso que agora não há marmes na esquadra, mas posso estar enganado), esses sargentos são MMA, MELECA ou MELIAV (ver as especialidades da FAP

) da manutenção que depois fazem uma formação extra para tripulantes do C-295, os mais velhos vieram dos mecanicos de voo do aviocar mas agora no C-295 fazem o trabalho de loadmaster.