O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

  • 800 Respostas
  • 303624 Visualizações
*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 893
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #270 em: Setembro 28, 2007, 08:27:14 pm »
Umas novidades sobre os nossos NH-90 TTH. Durante o Dia da Brigada de Reacção Rápida, em Tomar, foi possível observar, na exposição, um stand da Unidade de Aviação Ligeira do Exército. Segundo os militares da unidade, receberemos 10 helicópteros em 2012.
A preferência vai para o esquema de pintura da direita.





Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #271 em: Setembro 28, 2007, 08:38:58 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"




Pedro

Pelo que me é dado observar na imagem acima colocada, concluo que os helicópteros TTH-90 do exército são navalizados, podendo portanto embarcarem no futuro LPD. Esta minha conclusão está correcta?
Cumprimentos
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 893
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #272 em: Setembro 28, 2007, 09:18:45 pm »
Atenção que o modelo em si não é exemplificativo, apenas a pintura. Basta reparar na disparidade de sensores entre ambos os modelos. E, de facto, não há planos para navalizar o NH-90 - o navio LPD recebe 4 EH-101, número de helicópteros navalizados e mais que suficiente para o transporte de uma companhia operacional.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11500
  • Recebeu: 2592 vez(es)
  • Enviou: 3764 vez(es)
  • +975/-1109
(sem assunto)
« Responder #273 em: Setembro 28, 2007, 10:13:21 pm »
Ha ai coisas que acho curioso, a pintura da FAP (fica mesmo bem :lol: ) e a numeração começar por 19XXX, para quem não sabe posso dizer que é o usado em helicopteros da FAP.

Os Alouette começam por 193XX
Os Puma começam por 195XX
Os Merlin começam por 196XX

Será que vamos ter NH-90 com numero de cauda 197XX???


Em relação aos NH-90 navalizados, bem isso pode até ter sido um "má escolha" da maquete, mas mesmo que eles venham navallizados acho muito bem, pode haver alturas em que os 4 (ou só alguns) EH101 CSAR não estejam disponiveis, ou até mesmo só para facilitar o transporte dos NH-90 de navio ou avião para uma zona de operações distante, tipo o Afeganistão, Timor, etc
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10819
(sem assunto)
« Responder #274 em: Setembro 28, 2007, 10:20:04 pm »
Citação de: "Lightning"
Ha ai coisas que acho curioso, a pintura da FAP (fica mesmo bem :lol: )


Idem. Falem-me de laicismo que levam uma corrida. Mas só em 2012?
É que é uma data esquisita.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #275 em: Outubro 17, 2007, 10:48:57 pm »
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #276 em: Novembro 01, 2007, 08:20:40 pm »
Pergunta:

o Lynx foi alguma vez considerado como alternativa para o GALE, além do EC-635 e do A109 ?




Lynx can carry external weapons such as two Miniguns, gun pods, rocket pods, or up to eight HOT, Hellfire or TOW missiles.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11500
  • Recebeu: 2592 vez(es)
  • Enviou: 3764 vez(es)
  • +975/-1109
(sem assunto)
« Responder #277 em: Novembro 01, 2007, 09:05:50 pm »
Citação de: "Mar Verde"
Pergunta:

o Lynx foi alguma vez considerado como alternativa para o GALE, além do EC-635 e do A109 ?


Isso tem que se perguntar é às empresas que constroem helicopteros e não às Forças Armadas, é como a historia da substituição da G-3 ou qualquer outra compra.

O governo diz que quer um helicoptero com certas caracteristicas para cumprir uma cerca missão (ou várias), depois é ver as propostas das diversas empresas e escolher.

O Lynx e o A109 (agora chama-se AW109) são construidos pela mesma empresa, a AgustaWestland, é porque eles acham que tem mais hipoteses de ganhar o concurso com o A109 do que com o Lynx.

http://www.agustawestland.com/products.asp
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Helis.
« Responder #278 em: Novembro 01, 2007, 09:10:17 pm »
Não, o Lynx nunca foi considerado para o Exército. Se não me esquecer, amanhã coloco aqui os modelos considerados para alem do EC635, NH90, A109M e BlackHawk. Lembra-me isso amanhã.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21102
  • Recebeu: 7177 vez(es)
  • Enviou: 8155 vez(es)
  • +8131/-13268
(sem assunto)
« Responder #279 em: Novembro 02, 2007, 08:18:46 am »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Atenção que o modelo em si não é exemplificativo, apenas a pintura. Basta reparar na disparidade de sensores entre ambos os modelos. E, de facto, não há planos para navalizar o NH-90 - o navio LPD recebe 4 EH-101, número de helicópteros navalizados e mais que suficiente para o transporte de uma companhia operacional.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro


