At 2,200 tons it is large for a corvette and is designated as a frigate by NATO
The cost was estimated at US$120–150m/ship
Contra os 1850t e 40/50 milhões dos NPO.
Eu ficava contente se fizessem mais uns quantos NPO, os de combate à poluição e só depois pensava-se em criar uma nova classe de navios para ambientes mais "complexos" (ex: missões anti-pirataria). A presença de um helicóptero nesses navios é para mim essencial e não precisam de ser capazes de fazer missões anti-submarino, basta ter uma 12.7mm para o patrulhamento e ser capaz de voar de noite e com más condições atmosféricas.
Independentemente de para a NATO ser uma fragata estamos a falar de diferenças de 350 toneladas e na casa dos 30 milhões de euros (no caso dos OPV Chilenos que já vêm com hangar e peça bofors de 40 mm e ficaria na casa dos 20/25 milhões num total de 70 milhões), com sensores e armamento completo (sistema de curto alcance barak/mistral, misseis anti - navio e sensorização), ficando um navio com capacidades muito superiores à dum NPO 2000 (quando por exemplo se manda uma fragata para combater a pirataria, os custos de combustível, manutenção, tripulação, etc, são diferentes entre uma corveta ou NPO artilhado já que por norma por exemplo a fragata leva 196 indivíduos contra uma centena de um OPV).
Agora, também sempre fui da opinião que é preferível os NPO 2000 às actuais corvetas com 40 anos de serviço e percebo perfeitamente que o país como está não tenha 20/30 milhões (para gastar uns 70/80 milhões por navios) em unidades com capacidade superior para algo mais que patrulha a ZEE portuguesa. Aliás, quando o Chamites que participou na construção da Classe Viana do Castelo provou que o navio pode perfeitamente suportar esses sensores, armamento e até um hangar (telescopico?), de forma alguma me opunha a construírem os restantes bem como a versão de combate à poluição (mais tarde houvesse dinheiro remodelava-se armamento e sensores). No entanto sempre alertei para o preço já que temos OPV a 43/45 milhões novos, com hangar já de raiz, peça superior e outros sensores.

Não existindo dinheiro, com a conclusão de que é muito caro manter as corvetas com 40 anos em serviço e sem a construção dos restantes NPO2000 e NCP2000, resta ver que "negócio de ocasião" aí vem...

Saudações