Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Luso-Efe

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2700 em: Dezembro 04, 2010, 12:38:58 am »
Finalmente os NPO, não era sem tempo.

Em relação ao atlantida não percebo como é que o governo nacional permite que um presidente regional recuse um barco porque não cumpria a velocidade minima com uma diferença de 1,5 nó.

Estes navios iam ser utilizados para as ligações entre as chamadas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge).

Pois bem, a distanciaa entre o Pico e São Jorge são 20 Km, entre o Pico e o Faial não chega a 10 km e entre o Faial e São jorge são 30 Km.

Nestas condições, e tendo em conta a maior distancia que são os 30 Km, a uma velocidade de 18 percorrem-se 33,336 km 2.

Tendo em conta que a distancia é de a distancia em causa são 30 km.

A velocidade de 18 nós essa distancia  é percorrida em 54 minutos.

Pois bem, fazendo as mesmas contas, a uma velocidade de 16,5 nós, a distância percorre-se em 1 h e 1 minuto.

A diferença é de 7 minutos.

Ou seja, estes desgovernantes permitem que um badaneco de um presidente regional recuse um navio porque numa ligação de 30 km entre 2 ilhas o navio demorar mais 7 minutos.

Isto é um escandalo.

Para a ligação entre as outras ilhas as distâncias temporais são ainda menores, visto que as distancias são menores.

Para ligação Pico-São Jorge, a distancia inter-ilha é de 20 km, a perda de tempo de 3,2 minutos.

A 18 nós faz-se em 36 minutos.

A 16, 5 nós faz-se em 39, 2 minutos.

Para a ligação Pico-Faial ai essa questão deixa mesmo de se por, a distancia entre as ilhas é de 10 km, a perda de tempo é de apenas 2,3 minutos.

A 18 nós faz-se em 18 minutos.

A 16, 5 nós faz-se em 19, 6 minutos.

Mesmo que o navio fizesse o triangulo das ilhas, ou seja sair de São Jorge, em direcção ao Pico, dai para o Faila e depois regressá-se a São Jorge, este trajecto e excluido obvimente as atracagens:

A 18 nós o navio faria o percurso 1 hora e 50 minutos.

A 16, 4 nós o percuso e somando as perdas de tempo seria feito em  2 horas minutos.

Mesmo para o percurso trinagular entre as ilhas a diferença é de 10 minutos, o que não é nada.

Será que ninguem fez umas regras de 3 simples e apresentou estes numeros ao senhor Carlos César.

Foi por esta enormidade de tempo, que o senhor Carlos césar recusou estes 2 navios e assim enterrou ainda mais um sector já muito debilitado e depauparado em portugal, a contrução naval, qualquer dia, um pais de tradição naval e que em tempos foi dos paises pioneiros e na linha da frente da construção naval, a este ritmo qualquer dia não temos industria naval.

Eu até admito uma indeminização, um acertozito em que p governo nacional ate entrasse com uns trocadas, agora recusar 1 navio pronto e outra em casco, isto foi do pior que se viu em portugal nos ultimos anos.

O senhor Carlos César com um governo em condições no continente ate voava.

Cumprimentos.

 :snipersmile:
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

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Turlu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2701 em: Dezembro 04, 2010, 01:06:29 am »
Luso-Efe,

O Atlantida não era para ligar as ilhas do triangulo nem sequer só as do grupo central dos açores. Informe-se melhor. Mesmo neste Forum existem mensagens sobre isto.
O Atlantida era essencialmente para ligar as ilhas mais distantes do arquipélago. Não se esqueça que de Santa Maria, a ilha mais a sul, ao Corvo, a ilha mais a norte, a distância é maior do que o ponto mais a sul do continente ao mais a norte. O anticiclone, esse sim, seria para as ligações no grupo central.

Cumprimentos

Turlu
 

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Luso-Efe

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2702 em: Dezembro 04, 2010, 01:59:52 am »
Citação de: "Turlu"
Luso-Efe,

O Atlantida não era para ligar as ilhas do triangulo nem sequer só as do grupo central dos açores. Informe-se melhor. Mesmo neste Forum existem mensagens sobre isto.
O Atlantida era essencialmente para ligar as ilhas mais distantes do arquipélago. Não se esqueça que de Santa Maria, a ilha mais a sul, ao Corvo, a ilha mais a norte, a distância é maior do que o ponto mais a sul do continente ao mais a norte. O anticiclone, esse sim, seria para as ligações no grupo central.

Cumprimentos

Turlu
Caro Turlu.

Eu pensava que era só para as ilhas do grupo central, para as outras como a distancia é maior esta a SATA.

