Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #870 em: Agosto 14, 2020, 02:35:21 pm »
KC-390 Millennium e VC-2 da FAB pousam em Beirute nesta quinta (13)


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Militares e delegação de representação do Governo brasileiro em Missão Especial a Beirute decolaram da Base Aérea de São Paulo na quarta (12) levando medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde

As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que levaram ajuda à população libanesa, vítima da explosão que devastou a zona portuária de Beirute, por meio da Missão Multidisciplinar Brasileira de Assistência Humanitária à República Libanesa, pousaram por volta das 15h40 (9h40 no horário de Brasília) desta quinta-feira (13), em Beirute, capital do Líbano. O KC-390 Millennium transportou medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, enquanto o VC-2 transportou a delegação chefiada pelo ex-presidente Michel Temer com médicos voluntários, autoridades e representantes da comunidade libanesa no Brasil.

Foram aproximadamente 13 horas de voo para cada aeronave. Ambas decolaram de Guarulhos/SP realizando parada técnica em Fortaleza, Ilha do Sal e Valência antes de chegar ao destino.

Para o acionamento das aeronaves, houve participação do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), responsável, também, por coordenar e controlar as missões aéreas em apoio às autoridades; do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo emprego dos meios da Força Aérea Brasileira; e do Comando de Preparo (COMPREP), encarregado pela  formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à FAB.

Esforço aéreo

O KC-390 Millenium, que realiza pela primeira vez missão internacional tripulado apenas por militares da FAB, pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis (GO). O piloto da aeronave, Capitão Aviador Phelipe Machado de Souza, explica sobre a versatilidade da aeronave. “O KC-390 já foi projetado para este tipo de missão, por ter grande capacidade de carga, alcance e autonomia”, salienta.

Para o loadmaster do KC-390 Millennium, Sargento Fulvio Anderson Pimentel, atuar nesta missão é motivo de orgulho. “É uma honra participar do primeiro emprego internacional do nosso mais novo vetor, com tripulação exclusivamente composta por militares da FAB, levando itens essenciais para a população libanesa, demonstrando a pronta-resposta da Força”, disse o Sargento que é o responsável pelos procedimentos de embarque e desembarque de cargas e passageiros, cálculos de peso, balanceamento da aeronave e gerenciamento do compartimento de carga.

Clique aqui para baixar a imagem originalJá o VC-2 pertence ao Grupo de Transporte Especial (GTE), com sede em Brasília (DF). O Comandante, Major Aviador Marcel Nóbrega dos Santos, destaca que esta missão mostra as características marcantes da Força Aérea. "A partir da decisão, em pouquíssimo tempo, o Brasil leva o apoio necessário a outro país muito afastado geograficamente. Para a condução segura, otimizada e rápida são empregados dois vetores de transporte concebidos para fins diversos, mas que são combinados a partir da interação dedicada e profissional de um efetivo liderado em prol de uma única missão", disse o Oficial, acrescentando que tem orgulho de pertencer à Força Aérea Brasileira.

O retorno da tripulação do KC-390 Millennium e da delegação a bordo do VC-2 deve ocorrer entre esta sexta-feira (14) e o sábado (15).

FONTE: FAB




 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #871 em: Agosto 21, 2020, 02:43:20 pm »
OPERAÇÃO COVID-19

KC-390 Millennium transporta 10 toneladas de materiais para Manaus e Boa Vista


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Aeronave decolou no domingo (16) de Guarulhos (SP) transportando insumos de saúde para combate ao novo Coronavírus

A Força Aérea Brasileira (FAB), em apoio à Operação COVID-19, realizou no domingo (16), missões de Transporte Aéreo Logístico. A aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, com 10,8 toneladas de carga, com destino a Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Os itens transportados serão utilizados no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

As missões foram coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde. Há, ainda, a participação do Comando de Preparo (COMPREP), que atua no desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

A aeronave pousou na Ala 8 – Base Aérea de Manaus, transportando aventais, máscaras, toucas e álcool em gel, totalizando 5,4 toneladas em carga. Para a Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), o KC-390 transportou mais 5,4 toneladas de carga, com macas, medicamentos e kits de capnografia.

