Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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PCartCast

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2775 em: Dezembro 18, 2010, 12:33:29 am »
Citação de: "Edu"
Citação de: "PCartCast"
Pergunta indiscreta....

O que acham da modernização geral, talvez com extensão da estrutura, das corvetas em vez dos NPO...

Eu pessoalmente gosto das corvetas, para além de ser 1 projecto português, deu origem a várias classes de corvetas de outros países, como as espanholas Descubierta ou as Argentinas Meko-150.

Poupava-se no material, continuava 100% nacional, e dotava-se as corvetas de equipamento mais moderno.

Os ENVC já a muitos anos que fazem extensões de petroleiros e cargueiros de forma a que consigam levar mais carga. Penso que seria preciso 1 novo estudo de estabilidade do navio, mas não muito mais do que isso...

Se quisessem continuar com os NPO até podiam usar a estrutura existente das corvetas em vez de as mandarem para a sucata.

Desculpem alguma imprecisão, mas não sou Engenheiro Naval.

Torna-se obvio que não é nem engenheiro naval nem engenheiro de nenhuma outra área. Sabe o que é fadiga dos materiais? Desgaste por corrosão? Ou tem noção de qualquer outro processo de degradação natural dos materiais com o tempo?

É que nem é preciso falar da desactualização tecnológica da estrutura das corvetas, só o facto de elas operarem à tanto tempo e com tantos ciclos de desgaste as torna inviaveis de sofrerem qualquer tipo de modernização ou de extenção de vida a longo prazo, é muito mais barato fazer navios novos do que estar a dar manutenção a navios com mais de 40 anos em cima e que foram projectados para talvez operarem durante não mais de 30.

Qualquer dia até se falaria em fazer um upgrade à fragata D. Fernando e Gloria e já não se precisava das Meko.

Os ENVC já fazem isto com petroleiros com mais de 40 anos, dando-lhes mais 30 de extensão de vida, com manutenção adequada obviamente. O engraçado é que não seria de esperar manutenção extra, pois todos os painéis com oxidação seriam removidos.... Acredite se 1 petroleiro com 40 anos consegue ter mais 30 de vida útil com 1 processo destes, o mesmo seria de esperar das corvetas, pois os processos que levam a uma situação de stress da estrutura envolvida não é muito diferente de uma corveta para um petroleiro ou um cargueiro.

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2776 em: Dezembro 18, 2010, 01:46:56 am »
Citar

Os ENVC já fazem isto com petroleiros com mais de 40 anos, dando-lhes mais 30 de extensão de vida, com manutenção adequada obviamente. O engraçado é que não seria de esperar manutenção extra, pois todos os painéis com oxidação seriam removidos.... Acredite se 1 petroleiro com 40 anos consegue ter mais 30 de vida útil com 1 processo destes, o mesmo seria de esperar das corvetas, pois os processos que levam a uma situação de stress da estrutura envolvida não é muito diferente de uma corveta para um petroleiro ou um cargueiro


Sim fizeram-se extensões de vida a petroleiros e outros cargueiros, a maioria deles monocasco , proibidos de navegar em águas Europeias, pelas legislação mais actual.
Os Armadores  nao podiam continuar a navegar com eles, então trataram de os restaurar  para vender a Países  Africanos e Asiáticos onde as normas de segurança são bem menos exigentes!
Restauraram-se aqui navios onde literalmente com um pontapé se abria um buraco no casco, mas, com umas toneladas de aço novo fica pronto para navegar mais 30 anos em....África :mrgreen:

Mas numa corveta das nossas é completamente impossível!!!!

No 10 de Junho de 2008  por curiosidade técnica fui visitar uma corveta que estava aqui em Viana.
É impossível fazer uma extensão de vida com um nível de modernização de um NPO naquelas verdadeiras relíquias!
 

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zawevo

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2777 em: Dezembro 18, 2010, 05:26:45 pm »
Caro Senhor PCartCast,

Os métodos de construção nestes últimos 40 anos evoluíram imenso. Estar a gastar dinheiro em estruturas antigas é deitar dinheiro à rua.

