Informação interessante, mas... no passado já tinha perguntado aqui qual a ideia por detrás da escolha do armamento do NPO.
Para simplificação da análise vamos ficar "em paz" com a missão e objectivos do NPO como a realidade o trouxe e não tentar fazer dele o que não é.
Existem (assim de repente) 3 hipóteses em cima da mesa para armamento principal: o Bofors de 57 mm, o Bofors de 40mm e o Typhoon de 30mm - alguém me explica qual as diferenças de uso possíveis com cada um dele, tendo em conta os sensores e as missões (ie, não quero abater aviões e/ou mísseis, por ex)? Pode um 30mm "convencer a parar" um barco de grandes dimensões ou será que o 40mm tem o mesmo "poder de choque", pelo que antes o primeiro por ser mais moderno? Haverá vantagem no maior "poder de choque" do 57mm e talvez do seu maior alcance (mas este maior alcance tem uso operacional)?
Claro que a vantagem/desvantagem óbvias do 40mm é ser gratuito / ser velho.
Mas, principalmente, o que me preocupa é não haver armamento secundário digno desse nome (suportes para HK 21 para mim não conta) em um barco deste tamanho - uma avaria e/ou RPG na peça principal e pode virar a 180º... será que nem uma simples 20mm (bastante útil até para aproximações mais "policiais") será instalada?