Depois vi esta noticia onde me parece que vão ser usados barcos do tipo destes na ligação das ilhas do grupo central, referindo-se mesmo às ilhas traiangulo.

http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 96654.html

Mas admito que voce como açoriano esteja masi bem informado do que eu.

Mas mesmo para a ligação entre o grupo ocidental, a questão de 1,5 parece-me irrelevante.

Ora vejamos, o grupo orienteal dista cerca de 250 km do central e o ocidental cerca de 220, mais coisa menos coisa, se estiver enganado corriga-me.

Fazendo uma conta rápida chegamos á conclussão que a 18 nós a distancia se faz em cerca de 7 horas e meia.

A 16, 5 nós a distancia é percorrida em 8 horas e 10 minutos.

Ou seja, mesmo para a maior distancia inter-ilhas a diferença são 40 minutos, o que não me parece motivo para não receber estes navios.

Estamos numa altura em que penso que não nos podemos dar a estes luxos, percebe, eu ate admito que o governo nacional compensa-se o dos açores, ou houvesse uma negociação qualuer devido à diferença de velocidades, agora mandar os barcos para tras, isso pareceu-me abusivo, visto que pos em causa uma firma que emprega 700 pessoas e é o pouco que ainda nos resta ao nivel da construção naval, visto que a própria Lisnave é uma sombra do que já foi no passado.

É nas alturas de crise que a solidariedade nacional tem que se fazer notar mais, afinal de contas somos todos Portugueses e isso é o mais importante e esta acima de qualquer outro interesses.

Cumprimentos para si e para os Açores.
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2703 em: Dezembro 04, 2010, 02:07:43 am »
Luso-Efe,
Não é só a questão da velocidade. É também, tal com alguém aqui já referiu, a que regime de motores se consegue essa velocidade. Ao que parece, para atingir a velocidade que atinge, o Atlantida tem que utilizar uma percentagem superior de potência com o consequente desgaste das máquinas.
Também acho que esta história foi mal conduzida de parte a parte. Devia-se ter começado por estudar qual o tipo de navio mais adequado para as ligações inter ilhas e não por ter encomendado logo o navio. Esse estudo que só foi concluido no mês de Novembro deste ano, se não estou em erro, aponta para a utilização de navios de alta velocidade. Enfim, começou-se a fazer a casa pelo telhado. Nada a que já não estejamos infelizmente habituados neste país à beira mar plantado.

Cumprimentos,

Turlu.
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2704 em: Dezembro 04, 2010, 01:04:05 pm »
afinal o NPO continua em Viana???????  :roll:  :roll:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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João Oliveira Silva

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2705 em: Dezembro 05, 2010, 05:40:42 pm »
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Citar
05.12.2010
Atlanticoline veta estaleiros nacionais
A Atlanticoline, empresa pública açoreana, lançou um concurso público “blindado” à participação dos estaleiros nacionais, ao impor requisitos mínimos para a construção de dois “ferries” que nenhum deles pode cumprir.
A situação já foi denunciada junto dos órgaõs de soberania, partidos com assento parlamentar e entidades ligadas ao “hipercluster da economia do mar”, mas a única reacção da Atlanticoline foi adiar para o próximo dia 13 o apertado prazo para a entrega de propostas, que inicialmente expirava ontem, domingo, 5 de dezembro.
Para a AINavais, associação que congrega os estaleiros nacionais e as indústrias fornecedoras da indústria naval, a cláusula mais discriminatória é a que obriga os concorrentes a um volume de negócios, nos três últimos anos, de 15 milhões de euros anuais. O que, devido à crise de 2009, exclui os estaleiros nacionais dimensionados e vocacionados para este tipo de embarcações.
A exclusão dos estaleiros nacionais, comprovadamente capacitados para este tipo de construções navais – Viana do Castelo, Navalria, Peniche e Alfeite -, vai ao arrepio do interesse económico nacional, obrigando a exportar divisas num montante superior a 14 milhões de euros, numa altura especialmente sensível das finanças públicas.
Autor/fonte: Tags: Navalria Alfeite Construção naval ENVC Peniche AINavais
Fonte: http://www.cargoedicoes.pt/site/Default ... area=Cargo


Parafraseando Ivone Silva e Camilo de Oliveira:

" Este País é um colosso, está tudo grosso... ".

Gostava de perceber o que se está a passar.

Quando estamos " entalados até ao pescoço " pela brilhante gestão destes camaradas, quando todos os economistas - todos, sem excepção, da direita à esquerda, keynesianos ou não - são unânimes em apontar como a única e muito, mas mesmo muito pequena saída para evitar o colapso da nação portuguesa o aumento maluco, a qualquer custo, seja de que forma for, das exportações ( e, óbviamente, a contenção a qualquer custo de importações ), deste recanto vêm estas muitissimo brilhantes tiradas.

