Apesar de já terem levado uns upgrades, as Anzac lá para 2030 (data prevista de abate ao serviço), já não estarão muito actuais.....
A comprar usado tem de ser muito bem escolhido, mas a melhor opção seria três das mais baratas novas e de preferencia feitas cá.

Stalker as ANZAC em 2030 são mais novas que as VdG hoje, tem menos 12 a 14 anos que as nossas, daí eu mencionar que seriam uma opção para substituir as VdG.
Eu não concordo com a modernização das VdG, com a idade que tem agora, e sei, que iremos enterrar uns 150 milhões nessas modernizações, para que os navios estejam a navegar mais uma dúzia de anos se tanto, mas com limitações operacionais muito semelhantes ás que as nossas M irão ter !

Os custos das modernizações das VdG, poderiam/deveriam ser encaminhados depois de devidamente reforçados para que Portugal integrasse o consórcio Belgo/Holandês e adquirir
em seis/oito anos três Novas M, para substituir as nossas VdG.
Se esta compra acontecesse penso que poderíamos optar pela compra de duas dZP para substituirem as duas BD, daqui a uma dezena de anos.

A MdG continuaria assim com três Fragatas novas e duas em 2ª Mão, cujos tempos de vida operacionais, por serem muito diferentes, permitiriam substituições alternadas das duas classes, logo não obrigando a investimentos avultados em simultâneo.

Abraços