28% dos portugueses aceitariam ser espanhois (jornal SOL)

  • 180 Respostas
  • 47338 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10754
(sem assunto)
« Responder #135 em: Setembro 26, 2006, 10:47:20 pm »
http://combustoes.blogspot.com/

A doença do iberismo

O iberismo está como a urina para os rins ou como as ideias para o cérebro. Se o organismo está doente, a urina sai purulenta e as ideias confusas. O iberismo é uma doença portuguesa. Sempre que se toldam os horizontes, lá surgem as luminárias do derrotismo, os capitulacionistas da vontade, os fracos de espírito e uma mão cheia de envergonhados traidores clamar por essa miragem. Uns querem mais sopa, casa e rendimentos. São os iberistas das vísceras. Outros querem mais mercado, mais negócios e mais receitas. São os iberistas do business. Outros ainda, talvez os mais perigosos, querem maior fama. São os intelectuais, essa raça de eternos desocupados, sempre carentes de aplauso e tenças. Se o Estado Português as não dá, há que procurá-las noutro sítio. Vendem a pluma a Espanha como no passado a venderam aos Franceses e, mais recentemente, aos soviéticos. Desprezar Portugal, ridicularizar e subalternizar a nossa identidade e história integram o cardápio de pratos que nos servem desde o século XVIII. A moda atingiu o zénite sob a chamada "geração de 70". Esse friso de notabilidades erigiu Portugal como mote para toda a fúria demolidora e deixou cicatrizes que, doravante, passaram a fazer parte do ethos português. O problema do iberismo não está em Espanha. Está entre nós, na nossa alta burguesia, nas nossas universidades, nas redacções das tv's e semanários.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #136 em: Setembro 26, 2006, 10:53:35 pm »
Citação de: "Hornblower"
Vamos a ver, entre personas demócratas y decentes acudir a la palabra nazi es un insulto, pues es sinónimo de fanatismo, extremismo y asesinato. Si no te gusta lo que dice La Razón haz como yo que no la leo porque no estoy de acuerdo con su línea editorial, sus noticias a veces son sensacionalistas y amarillas y carecen del rigor del gran referente español de la prensa conservadora ABC, pero no son un periódico nazi ni un pasquín.


Isso é muito fácil de responder, embora este não seja o tópico adequado (não sei se temos um tópico no Fórum Defesa sobre a guerra civil de Espanha)
Mas também já temos tantos tópicos para dar porrada nos castelhanos :mrgreen:

No inicio, o movimento de Franco foi visto como uma forma de reforçar na Europa as posições de Hitler e de Mussolini.

Como saberá que se estuda nas faculdades e institutos de relações internacionais, História ou Ciencias Sociais, um movimento como o do Nacional Socialismo Alemão era na sua raiz um movimento revolucionário.

Tinha como objectivos, os mesmos que os movimentos comunistas, ou seja, uma profunda revolulão social que alterasse toda a estrutura da sociedade. Quer os Nazis quer os Comunistas e mesmo os Fascistas, queriam criar um Homem Novo.

As alegações e referências ao homem novo, também estão expressas no movimentos nacionalista espanhol, desde Primo de Rivera.

A musica "Cara al Sol" que foi um simbolo dos rebeldes acaba com as palavras " Que en España empeza a amañecer" e isto se não me engano na grafía.

Ou seja: O movimento espanhol, é também um movimento revolucionário com todas as raízes que o identificam com o nazismo alemão e com o fascismo italiano. não tenho quanto a isso nenhuma dúvida.

Depois, há os problemas decorrentes das pressões das várias facções que estavam do lado contrário à República, desde Carlistas a conservadores de Direita.

Já em 1938, segundo referências que se encontram no livro do Marechal Wilhelm Keitel (o livro é anterior ao fuzilamento de Keitel e escrito na prisão entre 1945 e 1946) "Ao Serviço do Reich" Hitler começou a ficar irritado com Franco, por causa de uma quantidade de questões do ponto de vista táctico que os alemães achavam completamente absurdas e patéticas.

