Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4590 Respostas
  • 1498923 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • Recebeu: 4446 vez(es)
  • Enviou: 3174 vez(es)
  • +3599/-4645
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #1620 em: Outubro 22, 2011, 03:11:59 pm »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

PJ Ferreira

• 29
  • +0/-0
« Responder #1621 em: Outubro 25, 2011, 09:20:45 pm »
Não concordo com a utilização do símbolo por parte dos militares que não detenham a boina verde. As outras forças especiais não tem pessoal da tropa normal (boina castanha) com os símbolos da boina. (Comandos, Páras) Já tiveram (Comandos) não tem agora.

*

quimbolas

• 52
  • +0/-0
« Responder #1622 em: Outubro 25, 2011, 09:37:03 pm »
Citação de: "PJ Ferreira"
Não concordo com a utilização do símbolo por parte dos militares que não detenham a boina verde. As outras forças especiais não tem pessoal da tropa normal (boina castanha) com os símbolos da boina. (Comandos, Páras) Já tiveram (Comandos) não tem agora.

Tanta coisa por causa das boinas e dos símbolos, já acabavam com essa coisa toda e só se usava a chapa do curso, depois era tudo corrido a boina castanha.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • +3599/-4645
« Responder #1623 em: Outubro 26, 2011, 10:58:22 am »
Aguenta aí os cavalos, mas afinal quem é que "roubou" a Boina a quem?! A Boina Castanha já foi simbolo de elite, mais exactamente dos Rangers, o generais do arremacho é que roubaram-na a eles e disseram que agora eram todos "especiais". :roll:

A Boina Verde dos Pára-quedistas é uma tradição que remonta aos anos 50, já as boinas castanhas (roubadas aos Rangers) é algo que surgiu já depois do inicio da guerra em áfrica.

Concordo que a Boina Castanha deve-se voltar a ser um simbolo de elite, ou seja, na primeira forma, só os Rangers usavam-na. Os militares do exército normal...usassem uma outra coisa:

*

quimbolas

• 52
  • +0/-0
« Responder #1624 em: Outubro 26, 2011, 12:35:53 pm »
Você não percebeu o que eu quis dizer ou então fez de conta que não percebeu...

Era precisamente para acabar com essa mentalidade dos especiais e dos outros, os arremachos, os bicos, a tropa macaca, que eu acabava com as boinas, na PSP já chegaram ao cumulo de dar uma boina diferente aos gajos dos cães... vermelha. O militar distingue-se por aquilo que ele é e faz, pela sua formação, pelo seu carácter, a boina é apenas um pedaço de pano, tanto me faz a cor, podia ser até cor de rosa ás bolinhas.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #1625 em: Outubro 26, 2011, 01:24:08 pm »
na PSP já chegaram ao cumulo de dar uma boina diferente aos gajos dos cães... vermelha.
Não é bem assim:
Por todos os comandos distritais do país existem equipas cinotécnicas que usam a farda e coberturas normais. Apenas os da UEP/GOC usam a boina vermelha (até há constituição da UEP usavam a do CI).
::..Trafaria..::

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • +3599/-4645
« Responder #1626 em: Outubro 26, 2011, 02:51:42 pm »
Citação de: "quimbolas"
Você não percebeu o que eu quis dizer ou então fez de conta que não percebeu...

Era precisamente para acabar com essa mentalidade dos especiais e dos outros, os arremachos, os bicos, a tropa macaca, que eu acabava com as boinas,

Mas qual é o problema? Que eu saiba a designação oficial "Tropas Especiais" é a correcta. Se um indivíduo quer ganhar uma Boina Verde/Vermelha e com isso ganhar o status inerente a isso vai ter que arranhar, vai ter que arranhar mais do que os "outros". Uma Boina Verde é mais do que um pedaço de tecido, é algo sagrado para quem consegue conquistar esse direito de a envergar. Isso só acontece depois de meses a arranhar e mesmo assim o dito militar pode perdê-la a qualquer momento (eliminação de outras fases de instrução feitas à posteriori). Já a Boina castanha é dada automaticamente a qualquer militar depois da recruta (5 semanas), por isso muito sinceramente não tem o mesmo valor.