Não basta ter dado mais uma machadada nos ENVC, não basta aquilo que se soube esta semana relativamente aos cortes no vencimento da fp sob a responsabilidade do governo regional, agora mais isto. Este socialista césar está aonde??????

Valha-nos Deus.

Se andam à procura da intervenção do FMI, estão no bom caminho e muito têm feito para isso.

Para que nos interessa ter F16, submarinos de topo, fragatas de boa qualidade, carros de combate Leo2A6 e unidades com combatentes corajosos e competentes se, por este caminho e pela acção destes e de muitos outros do mesmo género, deixaremos, uma vez mais, de ser senhores do nosso destino. Se é assim que o querem, mais vale vender tudo isso ao desbarato e perguntar a eles com quem nos prostituímos. Poupa-se muito dinheiro na defesa da honra nacional e ainda se " faz " algum.

Por estas e muitas outras, Portugal está a caminho de deixar de ser uma nação soberana ( ainda o é??? ) onde os portugueses escolhem o seu destino colectivo, honrando os seus antepassados e contruindo um legado nobre para os vindouros.

Cumprimentos,
 

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armando30

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2706 em: Dezembro 05, 2010, 06:07:42 pm »
esta situação ainda não foi corrigida devido ao governo que temos.
o presidente da Região Autónoma dos Açores, Carlos César, é um protegido do Sócrates (se bem me recordo o Sócrates envolveu-se e discursou na campanha dele e esteve também nas comemorações da vitória) e só isso explica que essa cláusula que impede as empresas nacionais, por aparentemente não terem capacidade técnica para cumprir todos os requisitos, ainda não ter sido retirada.
já aqui se falou que a diferença entre a velocidade pretendida e a que o Atlântida consegue é de 1,5 nós, mas que o principal problema é o desgaste das máquinas (foi escrito em post's anteriores).
não sou o mais entendido no assunto, mas a solução para o problema não seria a substituição das tais referidas máquinas por umas que suportassem o desgaste e que cumprissem os requisitos mínimos. acho que essa substituição não causaria a falência dos estaleiros e serviria para cortar com os custos de manutenção de algo que, neste momento, não serve para nada.
 

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GI Jorge

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2707 em: Dezembro 05, 2010, 06:55:31 pm »
Citação de: "armando30"
esta situação ainda não foi corrigida devido ao governo que temos.
o presidente da Região Autónoma dos Açores, Carlos César, é um protegido do Sócrates (se bem me recordo o Sócrates envolveu-se e discursou na campanha dele e esteve também nas comemorações da vitória) e só isso explica que essa cláusula que impede as empresas nacionais, por aparentemente não terem capacidade técnica para cumprir todos os requisitos, ainda não ter sido retirada.
já aqui se falou que a diferença entre a velocidade pretendida e a que o Atlântida consegue é de 1,5 nós, mas que o principal problema é o desgaste das máquinas (foi escrito em post's anteriores).
não sou o mais entendido no assunto, mas a solução para o problema não seria a substituição das tais referidas máquinas por umas que suportassem o desgaste e que cumprissem os requisitos mínimos. acho que essa substituição não causaria a falência dos estaleiros e serviria para cortar com os custos de manutenção de algo que, neste momento, não serve para nada.

Então mas o Chavez não ia ficar com os ferries?
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

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chaimites

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2708 em: Dezembro 05, 2010, 06:57:22 pm »
Esqueçam o caso Atlantida!

O navio vai para a Venezuela, ja esta nos estaleiros de Viana do Castelo uma equipa de engenheiros  Venezuelanos a apurar as alteraçoões que tem que ser introduzidas para o navio poder atracar nos portos daquele país.

Foi com muita alegria que, finalmente, na semana passada, uma equipa  de pintura  apagou o nome e o simbolo dos açores   da superestrutura do Atlantida!
 

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armando30

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2709 em: Dezembro 05, 2010, 07:06:06 pm »
Citação de: "chaimites"
Esqueçam o caso Atlantida!

O navio vai para a Venezuela, ja esta nos estaleiros de Viana do Castelo uma equipa de engenheiros  Venezuelanos a apurar as alteraçoões que tem que ser introduzidas para o navio poder atracar nos portos daquele país.

Foi com muita alegria que, finalmente, na semana passada, uma equipa  de pintura  apagou o nome e o simbolo dos açores   da superestrutura do Atlantida!
acho que ficamos todos contentes com notícias destas.
parece que o primeiro passo para a revitalização deste sector está dado, que além de ser importante para o nosso país em termos económicos também será importante para o melhoramento da nossa Marinha.
 