As corvetas foram projectadas para uma realidade bastante diferente do necessário actualmente. Elas continuaram na Marinha porque depois da guerra colonial não as conseguiram vender, e como na Marinha havia pouco dinheiro e outras necessidades mais prementes elas foram ficando, fazendo-se pequenas modificações para embaratecer a operação desmilitarizando-as e passando a executar missões de interesse público. Mas o tempo não perdoa principalmente em equipamentos que operam em meios muito agressivos como no Atlântico Norte.

Os NPO também são projecto nacional, mas o que falhou foi a concretização dum plano de pormenores compatível com os requisitos da Marinha (pelo que tenho lido na imprensa). Ainda hoje me pergunto o que têm andado a fazer a equipa da Marinha destacada no ENVC. Não eram eles que tinham que dar o seu acordo aos desenhos de pormenor feitos pelos serviços técnicos dos ENVC antes deles passarem para execução em doca? Não eram eles que tinham que transmitir à equipa de projecto dos ENVC as normas técnicas usadas pela Marinha? Não havia diálogo entre a equipa da Marinha e o gabinete de projectos dos ENVC?

Os responsáveis por este enorme atraso talvez seja a Marinha em grande medida pois não entregou um projecto completo ao estaleiro e quando este começou a construir deixaram andar "acordando" muito tarde para os desvios das normas.

Espero que um dia esta história seja cabalmente esclarecida para que os erros não voltem a ser repetidos.

Cumprimentos,

z
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2778 em: Dezembro 18, 2010, 08:58:04 pm »
Ex.mo  Zawevo

Citar
6 — No âmbito da gestão técnica contratual, as competências da
MAF são as seguintes:
a) Aprovar as peças do projecto, do caderno de provas, das especificações
de materiais, da documentação técnica e logística, do plano de
treino, dos lotes de sobressalentes e ferramentas e de outros elementos
que, nos termos do contrato, tenham de ser sujeitos à aprovação do
Ministério da Defesa Nacional;
b) Acompanhar as provas de entrega e de aceitação e aprovar os seus
resultados nos termos do anexo C em representação do Estado;
c) Aprovar a composição dos bens de apoio logístico (lotes de ferramentas
e de sobressalentes) e dos respectivos preços, em conformidade
com o anexo D;
d) Proceder à aprovação dos sistemas, dos equipamentos e dos componentes
principais propostos pela ENVC, nos casos em que correspondam
a marcas, modelos e tipos que não estejam expressos no anexo B;
e) Promover o fornecimento do material, da informação e dos serviços
da responsabilidade do Ministério da Defesa Nacional, nos termos
previstos na cláusula 22.ª do contrato e no anexo E;
f) Diligenciar junto da Marinha a nomeação dos participantes no
acompanhamento do desenvolvimento de software, nos termos e condições
previstos na alínea k) do n.º 1 da cláusula 6.ª do contrato e no
anexo O;
g) Decidir, por escrito, quanto a modificações de classe III, tal como
definidas no n.º 6 da cláusula 47.ª e no anexo D;
h) Verificar o cumprimento, por parte da ENVC, das obrigações de
garantia técnica e logística e de garantia de continuidade do apoio técnico
e logístico, nos termos previstos na cláusula 28.ª e nos anexos D e Q;
i) Dirigir temporariamente todo o pessoal que integre as primeiras
guarnições, que assista ou participe em provas e em acções de formação
e treino ou que desempenhem outras funções que se revelem
necessárias;
j) Promover a formação e treino das guarnições;
l) Promover a articulação entre a ENVC e a Marinha para a integração
dos navios, designadamente nas áreas de apoio técnico, da informação
logística do abastecimento, e para o apetrechamento dos organismos de
manutenção do 2.º e 3.º escalões.