Esta mentalidade não é portuguesa, é universal! Vê nos EUA, houve um general que quis que todos os militares do Exército andassem com a Boina Preta (Boina usada pelos Rangers Norte-Americanos). Sabe o que aconteceu? Os Rangers mudaram de cor de Boina.

na PSP já chegaram ao cumulo de dar uma boina diferente aos gajos dos cães... vermelha. O militar distingue-se por aquilo que ele é e faz, pela sua formação, pelo seu carácter, a boina é apenas um pedaço de pano, tanto me faz a cor, podia ser até cor de rosa ás bolinhas.

O Trafaria já explicou-lhe que não é bem assim e de qualquer maneira se dissessem-me que ia fazer o curso X e que no final ia receber uma Boina cor-de-rosa ás bolinhas (amarelas?), eu envergava-a com muito orgulho (se fosse motivo para tal).

*

PJ Ferreira

• 29
  • +0/-0
« Responder #1627 em: Outubro 26, 2011, 05:52:04 pm »
A boina castanha era uma boina e côr de elite, quando foi na altura dos Caçadores Especiais que a usavam, e dos Rangers que a adoptaram. A partir do momento em que a côr de boina foi generalizada ao exército normal com o respectivo símbolo e os Rangers adotaram a boina verde-seco, passou a boina castanha caracterizar a tropa dita "normal" (cada um com sua especialidade). Uma boina com a respectiva côr e o seu símbolo tem um significado. Tanto por si só como para quem os/as ostenta. Talves isto não seja possível compreender por quem é alheio a este tipo de vocação militar. Temos pena.

*

quimbolas

• 52
  • +0/-0
« Responder #1628 em: Outubro 26, 2011, 06:31:45 pm »
Se todos os problemas fossem discutidos com a paixão que é discutida esta questão das boinas e símbolos, estávamos nós bem.

Não tenho nada contra quem teve essa "vocação" de ingressar numa tropa especial, admiro muito e respeito quem o fez e tenho bons amigos nessas tropas.

Custa-me um pouco a entender a mentalidade que é/era incutida em algumas dessas tropas de que eles é que eram os bons e designavam os outros com termos pejorativos, arremacho, tropa macaca, bicos, etc.

Sempre que há uma cerimónia num quartel da tropa "norma" é sempre o mesmo drama quando alguém tenta uniformizar a formatura impondo o uso da boina castanha.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13007
  • Recebeu: 3372 vez(es)
  • Enviou: 7971 vez(es)
  • +1279/-2155
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #1629 em: Outubro 26, 2011, 06:33:17 pm »
E qual a origem do castanho?

Batalhões de caçadores?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23801
  • +3599/-4645
« Responder #1630 em: Outubro 27, 2011, 10:43:12 am »
Lembro-me de ler um artigo em que dizia isso mesmo.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
« Responder #1631 em: Outubro 27, 2011, 05:36:24 pm »
Tudo isto é muito subjectivo, actualmente 27.10.2011 a melhor Força Especial, a última linha de defesa do nosso querido Portugal, é o Governo, ele faz "Assaltos" , "Incurssões por território inimigo (bolsos dos portugueses)", e ninguem se atreve a atacá-lo. E para além do mais não necessita de boina, usa uma espécie de laca e brilhantina  que deixa o caco bem pentiadinho.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11557
  • Recebeu: 2615 vez(es)
  • Enviou: 3833 vez(es)
  • +990/-1125
« Responder #1632 em: Outubro 28, 2011, 10:04:18 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Sim também tenho essa ideia, só que não é a cor de nenhuma boina (os Caçadores no tempo das Guerras Napoleónicas não tinham boina :twisted: ).

*

quimbolas

• 52
  • +0/-0
« Responder #1633 em: Outubro 28, 2011, 10:19:51 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Sim também tenho essa ideia, só que não é a cor de nenhuma boina (os Caçadores no tempo das Guerras Napoleónicas não tinham boina :twisted: ).

O tuga sempre na vanguarda da tecnologia.  :D

*

vmpsm

• Membro
  • *
  • 108
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #1634 em: Outubro 28, 2011, 10:57:07 pm »
As unidades de caçadores no exercito português foram criadas pelos ingleses durante a guerra peninsular tendo como modelo os British 95th Rifles que usavam uniforme verde  (imagem abaixo).