O divórcio ou congelamento da aproximação dá-se também em 1940, quando em Hendaya, Franco exige tanta coisa a Hitler que ele desiste de pedir à Espanha que ente na guerra.

No entanto, tal divórcio permite-nos dizer que, anteriormente havia uma situação de pré casamento entre uma Alemanha Nazi, e uma Espanha, que era sob todos os aspectos claramente NAZI.

Alias toda a iconografia franquista, é claramente inspirada pela Alemanha de Hitler.

Qualquer comparação com Salazar é portanto completamente disparatada, porque qualquer comparação de qualquer das situações cai completamente por terra.
Salazar nunca desenvolveu o culto da personalidade.
Portugal nunca teve tropas alemãs no seu território
Portugal mesmo com más relações com a Inglaterra continuou sempre a ver a aliança inglesa como fonte de segurança perante a Espanha.

A Espanha era vista por Hitler como um aliado, enquanto que Portugal era visto como um potêncial adversário (Duas divisões prontas para atacar Portugal no caso de - nas palavras de Hitler - Salazar ficar com ideias " se a operação Félix fosse concretizada.

= = =

Como conclusão, acredito que a expressão NAZI, aplicada a um país e a um regime que evoluiu para uma situação mais moderada quando se tornou óbvio que a Alemanha iria perder a guerra é perfeitamente correcta e nega-lo, é isso sim, intelectualmente desonesto.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Coby

  • 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #137 em: Setembro 26, 2006, 11:15:05 pm »
Una pregunta ¿el resto de portugueses tienen la visión sesgada y tendenciosa  de España que teneis muchos de los portugueses de este foro?
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #138 em: Setembro 26, 2006, 11:19:18 pm »
Vai ter que perguntar a cada um deles

Também ajuda traduzir a pergunta para português, porque senão ninguém vai entender a questão
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
(sem assunto)
« Responder #139 em: Setembro 26, 2006, 11:33:17 pm »
Citar
A moda atingiu o zénite sob a chamada "geração de 70". Esse friso de notabilidades erigiu Portugal como mote para toda a fúria demolidora e deixou cicatrizes que, doravante, passaram a fazer parte do ethos português.


Infelizmente é trágico. Trágico como sempre.

O mais grave, é que esta gente não entende o problema, e não entende as consequências das suas acções.

Estamos a esquecer os erros do passado e o desconhecimento desses mesmos erros está a revelar-se perigoso.

Na televisão do Estado, ontem vimos aquele triste espectaculo da entrevistadora a fazer perguntas ao Aznar, esquecendo que o programa é o "Prós e Contras".

O Aznar disse que o ocidente estava com medo de irritar os mululmanos.

O que se viu no programa de ontem, foi um grupo de pessoas amedrontadas e com medo do imbecil do espanhol.

A entrevistadora não foi capaz de colocar uma única pargunta e o Aznar foi arrogante e mal educado (o que mais esperar de um castelhano) quando lhe fizeram perguntas sobre televisão e ele respondeu que "não via televisão".

Não foi feita nenhuma pergunta que pudesse ferir susceptibilidades.

É curioso no entanto, notar que foi feita uma referência a Olivença, tendo a entrevistadora dito que "É melhor não falar nisso..."

O programa começou com uma citação do Professor Agostinho da Silva, aquele mesmo que disse que o maior feito na História de Portugal, foi ter resistido a Castela.

Aznar, naturalmente descoversou. Sabe que a Espanha tem a "barra" suja e não quiz ferir susceptibilidades.

A juntar a isto, os empresários que só gostam do liberalismo se riverem apoios do estado e os funcionários do Estado, que alegramente se passam para o lado espanhol se lhes garantirem dinheiro.

