Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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TOMKAT

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« Responder #375 em: Abril 12, 2006, 09:08:38 pm »
Citação de: "Lancero"
Pois é, os motores lá vão outra vez para a fábrica ser limpos e tal, só depois regressam e são, novamente, montados nos dois navios. Confirma-se, tinham lá dentro (mesmo) nada mais nada menos que... limalhas de ferro. Muitas, imensas... A justificação é uma 'falha' no controlo de qualidade da Wartsilang


Coisa estranha....
Limalhas de ferro dentro de um motor???
Chamar "falha" no controle de qualidade é demasiado lisongeiro para o construtor!!!

Um motor é constituído por várias partes, o bloco do motor não é uma peça única, na fase de montagem do mesmo essas limalhas seriam detectadas...
A não ser que houvesse algum defeito nalguma peça do motor e ao testá-lo provocasse o aparecimento dessas limalhas...
E logo em dois motores...

Só pode ser mesmo defeito de componentes do motor.

Bom como compensação, a ser verdade, fica a certeza de que não somos os únicos incompetentes do mundo....
Não estamos sós... :?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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« Responder #376 em: Abril 12, 2006, 09:22:37 pm »
O governo e a Marinha ou os ENVC vão receber alguma compensação pelo atraso na entrega, dos navios, que esta "falha" de controlo de qualidade provocou? Se sim, qual?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Luso

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« Responder #377 em: Abril 12, 2006, 10:08:38 pm »
Shhh...
O que interessa é a desculpa. Não faças ondas, Get it...
Get it? :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Get_It

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« Responder #378 em: Abril 12, 2006, 10:28:13 pm »
Citação de: "Luso"
Shhh...
O que interessa é a desculpa. Não faças ondas, Get it...
Get it? :roll:
Mas bem, vou fazer uma sande de fiambre, mas primeiro é melhor verificar bem dentro do pacote para ver se não tem limalhas de ferro... pois como este controlo de qualidade anda nos dias de hoje... nunca se sabe!

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Luso

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« Responder #379 em: Abril 12, 2006, 11:18:56 pm »
Estava a ser irónico! :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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P44

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« Responder #380 em: Abril 13, 2006, 12:08:43 pm »
Bom, já não é segredo.... :arrow:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... al=11&p=94

Citar
Economia  
 
 

2006-04-13 - 00:00:00

Navios - Entrega à Marinha só no início de 2007
Motores atrasam dois patrulhões

Os primeiros dois navios-patrulha oceânicos (os NPO 2000, conhecidos como ‘patrulhões’) só poderão ser entregues à Marinha em Março e Junho de 2007. Fica assim comprometido o prazo contratual de Maio de 2006 para a entrega da primeira embarcação, assinado no tempo de Paulo Portas.

Os ‘patrulhões’, que estão a ser construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, foram alvo recentemente de um ‘estranho’ episódio: dois motores (W26) que chegaram da fábrica italiana da Wartsilang (empresa escolhida pelo anterior ministro da Defesa para fornecer os motores para as embarcações) revelaram uma série de impurezas que afectavam os circuitos de arrefecimento da água.

Segundo apurou o CM, essas impurezas eram limalhas de ferro que se encontravam espalhadas no interior do sistema de refrigeração dos motores. Responsáveis dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo confirmaram que as máquinas não estavam em condições, mas adiantaram que o fabricante assumiu todas as responsabilidades e vai limpar integralmente os motores, “sem qualquer custo adicional”.

Os estaleiros afastaram a possibilidade de qualquer tipo de sabotagem e atribuem o incidente a uma falha no controlo de qualidade da fábrica italiana. Os defeitos nos motores apenas foram detectados em testes realizados em Portugal e imediatamente assumidos pelo fabricante. Os motores – que já estavam instalados – serão agora desmontados.

