Os ENVC já fazem isto com petroleiros com mais de 40 anos, dando-lhes mais 30 de extensão de vida, com manutenção adequada obviamente. O engraçado é que não seria de esperar manutenção extra, pois todos os painéis com oxidação seriam removidos.... Acredite se 1 petroleiro com 40 anos consegue ter mais 30 de vida útil com 1 processo destes, o mesmo seria de esperar das corvetas, pois os processos que levam a uma situação de stress da estrutura envolvida não é muito diferente de uma corveta para um petroleiro ou um cargueiro
Sim fizeram-se extensões de vida a petroleiros e outros cargueiros, a maioria deles monocasco , proibidos de navegar em águas Europeias, pelas legislação mais actual.
Os Armadores nao podiam continuar a navegar com eles, então trataram de os restaurar para vender a Países Africanos e Asiáticos onde as normas de segurança são bem menos exigentes!
Restauraram-se aqui navios onde literalmente com um pontapé se abria um buraco no casco, mas, com umas toneladas de aço novo fica pronto para navegar mais 30 anos em....África
Mas numa corveta das nossas é completamente impossível!!!!
No 10 de Junho de 2008 por curiosidade técnica fui visitar uma corveta que estava aqui em Viana.
É impossível fazer uma extensão de vida com um nível de modernização de um NPO naquelas verdadeiras relíquias!