O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

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Eurico Viegas

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« Responder #285 em: Fevereiro 21, 2008, 06:12:59 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "Eurico Viegas"
Se eventualmente isso fosse para a frente, recebiamos AH-1F e alguns UH-60A que estiveram na invasão de Granada e é se tivermos sorte...

Vamos agora retirar do programa do NH-90 por causa disso, depois de termos saído do A-400M? Era meio caminho andado para não entrarmos em mais nenhum projecto europeu...
Sair do programa NH-90 parece difícil, porque somos parceiros (ainda que a uma escala muitíssimo pequena) e não simples compradores. Mas se assim fosse, quanto a mim, e já que são helicópteros um pouco parecidos, a única opção interessante seria a sua substituição por mais meia-dúzia de EH-101.

Quanto a helicópteros dedicados exclusivamente ao ataque, é melhor esquecer essa ideia desde já (a menos que se descubra petróleo na margem sul, porque é bastante frequente haver petróleo no meio dos desertos  :( . Penso que 8 ou 10 A109, acompanhados por uns tantos A119 Koala para instrução e transporte ligeiro, não ficariam nada mal.


Não me dava mesmo jeito nenhum que descobrissem petroleo na margem sul... Tenho um curso para terminar :wink:
disce quasi semper victurus, vive quasi cras moriturus
 

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raphael

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« Responder #286 em: Fevereiro 21, 2008, 06:54:17 pm »
Por favor não me falem mais em EH-101 a não ser que tenham uma cadeia logística em condições! Não para estarmos actualmente com uma espera de peças que em alguns casos essa espera possa atingir os 2 (sim dois) anos!
Ao comprar pensem num contrato de manutenção a longo prazo, com stock de spares suficiente para toda frota, para evitar "canibalizar" aeronaves novas, para manter outras a voar.
Pensem não tanto em dotar-se com uma frota topo de gama, full extras, mas com algo equilibrado e que possa ser multi-role, baixando os custos de operação, senão não saímos da cepa torta!
É como adquirir um Audi A8 4.2TDI V8, full-extras, pensar que como é a gasóleo até não gasta muito e como é novo a manutenção até só é necessária aos 30.000km ou mais, tendo por base o ordenado mínimo nacional para sustentá-lo (adequem esta analogia ao... EH-101 por exemplo) :twisted:
Um abraço
Raphael
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lurker

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« Responder #287 em: Fevereiro 21, 2008, 11:30:49 pm »
O heli ligeiro deverá ser alvo de outro concurso público.
O escolhido no anterior concurso, cancelado pelo Paulo Portas, foi o EC-635.

Sair do projecto NH-90 nesta fase seria um erro imensurável.
A máquina é boa, está a vender bem e já lá investimos demasiado tempo.
 

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ruben lopes

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« Responder #288 em: Maio 28, 2008, 04:30:42 pm »
Aqui tem que se falar mais nos helis de ataque, meus amigos :wink:
ruben lopes
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #289 em: Maio 28, 2008, 04:45:35 pm »
Não está planeado a aquisição de helis de ataque.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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« Responder #290 em: Maio 28, 2008, 04:56:19 pm »
Pessoalmente gosto destes dois:

OH-58D Kiowa Warrior



Citar
General characteristics

Crew: 2 pilots
Length: 40 ft 8 in (12.39 m)
Rotor diameter: 35 ft 0 in (10.67 m)
Height: 7 ft 6 in (2.29 m)
Empty weight: 3,290 lb (1,490 kg)
Max takeoff weight: 5,200 lb (2,358 kg)
Powerplant: 1× Rolls-Royce T703-AD-700A or 250-C30R/3 turboshaft, 650 eshp (485 kW)
Fuel capacity: 110 US gal (454 L)
Performance

Maximum speed: 138 mph (222 km/h)
Cruise speed: 125 mph (201 km/h)
Range: 345 mi (556 km)
Service ceiling 20,500 ft (6,250 m)
Rate of climb: 1,615 ft/min (8.2 m/s)
Armament The OH-58D Kiowa Warrior can carry two weapons systems at one time from among four different weapons systems; one on each of its Universal Weapons Pylons (UWP):

AGM-114 Hellfire anti-tank missiles in 2-round M279 launchers
Hydra 70 2.75 in (70 mm) rockets in M260 7-tube pods
M296 .50 cal (12.7 mm) machine gun, 500 rounds (ammo can capacity) mounted only on the left side
AIM-92 Stinger air-to-air missiles in 2-round launchers

www.wikipédia.com

EC 635



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General characteristics

Crew: 1 or 2 pilots
Capacity: up to 7 passengers
Length: 10.21 m (33.5 ft)
Rotor diameter: 10.20 m (33.5 ft)
Height: 3.62 m (11.9 ft)
Disc area: 81.7 m² (880 ft²)
Empty weight: 1,467 kg (3,234 lb)
Useful load: 1,443 kg (3,181 lb)
Max takeoff weight: 2,910 kg (6,415 lb)
Powerplant: 2× Turbomeca Arrius 2B2 turboshafts, 609 kW (816 hp) each
Performance

