No Porto chamam mouros aos de Gaia
A realidade é que a reconquista cristã produziu em Portugal fenomenos específicos que não têm qualquer correspondência em Espanha.
a ideia de que do foxtrotvictor de que Portugal se divide de norte a sul da mesma maneira que a Espanha, é uma ideia criada pelos espanhóis, por absoluta falta de conhecimento.
Se o foxtrotvictor em vez de ligar ao que lhe dizem espanhóis desinformados e ligar um pouco à realidade, verificará por exemplo que encontra no Algarve muitas coisas que lembram o Minho.
Compare o corridinho e o ritmo das musicas tracicionais algarvias e diga o que lembram?
Compare a estrutura de propriedade da terra no Algarve com a do Minho e tente explicar porque são parecidas.
Compara as artes de pesca no Algarve e na costa que vai de Aveiro a Viana do Castelo e explique porque há coisas idênticas.
A verdade, é que em Portugal, por sermos um país costeiro, a movimentação de populações se deu de norte para sul.
A região do Minho sempre foi muito populosa e isso resultou em migrações, que se fizeram ao longo da costa, chegando ao Algarve.
= = =
Os Espanhóis não entendem, que se o país deles fosse parecido com Portugal, grande parte da população da Andaluzia seria de origem Galega, o que evidentemente não acontece.
E evidentemente este facto transforma em patetice a afirmação de alguns espanhóis sobre a Galiza e o norte de Portugal.
Portugal constitui um todo e embora existam diferênças grandes, muitas vezes com apenas alguns quilometros, no essencial trata-se do mesmo povo, que migrou de norte para Sul.
É por isso que Alexandre Herculano na sua História de Portugal, afirma que a nossa raiz Lusitana, é menor que o que muitos gostariam de reconhecer, porque a população portuguesa é na sua maioria originaria do Minho.
Herculano chega mesmo a afirmar, que não temos de facto nada de Lusitanos.
No entanto, vide as obras de Martins Sarmento, que vêm dizer o contrário.
Mas há algo que não se pode desmentir:
A movimentação da população de norte para sul.
Cumprimentos