O Comandante da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destacou a grata satisfação em poder ajudar a população neste momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. “Conseguir levar grande quantidade de material, com uma aeronave brasileira, é um momento ímpar e faz parte da história do Brasil e da Força Aérea cumprindo a missão de integrar o território nacional”, disse.

O Mecânico da Aeronave, Sargento Paulo Victor de Castro Ribeiro, também destacou a importância da missão. “Participar de um grupo seleto de mantenedores e tripulantes que auxiliam a população neste momento de combate à COVID-19 transportando materiais, equipamentos e alimentos é gratificante”, finaliza.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

FONTE: FAB



 
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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #872 em: Agosto 24, 2020, 03:44:59 pm »
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #873 em: Setembro 02, 2020, 04:26:54 pm »
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #874 em: Setembro 06, 2020, 08:05:47 pm »
FAB presta apoio aéreo a aeronaves da Embraer


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Aeronaves A-29 a serem entregues à Força Aérea das Filipinas foram apoiadas pelo SC-105 Amazonas, operado pelo Esquadrão Pelicano, na travessia do Atlântico

Uma aeronave SC-105 Amazonas, operada pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10°) - Esquadrão Pelicano, sediado na ALA 5 - Base Aérea de Campo Grande (MS), prestou apoio aéreo a seis aeronaves A-29 da Embraer, nesta sexta-feira, 4 de setembro. A aeronave de Busca e Salvamento acompanhou os A-29 durante a travessia do Oceano Atlântico até a Ilha do Sal, em Cabo Verde.

O FAB 6551 decolou do Recife (PE) às 3h20 (horário de Brasília) para Fernando de Noronha, de onde prosseguiu junto com as aeronaves de caça até a Ilha do Sal. As aeronaves A-29 seguiram em viagem para as Filipinas. Durante o voo, foi prestado apoio de informações meteorológicas, ponte de comunicação, plote de embarcações próximas à rota, além de apoio SAR. A aeronave possui capacidade de lançamento de botes e paraquedistas caso algum incidente ocorresse em alto mar. O pouso, no retorno ao Brasil, ocorreu às 23 horas.

Segundo a Comandante da aeronave, Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat, essa é a primeira vez que o  Esquadrão Pelicano presta este tipo de apoio. "É uma grande honra comandar o SC-105 nesta missão de tanta responsabilidade, a qual possui  extrema relevância nacional  e internacional", disse.

FONTE: FAB

 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #875 em: Setembro 14, 2020, 09:26:25 pm »
Confirmada data de chegada do Gripen


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O primeiro caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira deve desembarcar em Itajaí no próximo dia 20 de setembro.

Do porto, a aeronave deve seguir para o Aeroporto Victor Konder, que fica próximo. O F-39E, então, realizará o seu primeiro voo em território brasileiro.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/confirmada-data-de-chegada-do-gripen/
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #876 em: Setembro 16, 2020, 02:11:51 pm »
Ministério de Defesa estaria próximo de comprar helicópteros H135 da Helibras para FAB


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O Ministério de Defesa do Brasil estaria prestes a assinar um contrato bilionário com a Helibrás para compra de 15 helicópteros H135 para Força Aérea Brasileira.

De acordo com o site O Antagonista, o Ministério da Defesa estaria comprando sem concorrência os 15 helicópteros, com suporte logístico, no valor total estimado de US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão).

Os helicópteros devem fazer parte de um programa para aquisição de helicópteros de treinamento leve (TH-X) para FAB. Ainda de acordo com o site, fontes militares teriam dito que modelo H135 “não seria o melhor disponível no mercado, tanto do ponto de vista operacional como financeiro”.

A Helibras foi contratada anteriormente no governo Lula para o fornecimento de 50 aeronaves EC725 de maior porte para as três forças armadas brasileiras.

Através do contrato de 1,9 bilhão de euros, o helicópteros estão sendo montados em Itajubá, com transferência de tecnologia, embora a Airbus tenha adquirido 85% das ações da empresa brasileira, motivo pelo qual o contrato desperta dúvidas sobre o custo de todo projeto H-XBR para aquisição de 50 aeronaves EC725 para as três Forças.