OS NAVIOS DE PAULO PORTAS

Os dez navios-patrulha (dois destinados ao combate à poluição) foram encomendados por Paulo Portas aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. No passado dia 1 de Outubro teve lugar a cerimónia de flutuação dos dois primeiros cascos dos NPO (baptizados de Viana do Castelo e Foz) e tudo parecia correr bem até à montagem dos motores vindos de Itália.

A construção dos NPO, de cinco lanchas de fiscalização costeira e de um navio polivalente logístico, implica um investimento de 680 milhões de euros até 2014, e encontra-se ao abrigo da Lei de Programação Militar. Em Junho de 2007 deverá ser entregue o segundo patrulha à Armada, seguindo-se, em 2008 e 2009, as entregas dos navios de combate à poluição.

Miguel Alexandre Ganhão
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #381 em: Abril 13, 2006, 05:40:20 pm »
Como é que tal coisa pode ter acontecido?
Para o pessoal aqui do forum que é "cromo", neste tipo de coisas, este fornecedor tem boa reputação? Esta situação é normal?
Acho isto tudo muito estranho, mas pelo menos não é culpa dos Tugas, o que já é bom!  :shock:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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emarques

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« Responder #382 em: Abril 13, 2006, 06:10:54 pm »
Citar
mas adiantaram que o fabricante assumiu todas as responsabilidades e vai limpar integralmente os motores, “sem qualquer custo adicional”.

Que bom. Fizeram merda, atrasaram-nos a vida, mas ao menos não nos vão levar dinheiro por isso...  :roll:
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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antoninho

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« Responder #383 em: Abril 13, 2006, 07:50:14 pm »
GRANDA LATA..... FAZEM MERDA.......ninguem assume qual o problema dos motores depois.... por portas e travessas.....alguém o diz.... e não é que os jornais o  sabem.......publicam a noticia e pasme-se a arrogancia..... assumem o custo da despesa do inconveniente........como pode ser tanta a  merda..... então garantias, não eram dadas ?
AHHHHHH OS GAJOS JÁ ESTAVAM NA SUA MAIORIA DE FÉRIAS DE PASCOA....EU LOGO VI, AGUENTA-TE ZÉ......
 

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TOMKAT

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« Responder #384 em: Abril 14, 2006, 06:42:44 pm »
Juntando as muitas pontas soltas de toda esta história mal contada...
 
...atrasos na concretização do projecto...
...assumir de responsabilidades de um responsável dos estaleiros..
...alterações ao projecto pedidas pela Marinha...
...limalhas que aparecem no sistema de refrigeração dos motores...
...o assumir pela Wartsilang das despesas da reparação/limpeza dos motores...
...o silêncio da Marinha em todo este assunto.

Baralhando tudo e voltando a dar, surge uma hipótese em que todos os dados encaixam e que poderá explicar o problema dos motores.

O sistema de refrigeração de um motor de um navio óbviamente não se confina ao motor.
Todos os motores são refrigerados por água recolhida do exterior, no meio onde o navio está a navegar.
Essa água é conduzida para o motor e retorna para o exterior após fazer o seu trabalho...de arrefecimento através de um circuito metálico, presumo.

Um fornecedor de motores só se limita a fornecer o motor e os sistemas eléctricos e auxiliares do mesmo, no limite poderá fornecer as tubagens para o circuito de refrigeração em "bruto".
Para este circuito de água são necessárias canalizações que conduzem a água ao motor, cuja montagem deverá ser da responsabilidade do estaleiro.

-Se foram pedidas alterações ao projecto pela Marinha...
-Se essas alterações implicaram correções aos circuitos de refrigeração dos motores...
-Se nessas alterações (cortes) escaparam limalhas para o própiro circuito por negligência...
-Se, estando os navios na água, foi feito um ensaio aos motores, essas limalhas naturalmente foram encaminhadas para os motores, provavelmente causando alguns danos nos motores...