Ja ca temos a MAF (Missao de Acompanhamento e Fiscalização) para as LFC`s
Onde apenas um dos elementos acumula funçoes com os NPO`S

Citar
chefiada por um oficial superior da Marinha e integra
um máximo de 12 elementos pertencentes aos quadros da Marinha,
nomeados, em comissão normal, pelo Ministro da Defesa Nacional, sob
proposta do Chefe do Estado -Maior da Armada.
3 — Sob proposta do Chefe do Estado -Maior da Armada, são nomeados
os militares abaixo mencionados para integrarem a MAF:

22179, capitão -de -mar -e -guerra, EMQ, José Manuel Modas Daniel. Chefe da missão.
20189, capitão -tenente, EN -MEC, Paulo Alexandre Marques Pires da Silva. Oficial adjunto para a arquitectura naval e integração de sistemas.
501186, capitão -tenente, EN -AEL, João Paulo Simões Madeira.Oficial adjunto para os sistemas de produção e distribuição de
energia e de armas, sensores e electrónica.
22893, primeiro -tenente, AN, Luís Miguel Belém Rocha. Oficial adjunto para a logística, gestão orçamental e financeira.
Nota. — Acumula funções na MAF NPO/NCP.
9100496, primeiro -tenente, TSN, Filipe José dos Santos Coutinho. Oficial adjunto para os sistemas de produção e auxiliares da
plataforma.

ABRAÇO
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2779 em: Dezembro 19, 2010, 08:59:20 pm »
Citação de: "chaimites"
Ex.mo Zawevo

Citar
6 — No âmbito da gestão técnica contratual, as competências da
MAF são as seguintes:
a) Aprovar as peças do projecto, do caderno de provas, das especificações
de materiais, da documentação técnica e logística, do plano de
treino, dos lotes de sobressalentes e ferramentas e de outros elementos
que, nos termos do contrato, tenham de ser sujeitos à aprovação do
Ministério da Defesa Nacional;
b) Acompanhar as provas de entrega e de aceitação e aprovar os seus
resultados nos termos do anexo C em representação do Estado;
c) Aprovar a composição dos bens de apoio logístico (lotes de ferramentas
e de sobressalentes) e dos respectivos preços, em conformidade
com o anexo D;
d) Proceder à aprovação dos sistemas, dos equipamentos e dos componentes
principais propostos pela ENVC, nos casos em que correspondam
a marcas, modelos e tipos que não estejam expressos no anexo B;
e) Promover o fornecimento do material, da informação e dos serviços
da responsabilidade do Ministério da Defesa Nacional, nos termos
previstos na cláusula 22.ª do contrato e no anexo E;
f) Diligenciar junto da Marinha a nomeação dos participantes no
acompanhamento do desenvolvimento de software, nos termos e condições
previstos na alínea k) do n.º 1 da cláusula 6.ª do contrato e no
anexo O;
g) Decidir, por escrito, quanto a modificações de classe III, tal como
definidas no n.º 6 da cláusula 47.ª e no anexo D;
h) Verificar o cumprimento, por parte da ENVC, das obrigações de
garantia técnica e logística e de garantia de continuidade do apoio técnico
e logístico, nos termos previstos na cláusula 28.ª e nos anexos D e Q;
i) Dirigir temporariamente todo o pessoal que integre as primeiras
guarnições, que assista ou participe em provas e em acções de formação
e treino ou que desempenhem outras funções que se revelem
necessárias;
j) Promover a formação e treino das guarnições;
l) Promover a articulação entre a ENVC e a Marinha para a integração
dos navios, designadamente nas áreas de apoio técnico, da informação
logística do abastecimento, e para o apetrechamento dos organismos de
manutenção do 2.º e 3.º escalões.

Ja ca temos a MAF (Missao de Acompanhamento e Fiscalização) para as LFC`s
Onde apenas um dos elementos acumula funçoes com os NPO`S

Citar
chefiada por um oficial superior da Marinha e integra
um máximo de 12 elementos pertencentes aos quadros da Marinha,
nomeados, em comissão normal, pelo Ministro da Defesa Nacional, sob
proposta do Chefe do Estado -Maior da Armada.
3 — Sob proposta do Chefe do Estado -Maior da Armada, são nomeados
os militares abaixo mencionados para integrarem a MAF:

22179, capitão -de -mar -e -guerra, EMQ, José Manuel Modas Daniel. Chefe da missão.
20189, capitão -tenente, EN -MEC, Paulo Alexandre Marques Pires da Silva. Oficial adjunto para a arquitectura naval e integração de sistemas.
501186, capitão -tenente, EN -AEL, João Paulo Simões Madeira.Oficial adjunto para os sistemas de produção e distribuição de
energia e de armas, sensores e electrónica.
22893, primeiro -tenente, AN, Luís Miguel Belém Rocha. Oficial adjunto para a logística, gestão orçamental e financeira.
Nota. — Acumula funções na MAF NPO/NCP.
9100496, primeiro -tenente, TSN, Filipe José dos Santos Coutinho. Oficial adjunto para os sistemas de produção e auxiliares da
plataforma.