A Helibras disse que não comentará sobre o assunto.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/brasil-ministerio-de-defesa-proximo-de-comprar-helicopteros-h135-da-helibras-para-fab-de-acordo-com-site
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #877 em: Setembro 20, 2020, 11:27:58 pm »
Aviação de Patrulha da FAB incorpora aeronaves remotamente pilotadas IAI Heron I


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O mês de agosto de 2020 marca a história da Aviação de Patrulha na Força Aérea Brasileira (FAB): o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan, com sede na Ala 12, incorporou o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) – Heron I. As modernas ARP’s, fabricadas pela Israel Aerospace Industries – IAI, denominadas na Força Aérea Brasileira como RQ-1150, são usadas por cerca de 20 países ao redor do mundo para dinamizar as operações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

A Polícia Federal do Brasil e o Comando da Aeronáutica (COMAER) firmaram um acordo de operação compartilhada de duas unidades do Heron I, proporcionando o aumento da capacidade operacional mútua. Para isso, foi publicada, em agosto de 2018, a DCA 11-114 – Diretriz de planejamento para a operação conjunta do Sistema ARP Heron, em proveito da Força Aérea Brasileira e da Polícia Federal.

Ainda nesse sentido, o Comando de Preparo (COMPREP) publicou, em 17 de outubro de 2018, a Portaria Nº 169/SCAD-30 criando o Grupo de Trabalho Sierra – GT Sierra, designando os militares responsáveis pela implantação e desenvolvimento da doutrina de operação desse vetor na Ala 12. Em novembro de 2019, ocorreu o primeiro voo da aeronave envergando a matricula da Força Aérea Brasileira – FAB 7820. A decolagem foi realizada a partir do aeródromo de Santa Cruz (SBSC), totalizando 40 minutos de voo.

Incorporação pelo Esquadrão Orungan


Em agosto de 2020, o GT-Sierra foi extinto e os seus meios materiais e recursos humanos foram incorporados ao Esquadrão Orungan. Com essa incorporação, foi ativada a Esquadrilha IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), no 1º/7º GAV. A função da Esquadrilha será disseminar conhecimentos e doutrinas relacionados ao emprego dos sensores imageadores aeroembarcados nas aeronave P-3AM e RQ-1150 Heron I.

De acordo com o Comandante do 1º/7º GAV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Carvalho Trope, o compartilhamento doutrinário entre os militares oriundos do GT-Sierra e do Esquadrão Orungan representa excelente oportunidade de desenvolvimento das atividades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento. “Também possibilita uma melhoria no resultado das missões e nos Produtos de Inteligência fornecidos pela Unidade Aérea”, explica.

Atualmente, o Esquadrão Orungan realiza diversas missões IVR com a aeronave P-3AM. Porém, a formação básica de seus tripulantes advém da Aviação de Patrulha. A criação de uma Esquadrilha IVR no 1º/7º GAV trará desenvolvimento do Esquadrão nessa vertente do emprego. O compartilhamento de expertises com os Oficiais e Graduados oriundos da Aviação de Reconhecimento poderá representar, inclusive, uma melhor utilização dos sensores aeroembarcados na aeronave P-3 Orion, incrementando a capacidade do Esquadrão na obtenção e interpretação de imagens, bem como auxiliando a confecção dos relatórios oriundos das missões realizadas pela Unidade.

Por outro lado, os militares que atuavam no Grupo de Trabalho Sierra passam a contar com toda a estrutura administrativa e operacional de uma Unidade Aérea. Além disso, os atuais operadores de equipamentos especiais do 1º/7º GAV também poderão ser utilizados no Quadro de Tripulantes do SARP Heron, compartilhando com os novos integrantes os conhecimentos adquiridos durante os 9 anos de operação da aeronave P-3AM no Brasil.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/09/18/aviacao-de-patrulha-da-fab-incorpora-aeronaves-remotamente-pilotadas-iai-heron-i/
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #878 em: Setembro 20, 2020, 11:49:50 pm »
Caça Gripen da FAB desembarca em solo brasileiro


O primeiro caça Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) já desembarcou do navio Elke no Porto de Navegantes em Santa Catarina.