Never exceed speed: 278 km/h (150 kts)
Maximum speed: 278 km/h (150 kts)
Cruise speed: 261 km/h (141 kts)
Range: 635 km (343 nm)
Service ceiling 6,095 m (20,000 ft)
Rate of climb: 10.9 m/s (2,150 ft/min)
Armament The EC 635 can carry two side-mounted Multi-Purpose Pylons with aerodynamic fairings for weapons systems and can be fitted with the following military equipment and weapons:


2 x 70mm (2.75") FN-Herstal FZ321 12-tube rocket launchers mounted on each side.

2 x 20mm GIAT NC621 Cannon Pods with 180 rounds each.

2 x 12.7mm FN-Herstal HMP-400 Machine Gun Pods with 400 rounds each.

7.62mm Door Gunner Post

EADS MILDS AN/AAR-60 MIssile Launch Detection System

Electro Chaff-Flare Dispenser System
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"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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pmdavila

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« Responder #291 em: Maio 28, 2008, 05:22:29 pm »
Olha o "nosso" EC 635... :(
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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Lightning

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« Responder #292 em: Maio 28, 2008, 06:26:34 pm »
Citação de: "ruben lopes"
Aqui tem que se falar mais nos helis de ataque, meus amigos :) !


Para que?

É a mesma coisa que falar em aviões AEW para a Força Aérea e porta-aviões para a Marinha.

Se o UALE não considera o uso desse tipo de aeronaves não vale a pena falar neles, mas sim dos que de certeza iremos ter (NH-90 TTH) e dos possiveis (A-109/EC-635/e outros da mesma gama que possam vir ao concurso).
 

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jmg

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« Responder #293 em: Maio 28, 2008, 06:50:38 pm »
Não falar de helis de ataque talvez, mas o Helicoptero ligeiro a ser escolhido deverá ter capacidade para ser armado.
Se não me engano uma dos contratempos do EC 635 era o facto de não ter homologação para disparo de armas ACar.
Não há dúvidas que um helicanhão pode muitas vezes safar a pele de muita boa gente no terreno e poder disparar misseís ACar pode ser crucial durante reconhecimentos armados.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

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pmdavila

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« Responder #294 em: Maio 28, 2008, 07:28:53 pm »
Sim, um dos problemas dele (e está numa página anterior deste tópico, se não me engano) era não estar certificado para disparar mísseis.
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

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Cabeça de Martelo

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« Responder #295 em: Maio 29, 2008, 10:19:25 am »
O OH-58D Kiowa Warrior já não é fabricado e é de tal maneira especializado que os Norte-Americanos o substituiram-no por um modelo não tão "avançado" e mais multifuncional.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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« Responder #296 em: Maio 29, 2008, 10:54:18 am »
Opinião pessoal, depois da aquisição dos NH90 (helicoptéros médios), Portugal precisa de um helicoptéro pequeno que possa efectuar protecção aos NH90 ou às forças em terra e ao mesmo tempo possa transportar um pequeno grupo de forças especiais (snipers, ou outros), mas tambem possa fazer vigilância do campo de batalha, Acho que o EC635 possa efectuar estas operações, mas com a barraca de deu o concurso anterior não me parece que a Eurocopter queira entrar no concurso. Quanto ao OH-58D Kiowa Warrior, não permite o transporte de tropas, mas para isso ja temos os NH90 e os EH101, mas efectua as outras missões, uma maneira de poder adquirir pelo menos uma dezena de unidades a baixo preço é com a renovação do acordo das lages.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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old

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« Responder #297 em: Maio 29, 2008, 11:02:40 am »
Citação de: "ruben lopes"
Aqui tem que se falar mais nos helis de ataque, meus amigos :wink:


Me parece que no.



*Tigre HAP (Francia) 35/30 Mio Dólares
* Tigre ARH (Australia) 36 Mio Dólares
* Tigre HAD (España/Francia) 44/4 Mio Dólares
* Tigre UHT  (Alemania)38/43 Mio Dólares
* Apache Longbow 48/52 Mio Dólares
 

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ruben lopes

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« Responder #298 em: Junho 23, 2008, 05:32:28 pm »
caros foristas, vi no site do governo o LPM (por acaso nunca o tinha vista o LPM completo, nunca me passou pela cabeça c34x
ruben lopes
 

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Lightning

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« Responder #299 em: Junho 23, 2008, 06:23:56 pm »
Citação de: "ruben lopes"
será que estão a esconder que se vai comprar mais qualquer coisa para a UALE? c34x


Não se está a esconder nada, mas o UALE não são só helicopteros, há que comprar muitos equipamentos, construir infraestruturas, instruir pessoal.