Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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pedro

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« Responder #420 em: Maio 26, 2006, 04:46:16 pm »
cada dia outra noticia e depois o pior e que eu ja nem sei se ha as karel doorman o nao? :?
Alguem me pode explicar isto.
Rui ja vi que nao sou o unico, infelizmente.
Cumprimentos
 

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Luso

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« Responder #421 em: Maio 26, 2006, 05:10:16 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Como esses dois navios não tinham os motores instalados, foi descoberta "rebarba" nas chapas.
O tirar da "rebarba" (leia-se rebarbar) levará dois anos.


A resposta para o mistério.
O descanso para as mentes inquietas.
A tranquilidade do inimigo
E do traidor.
As aliadas do cobarde
E do deslizador.

Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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luis filipe silva

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« Responder #422 em: Maio 26, 2006, 05:56:55 pm »
É pá!..
Isso dá pelo menos para três anos. Agora já compreendo o "deslize",
é em espiral.

O que dirá o caro MacAlberto?

Continuamos à espera do seu contributo esclarecedor acerca da contínua desinformação do governo e dos "media" em vez do nosso esbracejar histérico!...
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Luso

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« Responder #423 em: Maio 26, 2006, 05:58:19 pm »
Boa pergunta, Luís!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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JQT

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Re: ENVC
« Responder #424 em: Maio 26, 2006, 06:15:54 pm »
Tsahal:
Citar
Sugiro que envies um e-Mail ou telefones para a ENVC SA para assim saberes o motivo certo do atraso verificado na entrega dos NPOs. Talvez eles envie para ti um comunicado muito esclarecedor enviado para o Correio da Manhã.


...Talvez. Ou talvez digam ao Papatango o mesmo que me disseram a mim quando há dois anos pedi que me mandassem por email as mesmas imagens 3D que foram distribuídas à imprensa: «O senhor o que tem de fazer é mandar um pedido por escrito ao Conselho de Administração para ver se autorizam que lhe mandem esse material»...

Eu estou a imaginar como seria a reunião do Conselho de Administração dos ENVC SA: «Ponto 10 da reunião: devemos ou não enviar um email com imagens de divulgação dos NPOs a um indivíduo que telefonou para cá a pedi-las? Votos a favor? Votos contra? Abstenções? Muito obrigado. Que conste das actas que houve 0 votos a favor, 6 votos contra, e 2 abstenções. Ponto 11 da reunião: devemos ou não atribuir um prémio de produtividade às secretárias do Conselho de Administração?»

Empresas públicas. Casos perdidos.

JQT
 

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Leonidas

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« Responder #425 em: Maio 31, 2006, 12:53:28 am »
Saudações guerreiras

Em relação ás LFC/NPC, reparei num pormenor (água) que se encontra publicado onde indica que é têm a possibilidade de produzir água (6000 l/dia) doce tendo ainda um depósito de água com o volume de 10000L de água para 10 dias. Nada mau.

Mas o que realça e o que é mais “interessante” é que em relação aos NPO a possibilidade de produçaõ de água doce a bordo não existe ou, pelo menos, não está divulgada. Não sei se é importante ou não, mas é um pormenor que (possivelmente) tal como outros, por comparação, denota já uma certa antiguidade do projeto NPO, não acham? (atenção que não quero dizer com isto que os NPO não sejam válidos na mesma)

É com muita pena que em Portugal para se concretizar algo tão fundamental a todos os níveis e sobretudo para nós, se demore uma eternidade e, mesmo assim, deverá ser considerada com sorte a existência física de pelo menos 2 unidades. Um projeto que deve ter 10 anos de existência - senão mais – em que já deveriam terem sido todos construídos ou a finalizarem, e ainda estamos á espera de se decidirem quando é que devem mete-lo no ativo. Se se cumprir aquilo que está previsto e (Deus queira que sim) este só terá cerca de 20 anos até se partir a garrafa do último espumante no casco do último navio.

Neste espaço de tempo, pergunto quantas voltas o mundo já deu sobre só próprio e nós sempre com o mesmo barco? Não deveria ter sido preferível termos despachado isto o mais rápido possível e já estarmos, pelo menos com um protótipo de um NPO mais avançado? Será que não temos capacidade para mais?

Façamos votos que após a partida do contingente da GNR para Timor lá se resolvam de publicarem a LPM e despacharem os barcos para alto mar, bolas. Aaaaahhh, façamos votos quer não inventem mais desculpas. Isso é que é. Mto obr..