Assista ao vídeo da chegada do navio e do desembarque do Gripen abaixo:

 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #879 em: Setembro 21, 2020, 10:45:09 pm »

IFFM4BR: Projeto do sistema IFF brasileiro
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #880 em: Setembro 24, 2020, 08:28:43 pm »
F-39E Gripen realiza primeiro voo em espaço aéreo brasileiro


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O voo ocorreu no trajeto entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP), nesta quinta-feira (24)

A primeira aeronave multimissão F-39E Gripen chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), no domingo, dia 20 de setembro, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia.

Na madrugada do dia 22 de setembro, o F-39E Gripen foi conduzido até o aeroporto de Navegantes, local de preparação para o primeiro voo em espaço aéreo brasileiro. O acompanhamento no trajeto foi feito por militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) de Canoas, Santa Maria e Florianópolis, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Santa Catarina. Outros órgãos também participaram da ação: Receita Federal, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAClique aqui para baixar a imagem originalN) e Bombeiros Voluntários de Navegantes.

O coordenador da atividade e Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira, destacou a importância da ajuda dos órgãos envolvidos. "Todos contribuíram para que a missão fosse realizada com sucesso, com total segurança", disse.

Este F-39E Gripen é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia. Após a preparação para o voo, realizada no aeroporto de Navegantes, o multimissão, desenvolvido em uma parceria entre Brasil e Suécia, decolou, nesta quinta-feira (24), de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP), acompanhado por duas aeronaves F-5M pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa. Dois helicópteros da FAB, um H-36 Caracal e um H-60L Black Hawk, foram mantidos de sobreaviso de Busca e Salvamento em Pirassununga (SP) e Clique aqui para baixar a imagem originalFlorianópolis, respectivamente, para qualquer eventualidade.

O pouso na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), ocorreu às 15h07. A aeronave ficará alocada no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), uma estrutura construída para a transferência de tecnologia, suporte e atualizações no ciclo de vida da plataforma na FAB. O objetivo é que o GFTC possa apoiar, nas áreas de engenharia, trabalhos de ensaios e testes, integração e modernizações, além de atuar no desenvolvimento de softwares de evoluções do projeto.

O F-39 Gripen, nos modelos E (monoposto) e F (biposto) será a mais moderna e avançada pClique aqui para baixar a imagem originallataforma multimissão atuando na defesa do espaço aéreo brasileiro. O avião será apresentado à sociedade em Brasília (DF), no dia 23 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Neste dia, em 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, destacou a importância do compartilhamento de experiências por meio da cooperação entre Brasil e Suécia. “O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”, declarou o Ministro.

Clique aqui para baixar a imagem originalPara o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a chegada da primeira unidade da aeronave F-39E Gripen é um grande marco para o projeto. "É uma imensa satisfação para a Força Aérea Brasileira ver esta aeronave voando em território nacional. O F-39E/F Gripen, novo multimissão da FAB, será a espinha dorsal da Aviação de Caça e veio para reafirmar o nosso compromisso em manter a soberania do País, defendendo os 22 milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade", ressalta o Tenente-Brigadeiro Bermudez, que assinou a autorização para o primeiro voo do F-39E Gripen em espaço aéreo brasileiro.

Gripen

O Gripen é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. Em diversas Forças Aéreas no mundo é o vetor responsável pela soberania e proteção da nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. O emprego dessa aeronave trará um importante salto qualitativo e tecnológico ao Brasil, com alguClique aqui para baixar a imagem originalns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB.

Ainda nesse contexto, o novo multimissão será empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto que serão realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset). A indústria de defesa nacional está envolvida no processo de desenvolvimento de estruturas, sistemas e aviônicos, na produção, ensaios em voo e capacitação para apoiar, manter e modernizar essa frota pelas próximas décadas.