A isto chama-se vende-pátrias, e isto leva-me cada vez mais a concluir que a geração que fez o 25 de Abril estava errada, e que foi tudo um erro, embora esteja também convencido de que o anterior regime estava velho, gasto, podre e caduco.

A União Europeia, acaba por nos amarrar à Espanha.

É como se nos estivessem a colocar no tronco para nos queimarem vivos.
Já estamos amarrados ao tronco, só não acenderam ainda a fogueira.

Quando a acenderam, vai acontecer o mesmo que no periodo filipino.

Hão de ser aqueles que agora são espanholistas e que só vêm vantagens em ser controlados por Castela, que se vão armar em Viriatos, berrando contra os Espanhois, e afirmando que foram enganados e que se soubesse no que isto ía dar, nunca tinham sido ibéristas.

O país que esquece a sua história está condenado a vive-la outra vez.

Espero que pelo menos que quando essa gente se mostrar desiludida, não sejamos tão condescendentes.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10754
(sem assunto)
« Responder #140 em: Setembro 26, 2006, 11:34:28 pm »
Coby,

Ao contrário do Papatango, eu até nem me sinto particularmente ameaçado por vocês.
Simplesmente porque já sei do que é capaz um vizinho mais forte, e tenho isso como algo perfeitamente natural. Portanto, faço o meu esforço por honradamente bem receber os Espanhóis que visitam este fórum e que se sabem comportar em casa alheia.
E conto que as pessoas sejam suficientemente inteligentes para perceber a possibilidade do contrário.

Se quer que lhe diga, Coby, preocupa-me muito mais os traidores e a escumalha nacional que está disposta a vender-nos a qualquer preço (simplesmente vender-nos já é inaceitável). Os tais intelectuais que se vendem: ler a "posta" acima.
Desses tenho mais receio. Muito mais
Mas de LONGE!  

Finalizo lembrando aos foristas espanhóis que não estão em casa própria.
Por favor não me façam repetir esta evidência porque repetir evidências aborrece-me bastante.
Obrigado.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

manuel liste

  • Especialista
  • ****
  • 1032
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #141 em: Setembro 27, 2006, 07:24:36 am »
Foxtrotvictor: ¿Conoces el asturiano?

http://ast.wikipedia.org/wiki/Portada

 :wink:
 

*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #142 em: Setembro 27, 2006, 09:27:27 am »
Buenas:

Un comentario a un comentario de Papatango:
Citar
Cordova, Granada são cidades construidas pelos árabes, que ainda hoje preservam a clara e absoluta influência moura.
Eso es un error en la primera parte, y en la segunda es una apreciación deseada. La influencia es clara (y se procura conservar como elemento cultural) pero no absoluta como no pueden serlo en ciudades con más de 2000 años de historia. Invito a visitarlas y descubrir dos prosperas ciudades  universitarias que suman 800000 habitantes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3rdoba_%28Espanha%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Granada_%28Espanha%29

De otro forista:
Citar
Portugueses são exactamente o mesmo povo se há uma pequena região que tem o seu próprio dialeto,


¿Qué es lo que diferencia a un pueblo de otro? Si es etnicidad, todos los españoles son blancos y mezcla de otros pueblos blancos (incluidos los vascos que han sido influidos e influyen en los demás) y la única étnia diferenciada son los gitanos. Si es la lengua, entonces si hay pueblos difererentes en España y en Portugal. El Mirandés es un dialecto, pero no un dialecto del portugués sino del astur-leonés, es decir, serían una nacionalidad diferente.

En mi opinión, hay que refozar los vinculos de buena vecindad pero una unión ibérica no es necesaria pues ya hay un proyecto de unión mucho mayor, el europeo. Procuremos que los pueblos del sur no queden como reserva de camareros y prostitutas de los paises del norte.

Pongo está imagen como simbolo de amistad ibérica.


