Eu só digo que se for tanto para entrar no consorcio das novas M ou para adquirir outras usadas mais recentes, que não se gaste dinheiro nehnum em upgrades para as VDG para mais 5/10 anos (mais coisa menos coisa) de serviço!
Isso é que era deitar dinheiro ao lixo!
Mesmo que as novas M só entrem ao serviço em 2030, gastar dinheiro agora nas VDG é uma estupidez para tão pouco tempo de vida util que tem!
Se fosse para fazer algo que tivessem feito um MLU em 2005/2010, agora esqueçam!
Os meus cinco tostões.

PS: que lhes tirem o Phalanx CIWS e as oferecam a algum PALOP como patrulhas.....
e excelentes cinco tostões os teus !!
Completamente de acordo, vamos lá a pensar a frio, onde poderiam ser colocados os pelo menos 150 a 200 milhões que se vão enterrar em modernizações, em Navios já com mais de trinta anos !
Em Novas fragatas, ou em fragatas usadas que as Há, e do mesmo modelo e estarão disponíveis daqui a uns seis/sete anos !!!
Será que os upgrades das VdG, são feitos em seis/sete anos ??
Não me parece, pois primeiro será a Francisco de Almeida a sofrer o upgrade e ficará pronta em finais de 2021, e só então começarão as VdG a ser melhoradas uma de cada vez e, na melhor das hipóteses começando em 2022, lá para 2027/28 estarão as três fragatas prontas,
em 2028, ou seja Navios com 37 anos , quando poderíamos ter três navios do mesmo modelo, já c/ upgrades feitos e com 22, 23 e 24 anos!!??
Sejamos racionais valerá a pena gastar 150 a 200 milhões em tais melhorias ??
A MdG fica bem servida ??
A resposta ás duas perguntas é NÃO,
não vale a pena, o periodo de vida dos navios depois de feitas as melhorias quando muito será de dez anos, e, as Fragatas, terão 47 anos, e a Marinha lá vai ficando com maior numero de Navios muito velhos ao serviço !!!

Quando pensarmos em vender as VdG, daqui a uns quinze anos quanto valerão, será que as venderemos pelos os custos dos upgrades

Não me parece !
Andamos aqui no fórum a criticar as idades do NRP Bérrio e das corvetas com os riscos inerentes que as suas Guarnições correm e vamos aprovar MLU's melhor ELU's
( Ending-Life Upgrades ) aos poucos Navios combatentes que a Armada possui

Algo não bate certo caros foristas!
São este tipo de tomadas de posição e de decisão pelos politicos, aceites, neste caso, pelo Almirantado que temos vindo a Criticar neste fórum, ou estarei errado

Tem de ser dados murros na mesa e exigir aos políticos,
que os poucos meios navais de combate de superfície que a MdG possui sejam modernos se não todos pelo menos a sua maioria, isto de se aceitar que as cinco fragatas estejam no activo, já praticamente obsoletas, só irresponsáveis e ignorantes podem concordar e aceitar como definitivo, se já de si os meios de combate são escassos, como se não chegasse, por falta de recursos, mas também tem de ser Velhos

Abraços