As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção das aeronaves Gripen E/F para a FAB, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

 :arrow:  FAB



 

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« Responder #881 em: Setembro 26, 2020, 10:47:11 pm »
FAB intercepta aeronave suspeita sobre o estado do Pará


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A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta sexta-feira (25/09), sobre o Estado do Pará, uma aeronave classificada como suspeita, segundo informações de inteligência da Polícia Federal (PF), reforçando a capacidade de monitoramento e atuação na fronteira.

As ações, realizadas em conjunto com a PF, envolveram dois caças A-29 Super Tucano e um E-99, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).


A aeronave monomotor, modelo T210N Turbo Centurion II, foi identificada pelos radares e interceptada em ponto próximo à Serra do Cachimbo no sul do estado do Pará, sendo comandado o pouso em uma pista determinada para averiguação, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O monomotor não cumpriu as determinações dos órgãos de Defesa Aérea e evadiu-se, realizando pouso forçado em campo não preparado, localizado em uma área ao norte da Serra do Cachimbo, onde a Polícia Federal assumiu as ações. O piloto causou incêndio na aeronave e evadiu-se do local.


O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, destacou a prontidão da Defesa Aérea da FAB e o trabalho conjunto com os órgãos de segurança. “É importante ressaltarmos a prontidão da FAB e o trabalho conjunto com PF e outros órgãos de segurança. Cumprimos todos os procedimentos da Defesa Aérea e tudo transcorreu perfeitamente”, ressaltou.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto órgãos de defesa e de segurança pública.

 :arrow:  cavok.com.br/fab-intercepta-aeronave-suspeita-sobre-o-estado-do-para
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #882 em: Setembro 27, 2020, 04:15:55 pm »
Motor foguete S50 é embarcado na aeronave C-130


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O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), localizado em São José dos Campos (SP), realizou a primeira operação de embarque do motor foguete S50 na aeronave C-130 Hércules.

O exercício foi seguido de um voo local e desembarque do motor, a partir do aeródromo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), situado na cidade paulista. A atividade ocorreu no dia 10 de setembro e foi uma das etapas no desenvolvimento do projeto do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1).


Segundo o Gerente do Projeto VLM-1 e Coordenador da Operação, Major Engenheiro Rodrigo César Rocha Lacerda, a realização deste exercício foi de grande importância para o planejamento das futuras operações de lançamento do veículo suborbital VS-50 e do VLM-1. “A realização desta operação, com um motor S50 carregado, mas com propelente inerte, permitiu que diversos objetivos fossem cumpridos. Foi possível, por exemplo, testar os meios de solo e as carretas desenvolvidas para o transporte e embarque do motor, definir a amarração e preparo da carga, antes e após o embarque do motor na aeronave, permitindo um voo seguro. Além de treinar as equipes do IAE e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando às futuras operações de transporte dos motores para as campanhas de lançamento no CLA”, disse o Major.


Durante todo o trajeto do motor, partindo do Laboratório de Preparo e Integração (AIE-LPIN) no IAE, passando pelo embarque, voo e desembarque, o motor foguete S50 estava instrumentado. O objetivo era registrar todas as vibrações mecânicas, inerentes a este tipo de atividade, para serem analisadas pelos especialistas do IAE, visando obter dados para o transporte do motor com propelente ativo, no futuro.
 
A realização desta atividade contou com a participação de equipes do IAE pertencentes à Divisão de Integração e Ensaios (AIE), à Divisão de Projetos (APJ), à Segurança do Trabalho (VDIR-CS), da Gerência do Projeto VLM-1. Além da participação das equipes do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) e da empresa Avibras.

O Projeto do Veículo Lançador de Microsatélites (VLM-1)


O projeto VLM-1 tem como foco o desenvolvimento de um foguete destinado ao lançamento de cargas úteis especiais ou microssatélites (até 150kg) em órbitas baixas equatoriais, polares ou de reentrada, com três estágios a propelente sólido na sua configuração básica: dois estágios com o motor S50, com cerca de 10 toneladas de propelente, e um estágio orbitalizador, com o motor S44.