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Nuno Calhau

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2710 em: Dezembro 05, 2010, 07:26:47 pm »
Citação de: "chaimites"
Esqueçam o caso Atlantida!

O navio vai para a Venezuela, ja esta nos estaleiros de Viana do Castelo uma equipa de engenheiros  Venezuelanos a apurar as alteraçoões que tem que ser introduzidas para o navio poder atracar nos portos daquele país.

Foi com muita alegria que, finalmente, na semana passada, uma equipa  de pintura  apagou o nome e o simbolo dos açores   da superestrutura do Atlantida!

Meu caro.

Será o Atlantida e mais quantos clones?

Ou apena o Atlantida?

Um Abraço.

PS

Quanto às ilhas que temos a encargo só existiria uma solução; "porta-aviões ao fundo". :G-bigun:
 

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Luso-Efe

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2711 em: Dezembro 05, 2010, 07:53:00 pm »
Se o Chávez os leva, pronto é um mal menor, estavam a dar um prejuizo anual aos ENVC de 500 mil euros que estavam à beira da falência.

http://www.radiogeice.com/geicefm/index ... &Itemid=70

Era isto que estava a asfixiar os ENVC, e se os perdesse-mos a contrução naval em Portugal levá-va um sério revés.

Seria o cúmulo dos cúmulos que um pais com tradição e pioneiro em termos de contrução naval, fica-se à beira de não ter contrução naval devido à falência do ENVC, que não fosse o chávez e não sei se se safavam.

Citar
Atlanticoline veta estaleiros nacionais.
Citação de: "João Oliveira Silva"
Não basta ter dado mais uma machadada nos ENVC, não basta aquilo que se soube esta semana relativamente aos cortes no vencimento da fp sob a responsabilidade do governo regional, agora mais isto. Este socialista césar está aonde??????
Vetar as firmas Portuguesas aos concursos publicos, para além de me parecer ilegal, é uma discriminação negativa inaceitável, parece-me um escandalo.

Este senhor Carlos César, o boy açoriano de Sócrates anda a passar os limites do aceitável.

Peço desculpa por mais esta achega off-topic.

Voltando ao tópico que é o que interessa, fica aqui mais uma foto dos NPO, ainda não vi esta no fórum.



Cumprimentos.

Nota: get it, depois de ver a sua mensagem ia apagá-la, mas o sistema não me permite, a cruz não está lá para apagar, não percebo, se achar bem mande  apagá-la.
« Última modificação: Dezembro 05, 2010, 08:03:41 pm por Luso-Efe »
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2712 em: Dezembro 05, 2010, 07:54:13 pm »
Pedia que continuassem essa discussão noutro tópico, seja no tópico que já existe para os ENVC ou num novo. Isto não tanto pelo assunto ser já um bocado off-topic mas porque depois com novos posts sobre os NPO esta discussão vossa que é bastante interessante fica subterrada e perdida.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Turlu

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2713 em: Dezembro 05, 2010, 08:01:00 pm »
Citação de: "Nuno Calhau"
Citação de: "chaimites"
Esqueçam o caso Atlantida!

O navio vai para a Venezuela, ja esta nos estaleiros de Viana do Castelo uma equipa de engenheiros  Venezuelanos a apurar as alteraçoões que tem que ser introduzidas para o navio poder atracar nos portos daquele país.

Foi com muita alegria que, finalmente, na semana passada, uma equipa  de pintura  apagou o nome e o simbolo dos açores   da superestrutura do Atlantida!

Meu caro.

Será o Atlantida e mais quantos clones?

Ou apena o Atlantida?

Um Abraço.

PS

Quanto às ilhas que temos a encargo só existiria uma solução; "porta-aviões ao fundo". :G-bigun:

Nuno,

Está a contar com a posição estratégica das Ilhas nessa sua contabilidade de "encargos"? Se não está, faça-o e depois veja qual o porta aviões que se afunda.
Não se esqueça que do que os Açores e Madeira aportam ao país, nem tudo pode ser contabilizado a nível de receitas de impostos. Se assim for, também muitas outras partes do país terão que ir ao fundo.

Turlu
 

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LuisC

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #2714 em: Dezembro 05, 2010, 11:27:54 pm »
Mas essas “outras partes do país”, e porque são parte do país, não abrem excepções para funcionários públicos nem descriminam empresas portugueses.

Quer a Madeira quer os Açores, rendem meia dúzia de votos, não entendo esta subjugação a que se sujeitam os sucessivos governos de Portugal.