Ainda há estrangeiros interessados no projeto?

Cumprimentos
 

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P44

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« Responder #426 em: Junho 22, 2006, 10:37:26 am »
Citar
NACIONAL
JN Online - 22.06.06
Programa dos patrulhões sofre corte e já está atrasado um ano

Carlos Varela

O programa de aquisição de dez patrulhas oceânicos (NPO) para a Armada, em construção nos estaleiros de Viana do Castelo poderá perder dois navios, segundo admitiu, ontem, o ministro da Defesa, Luís Amado. O governante justificou o corte com a aquisição de duas fragatas e de mais três patrulhas de costa, mas adiantou também que o programa dos NPO está atrasado um ano. O ministro respondia a uma questão colocada pelo JN à saída do plenário na Assembleia da República, onde foi discutida a Lei de Programação Militar e um dos temas foi o do programa dos patrulhões - a designação comum dos patrulhas oceânicos -, lançado pelo deputado do PCP António Filipe.

O parlamentar mostrou-se preocupado com a "forma lenta e desacertada como prossegue a concretização do programa", quando, no seu entender, "se há programa em que as necessidades nacionais reclamam, o dos patrulhões está seguramente em primeiro lugar". Já fora do hemiciclo, no entanto, o ministro admitiu outros problemas associados ao NPO "Há um atraso no fabrico dos patrulhões de cerca de um ano. Estava prevista a entrega do primeiro navio para Maio deste ano, mas a última informação dos estaleiros é de que a entrega só vai ser possível em Maio do próximo ano". Na mesma linha, o programa passa de dez para oito NPO - além de dois navios de combate à poluição, se bem que ainda falte assinar o respectivo contrato-programa e o preço médio de cada navio será da ordem dos 20 milhões de euros -, um pouco pela aquisição de duas fragatas em segunda mão, eventualmente à Holanda, para substituir os dois navios da classe "João Belo", e três patrulhas costeiros.

Luís Amado explicou, no entanto, que a opção pelos três patrulhas "ainda está a ser debatido com a Marinha de Guerra". Se bem que o ponto de partida, segundo fontes militares, é o de que as duas novas fragatas poderão também cumprir missões de interesse público colmatando o corte em dois NPO, além de que os patrulhas costeiros, também a construir em Viana, poderão igualmente cumprir parte das missões atribuídas aos oceânicos. Fonte dos estaleiros de Viana do Castelo justificou, no entanto, ao JN, os atrasos com os problemas encontrados nos motores, provenientes de uma multinacional dinamarquesa e fabricados em Itália. "Há técnicos da fábrica em Viana do Castelo a tentarem resolver os problemas encontrados". Os motores foram escolhidos pela Marinha, pela credibilidade da fábrica em propulsores navais, mas a falha parece ter existido a nível do controlo de qualidade. No entanto, de acordo com a mesma fonte, os atrasos são inerentes ao facto de se tratar de um navio militar. "É muito diferente de construir um navio mercante, estamos todos a aprender", apontou, acrescentando que houve um excesso de optimismo pela parte dos vários sectores envolvidos no projecto.


Dúvidas na execução

O deputado do CDS/PP João Rebelo saudou o ministro da Defesa por a LPM constituir uma continuidade da anterior, "uma evolução positiva no pensamento estratégico do PS", mas salientou que a Lei "só é credível se tiver uma boa execução". Justificou as dúvidas com o facto de a cativação de verbas ter duplicado "de 20% em 2005 para 40% em 2006". Quanto à venda de material considerou-a "demasiado optimista" e que pode pôr em causa a afectação de 290 milhões de euros. O PCP, através de António Filipe, lembrou as críticas comunistas de "há cinco anos" relativamente à compra dos F-16, mas aplaudiu a concentração dos helicópteros, apoiada pelo socialista Marques Júnior. Henrique de Freitas, do PSD, classificou a LPM como a "lei da poupança militar", com Amado a responder que seria "absolutamente irresponsável"se não o fosse. Luís Fazenda, do BE, criticou que a revisão da lei seja feia em 2009 e não no ano anterior. A Lei deverá ser aprovada pelo PS com os votos contra do PCP e do BE e a abstenção do CDS e PSD.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Marauder

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« Responder #427 em: Junho 22, 2006, 01:11:26 pm »
Erg...as fragatas podem desempenhar o mesmo papel que os NPO..mas e daí..até dá para patrulhar a costa com porta-aviões....o custo operacional de tal acto é que será diferente.