 :arrow:  FAB
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #883 em: Outubro 03, 2020, 02:01:15 am »
Exercício de ataque a embarcações em alto mar


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Objetivo é capacitar os estagiários do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR) no emprego de aeronaves em missões operacionais

O Esquadrão Joker (2°/5° GAV) participa, desde o dia 22, da terceira etapa do Exercício Técnico Rumba de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), que acontece na Ala 10, em Parnamirim (RN). Iniciado no dia 17/08, o Exercício Técnico envolve voos de Controle Aéreo Avançado e Ataque. Além do Esquadrão Joker, participam dessa fase o Esquadrão Phoenix (2°/7° GAV), Esquadrão Netuno (3°/7° GAV) e o 3° Distrito Naval (3° DN).

O objetivo é capacitar os estagiários do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR) no emprego de aeronaves em missões operacionais da respectiva Aviação. Também serve para realizar a manutenção operacional dos pilotos do Esquadrão Joker em missões de Ataque com características diferentes das normalmente treinadas na Unidade Aérea.

As aeronaves A-29 Super Tucano, operadas pelo 2°/5° GAV, decolam da Ala 10 e são guiadas pelas aeronaves P-95BM, que localizam embarcações inimigas figurativas, para realizarem ataques simulados até cerca de 110 km da linha do litoral. Esses alvos podem ser navios patrulhas da Marinha do Brasil ou, na ausência destes, navios mercantes que naveguem pela região e tenham autorização do 3° DN para participação no Exercício.

De acordo com o Chefe da Célula de Doutrina do 2°/5° GAV, Capitão Aviador Leonam Vitorino da Silva Soares Dias, a participação nessa missão permite o estudo, aplicação e análise de técnicas e táticas diferentes das normalmente treinadas na Unidade Aérea, expandindo a gama de conhecimentos dos instrutores, além da troca de experiências com outras Unidades Aéreas, e alinhamento de suas doutrinas de operação.

“A navegação a baixa altura durante grandes distâncias além do litoral, a busca pelos alvos isolados em ambiente com poucas referências e o julgamento para emprego do armamento, considerando o deslocamento dos alvos e as capacidades de autodefesa das embarcações militares, são os maiores desafios desse tipo de missão. Todos esses fatores exigem alto nível de estudo, preparação e conhecimento da aplicação dos sistemas da aeronave”, destaca o Oficial.

O Comandante do 2°/5° GAV, Tenente-Coronel José de Almeida Pimentel Neto, afirmou que o Exercício é um fator de motivação para os pilotos da Unidade Aérea, uma vez que podem participar de uma missão diferente da rotina do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA). “Essa é uma oportunidade para busca de novos conhecimentos e incremento da nossa doutrina operacional, buscando sempre a excelência operacional, característica marcante dos pilotos de caça”, completou o comandante.


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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #884 em: Outubro 07, 2020, 06:38:22 pm »
Treinador modernizado T-27M Tucano da FAB está quase pronto


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Objetivos são modernizar o painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes

Primeira aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) está em fase final do processo de modernização. O avião é empregado nos voos de instrução dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Nesta etapa, a aeronave também receberá nova pintura.

A modernização é realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais, e entre os objetivos estão a modernização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes.

Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.


A previsão inicial é de modernizar 42 aeronaves, até dezembro de 2022. As primeiras aeronaves de série serão entregues no primeiro semestre de 2021.

O Diretor do PAMA LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, destaca a relevância do processo de modernização das aeronaves. “Este é um avanço para a Força Aérea, de modo que será possível aprimorar a formação do Cadete da Aeronáutica, no que se refere ao voo por instrumentos, uma vez que o painel será modificado para atender aos modernos requisitos de navegação para voar no espaço aéreo brasileiro.

A modernização também trará uma solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos”, explicou o Oficial, destacando que o T-27 em fase final é o primeiro de dois protótipos.

O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, enalteceu a importância do trabalho realizado. “Nasce uma nova era do T-27 Tucano, a aeronave utilizada na formação dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira”, disse o Oficial-General.


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