Como é que é? como é que é isso, se ninguém sabe o que será o LPD?! c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8088
  • Recebeu: 1395 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5292/-244
(sem assunto)
« Responder #280 em: Fevereiro 01, 2008, 10:57:22 pm »
Citar
CM Online - Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008
Portugal

Primeiros nove blindados pandur aceites ontem
Exército pede rapidez no concurso para helis

O chefe do Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, disse ontem ter a expectativa de que rapidamente “seja lançado o concurso para aquisição de helicópteros ligeiros” para o ramo, lamentando que a recepção dos helicópteros médios NH-90 esteja calendarizada “apenas para 2012-2014. O comentário foi feito, em Benavente, na recepção das primeiras nove viaturas blindadas Pandur – de um total de 260 até 2010.

No final da cerimónia presidida pelo ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, Pinto Ramalho sublinhou que a chegada dos helicópteros “é incontornável para a modernização e capacidade de projecção do Exército”, que com a entrada ao serviço dos Pandur e a aquisição de carros de combate Leopard “está a dar um enorme salto qualitativo e tecnológico”. Pinto Ramalho destacou ainda o trabalho realizado ao nível do Comando e Controlo, Defesa Biológica, Guerra de Informação e Forças Especiais – esta última “uma área em que a excelência de Portugal é internacionalmente reconhecida”.

Severiano Teixeira destacou o fechar de um ciclo histórico (40 anos de serviço das Chaimites) com a entrada ao serviço de viaturas “modernas, versáteis e adaptadas às novas missões e riscos das Forças Armadas”. O Exército espera no segundo semestre deste ano ter já uma unidade equipada com as várias variantes do blindado Pandur II.

S.A.V.


Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=10&p=200
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #281 em: Fevereiro 21, 2008, 05:07:12 pm »
Citação de: "Instrutor"
Em contrapartidas pela utilização das bases das lajes para treinos dos F-22 e F-35 porque não comprar a preços reduzidos aparelhos Blackhawk para transporte de tropas e Apaches para combate, poderiamos manter os mesmos número ocupados pelos NH-90 em 10 aparelhos e os 9 EC-635 penso que ficavamos mais bem servidos com os Apaches AH-64 e Blackhawk.
Vamos abrir este tópico para uma saudavel discussão. :lol:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Eurico Viegas

  • 176
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #282 em: Fevereiro 21, 2008, 05:19:24 pm »
Citação de: "Instrutor"
Em contrapartidas pela utilização das bases das lajes para treinos dos F-22 e F-35 porque não comprar a preços reduzidos aparelhos Blackhawk para transporte de tropas e Apaches para combate, poderiamos manter os mesmos número ocupados pelos NH-90 em 10 aparelhos e os 9 EC-635 penso que ficavamos mais bem servidos com os Apaches AH-64 e Blackhawk.
Vamos abrir este tópico para uma saudavel discussão. :lol:

Se eventualmente isso fosse para a frente, recebiamos AH-1F e alguns UH-60A que estiveram na invasão de Granada e é se tivermos sorte...

Vamos agora retirar do programa do NH-90 por causa disso, depois de termos saído do A-400M? Era meio caminho andado para não entrarmos em mais nenhum projecto europeu...
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #283 em: Fevereiro 21, 2008, 05:47:49 pm »
Citação de: "Eurico Viegas"
Se eventualmente isso fosse para a frente, recebiamos AH-1F e alguns UH-60A que estiveram na invasão de Granada e é se tivermos sorte...

Vamos agora retirar do programa do NH-90 por causa disso, depois de termos saído do A-400M? Era meio caminho andado para não entrarmos em mais nenhum projecto europeu...

Sair do programa NH-90 parece difícil, porque somos parceiros (ainda que a uma escala muitíssimo pequena) e não simples compradores. Mas se assim fosse, quanto a mim, e já que são helicópteros um pouco parecidos, a única opção interessante seria a sua substituição por mais meia-dúzia de EH-101.

Quanto a helicópteros dedicados exclusivamente ao ataque, é melhor esquecer essa ideia desde já (a menos que se descubra petróleo na margem sul, porque é bastante frequente haver petróleo no meio dos desertos  :( . Penso que 8 ou 10 A109, acompanhados por uns tantos A119 Koala para instrução e transporte ligeiro, não ficariam nada mal.
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2503
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #284 em: Fevereiro 21, 2008, 06:02:10 pm »
O GALE acabou agora é a UALE,

E pelo que sei o objetivo agora é de ter apenas 6 hélis Ligeiros e os 10 NH90.

Provavalmente o Héli ligeiro deve ser o A109, a FAP ficara ainda com outros 6 hélis ligeiros para instruçao e reforço A109.