ABRAÇO


E para quando o início da construção das LFC's . Melhor dizendo , quando poderei ver uma no porto do Funchal ?
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2780 em: Dezembro 20, 2010, 02:49:04 am »
Boas!

  Patrulha entregue à Marinha dia 30

 
 O NRP Viana do Castelo tem entrega prevista para dia 30, depois das provas de mar feitas com sucesso.



Abraço
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2781 em: Dezembro 20, 2010, 10:21:08 am »
É entregue mas fica em VdC não é? Pelo menos é isso que diz o Público.

Isso lixa a minha ideia de fazer uma peregrinação do fórum para assistir...  :(
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2782 em: Dezembro 20, 2010, 12:59:29 pm »
Boas!

Gostam mesmo de Viana!

Nem depois do navio entregue querem ir embora!

Parece que querem fazer a formação da guarnição aqui em Viana do Castelo.

Em Viana do Castelo ja nos habituamos a ver os nossos marinheiros pela cidade, um dia destes temos aqui uma base naval! :mrgreen:

Podias era organizar uma peregrinaçao para uma visita guiada ao NRP Viana do Castelo
 

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LuisC

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2783 em: Dezembro 21, 2010, 02:39:53 am »
Só pelo que já tanto se escreveu sobre os ditos e pelas 186 páginas do tópico, acho que o pessoal do fórum já merecia uma visita guiada ao NRP Viana do Castelo. :D
 

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P44

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2784 em: Dezembro 23, 2010, 06:20:30 pm »
então depois de 5 anos de provas ao cais e 1 ano de provas de mar, o  que se segue , a prova de subida ao Mosteiro de Santa Luzia?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2785 em: Dezembro 23, 2010, 08:27:07 pm »
Boas!

Antes de mais quero desejar um bom Natal a todos os utilizadores deste forum

 Deve seguir-se um bilhete de ida para a Nigéria!  :mrgreen:

O Mnistro da defesa Nigeriano ficou encantado com o navio,  queria 4, mas, quando soube do preço, reduziu a parada para dois!

Mais depressa veremos um NPO a combater piratas no golfo da Guiné que no Alfeite!  (é so a minha opinião)
 


Abraço
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2786 em: Dezembro 24, 2010, 04:48:34 pm »
Chaimites

quer dizer que o Viana do Castelo irá JÁ ser vendido ?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Edu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2787 em: Dezembro 24, 2010, 05:47:07 pm »
Tinha ficado com a ideia de que seria o próximo NPO, o Figueira da Foz, a ser vendido. É que este já está até pintado com as cores e designações da marinha Portuguesa.
 

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P44

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2788 em: Dezembro 24, 2010, 05:51:02 pm »
Citação de: "Edu"
Tinha ficado com a ideia de que seria o próximo NPO, o Figueira da Foz, a ser vendido. É que este já está até pintado com as cores e designações da marinha Portuguesa.


Ambos estão pintados com as cores da MP...desde que foram construidos

(foto de 2005)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Edu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2789 em: Dezembro 24, 2010, 06:21:51 pm »
Citação de: "P44"
Citação de: "Edu"
Tinha ficado com a ideia de que seria o próximo NPO, o Figueira da Foz, a ser vendido. É que este já está até pintado com as cores e designações da marinha Portuguesa.


Ambos estão pintados com as cores da MP...desde que foram construidos

(foto de 2005)

Essas não são as cores da marinha, não me parece que seja esse o famoso verde vómito. E entretanto os NPO's oxidaram e o Viana do Castelo foi novamente pintado.