Então é natural que um responsável dos ENVC assuma responsabilidades
pelo problema e que o construtor dos motores se preste a desmontar e retirar os motores sem encargos, e fazer publicidade disso, pois a encomenda de motores ainda está numa fase inicial, e um cliente satisfeito é sempre um factor a ter em conta, especialmente quando esse cliente não "navega" em dinheiro.
O silêncio da Marinha...é natural para não ficarem expostos, devido aos tais pedidos de alterações ao projecto.


Especulações....
Pelo pouco que saíu a público só se pode especular, .... mas assim as peças do puzzle encaixam. :?
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emarques

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« Responder #385 em: Abril 14, 2006, 07:10:35 pm »
Eu pensei nessa possibilidade, mas isso não parece encaixar com esta parte do artigo:

Citar
Os estaleiros afastaram a possibilidade de qualquer tipo de sabotagem e atribuem o incidente a uma falha no controlo de qualidade da fábrica italiana. Os defeitos nos motores apenas foram detectados em testes realizados em Portugal e imediatamente assumidos pelo fabricante.

Escrito desta maneira, aquele "assumidos pelo fabricante" parece significar que eles reconhecem que a culpa pelo defeito terá sido deles e não do estaleiro. Até podia ser que aceitassem arranjar os motores sem custo adicional para manter o cliente satisfeito, mas não sei se aceitariam que o cliente andasse por aí a dizer que a culpa era de controlos de qualidade inadequados no fornecedor.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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TOMKAT

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« Responder #386 em: Abril 14, 2006, 09:02:09 pm »
Citação de: "emarques"
Eu pensei nessa possibilidade, mas isso não parece encaixar com esta parte do artigo:

Citar
Os estaleiros afastaram a possibilidade de qualquer tipo de sabotagem e atribuem o incidente a uma falha no controlo de qualidade da fábrica italiana. Os defeitos nos motores apenas foram detectados em testes realizados em Portugal e imediatamente assumidos pelo fabricante.
Escrito desta maneira, aquele "assumidos pelo fabricante" parece significar que eles reconhecem que a culpa pelo defeito terá sido deles e não do estaleiro. Até podia ser que aceitassem arranjar os motores sem custo adicional para manter o cliente satisfeito, mas não sei se aceitariam que o cliente andasse por aí a dizer que a culpa era de controlos de qualidade inadequados no fornecedor.


Ponderei essa hipótese também, mas é difícil (não impossível) de entender como uma empresa desta dimensão tem falhas de qualidade deste calibre, especialmente quando a falha é atribuida ao sistema de refrigeração.

O sistema de refrigeração de um motor, exceptuando a bomba que força a circulação da água, não tem partes móveis.
É um circuito simples, e água entra no bloco do motor ou noutros sistemas a refrigerar, e é devolvida ao exterior após executar a sua função, que é refrigerar.

As falhas, a terem existido com origem no fabricante, teriam que estar localizadas na dita bomba.

Mas estas palavras são só especulação.
Talvez haja algum especialista no fórum que explique bem a mecânica destes motores, para se poderem retirar ilações factuais, pois a informação não é fornecida por quem o deveria fazer, o que só nos permite especular.

Por aquilo que conheço de motores e pelas pistas fornecidas, os caminhos para as respostas circunscrevem-se ás hipóteses apresentadas.

Onde pára o gabinete de imprensa da Marinha????
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TaGOs

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« Responder #387 em: Abril 17, 2006, 12:46:31 pm »
Alguem viu ontem o jornal na noite na rtp1?

Parece que Portugal esta a tentar vender os npo e os navios patrulha costeira a Angola, e tambem sistemas de comunicações.
 

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« Responder #388 em: Abril 17, 2006, 01:15:33 pm »
Citação de: "TaGOs"
Alguem viu ontem o jornal na noite na rtp1?

Parece que Portugal esta a tentar vender os npo e os navios patrulha conteira a Angola, e tambem sistemas de comunicações.


 Navios Identicos ou OS NPOs das Limalhas em concreto???? :?
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TaGOs

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« Responder #389 em: Abril 17, 2006, 01:26:03 pm »
identicos