  Só não percebo é porque assim de repente na próxima decada não se consiga 40 milhões para esses 2 NPOs...

 De resto...que venham elas..as holandesas  :twisted: !!
 

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TOMKAT

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« Responder #428 em: Junho 23, 2006, 12:41:44 am »
Citação de: "Marauder"

 De resto...que venham elas..as holandesas  :twisted: !!


E sem limalhas...

Por falar em limalhas, com tanta mudança de discurso, deve haver alguma limalha atravessada na garganta do ministro....
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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Leonidas

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« Responder #429 em: Junho 23, 2006, 12:49:48 am »
Saudações guerreiras.

São dois miseros NPO a custarem 20 milhoões de euros cada, segundo anda acircular por aí, que vão fazer a diferença para se adquirirem as fragatas. Ou seja, não se conseguem arranjar 40 milhões sem se mexer no numero de NPO´s?  :idea: Vamos por uma boia gigante com um cartaz (tipo prevenção rodoviária) anti-poluição. Educadamente pedesse para que os caniches de petroleiros (são eles os cães de guarda) façam cócó em zonas devidamente identificadas para o efeito. De seguida e como sabemos que podemos confiar nos petroleiros - somos todos civilizados, não é verdade - também vão limpar a ***** que fizeram, sem demoras. :idea:

Cá para mim as contas deverão ser outras. Como não á dinheiro por causa do santo défice, não há dinheiro. E se não há dinheiro, não há dinheiro. Com um pouco de sorte ainda trocam a quantidade de NPO por LFC, querem apostar? Não me admiraria nada. Esta última parte é especulação, até se confirmar. E não estou a srer irónico, atenção.

Daqui a uma ano teremos uns navios mais maduros, não pode ser tudo mau, bolas. Era o mais que faltava. E com um pouco de sorte lá se descobrem umas limalhas de ferro, que terá sempre, diga-se de passagem. O navio não é feito de madeira :mrgreen:  Nada que um bom bocado de zaracão não dê conta do recado.  :oops:

Porque não foi para ministro, carago!! Aiii!!!  :shock:  Carago não, carago!!  :oops:  

Cumprimentos
 

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Rui Elias

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« Responder #430 em: Junho 23, 2006, 09:25:37 am »
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Na mesma linha, o programa passa de dez para oito NPO - além de dois navios de combate à poluição,(...)


Mas julgo que era o que estava previsto:

8 + 2, ou seja 10 unidades, sendo que 2 eram para combate à poluição.

Será que o Ministro se refere ao programa inicial de 12 unidades e que depois, não oficialmete teria já sido reduzido para 10 (incluindo as 2 para combate à poluição por hidrocarbonetos)?
 

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Miguel

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« Responder #431 em: Junho 23, 2006, 11:51:33 am »
Nao Rui

O que esta agora previsto é:

6 NPO + 2 NCP + 5 LFC
 

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emarques

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« Responder #432 em: Junho 23, 2006, 01:08:36 pm »
Citação de: "Miguel"
Nao Rui

O que esta agora previsto é:

6 NPO + 2 NCP + 5 LFC


Tem alguma fonte que nos possa indicar para esses números, ou foi inspiração divina? Pode-se dizer que isso é o mais provável, mas para afirmar assim com essa certeza toda suponho que tenha algo em que se apoiar.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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Rui Elias

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« Responder #433 em: Junho 23, 2006, 04:55:23 pm »
Do que eu entendo da leitura (oito, além dos 2 para combate á poluição), quer dizer 8 + 2.

Mas pode o jornalista ter-se expressado mal.
 

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luis filipe silva

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« Responder #434 em: Junho 23, 2006, 05:30:16 pm »
Leónidas tinha escrito:

Citar
Em relação ás LFC/NPC, reparei num pormenor (água) que se encontra publicado onde indica que é têm a possibilidade de produzir água (6000 l/dia) doce tendo ainda um depósito de água com o volume de 10000L de água para 10 dias. Nada mau.


Como veêm caros foristas, são dois projectos que metem muita água.
Em experiências recentes, cortou-se o número de navios, para não provocar falta de água.
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saudações:
Luis Filipe Silva