El cerdo ibérico.
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #143 em: Setembro 27, 2006, 09:36:26 am »
Citação de: "manuel liste"
Foxtrotvictor: ¿Conoces el asturiano?

http://ast.wikipedia.org/wiki/Portada

 :wink:


Claro que conheço o asturiano. Tem muito de comum com o mirandês. Nas Astúrias dizem que nós, os mirandeses,  somos os guardiães da língua.
 

*

sierra002

  • Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #144 em: Setembro 27, 2006, 11:09:08 am »
Deberiais tentar a construir una wikipedia en mirandés.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3 ... _mirandesa

Curioso eso de decir en el link que es una "brincadeira"
 

*

Olivença_é_Portugal

  • Membro
  • *
  • 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #145 em: Setembro 27, 2006, 12:16:46 pm »
Fogo ontem vi na RTP que vai haver um programa que se vai chamar Festa Ibérica.

"FESTA IBÉRICA
Entretenimento
«INAUGURAÇÃO DO COLISEU DE ELVAS»
Gala de inauguração do Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas
Gala de inauguração do Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas que se realiza no dia 28 de Setembro.

O espectáculo inclui a lide de dois touros, um a cavalo e outro a pé, além da presença cultural do Alentejo e da Estremadura espanhola, através do fado e flamenco."

In : http://195.245.179.232/EPG/tv/epg-dia.p ... gen=&time=

Parece mesmo que os dois países querem unificar-se...
Luta por o que queres e não deixas que te roubam o que pretendes!

Olivença é nossa!
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #146 em: Setembro 27, 2006, 12:26:38 pm »
Citação de: "sierra002"
Deberiais tentar a construir una wikipedia en mirandés.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3 ... _mirandesa

Curioso eso de decir en el link que es una "brincadeira"


Entre outras publicações temos a Gramática da Língua Mirandesa, a Convenção da Língua Mirandesa e “Asterix l Goulés”
 – Estes romanos son boubos!
“Stamos na 50 antes de Jasus Cristo. Toda  la Gália stá adominada puls romanos…Toda? Nó! Ua aldé chena d`eirredutibles gouleses rejiste inda i siempre al ambasor.”

Também está prevista uma edição dos Lusíadas.
 

*

Doctor Z

  • Analista
  • ***
  • 825
  • +1/-0
    • http://www.oliven
(sem assunto)
« Responder #147 em: Setembro 28, 2006, 10:38:01 am »
Citação de: "Olivença_é_Portugal"
Fogo ontem vi na RTP que vai haver um programa que se vai chamar Festa Ibérica.

"FESTA IBÉRICA
Entretenimento
«INAUGURAÇÃO DO COLISEU DE ELVAS»
Gala de inauguração do Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas
Gala de inauguração do Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas que se realiza no dia 28 de Setembro.

O espectáculo inclui a lide de dois touros, um a cavalo e outro a pé, além da presença cultural do Alentejo e da Estremadura espanhola, através do fado e flamenco."

In : http://195.245.179.232/EPG/tv/epg-dia.p ... gen=&time=

Parece mesmo que os dois países querem unificar-se...


O Olivença_é_Portugal, não é porque se faz uma festa ibérica que os países
se vão unir ! Há muitos eventos desse género entre Portugal e Espanha.

Aliás, isso acontece também entre países com a França e Alemanha, por
exemplo.
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #148 em: Setembro 28, 2006, 04:18:29 pm »
Citação de: "Doctor Z"
Aliás, isso acontece também entre países com a França e Alemanha, por
exemplo.


Hihihihi...sim...os franceses dão metralhadoras de plástico aos alemães, e quando olham para estes já estão a marchar para Paris!!

 :lol: ...desculpem mas não resisti a esta!!
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-281
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #149 em: Setembro 29, 2006, 12:13:38 am »
Entretanto já me comentaram que anda a circular pela Internet um apelo para fazer um boicote total ao semanário “SOL” como resposta à dita sondagem.

Alguém já o recebeu?
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos