Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #645 em: Maio 10, 2015, 11:37:52 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/07/video-teste-do-casco-das-corvetas-tamandares/
Citar
O vídeo realizado pelo Centro de Projetos Navais da Marinha do Brasil ilustra um dos testes realizados em prol do desenvolvimento da nova classe de corvetas, Corveta Tamandaré.
Resta saber se com o corte de 50% no Orçamento de Defesa do Brasil e não sendo um projecto prioritário para o Governo de Dilma, não fica pelos "testes".  :roll:

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"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #646 em: Maio 11, 2015, 07:35:26 pm »
Já esta no arranjo... :mrgreen:
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/11/fragata-uniao-docada-em-taranto-na-italia/
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Fotos da fragata União em dique flutuante na província de Taranto, na Itália. O navio que capitaneava a Força Tarefa da ONU no Líbano, sofreu grava avaria em seus hélices e será reparado pelo Consorzio Navalmeccanico Taranto (C.N.T.).



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Vitor Santos

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #647 em: Maio 12, 2015, 06:35:50 pm »
Marinha do Brasil conclui hoje a Operação Amazônia Azul 2015



Desde o dia 1º deste mês vem sendo realizada por toda a costa brasileira e em águas interiores (rios e lagoas) a segunda edição da Operação Amazônia Azul.

A edição de 2015, que vai até o final do dia de hoje, conta com o apoio de agências federais como a Receita Federal, Polícia Federal, IBAMA e ICMBio, além da participação da Petrobras, TRANSPETRO e da Força Aérea Brasileira.

E tem como objetivo intensificar a fiscalização em águas brasileiras por 7 dias, causando um impacto nas atividades irregulares ou ilícitas, além de garantir a segurança da navegação dentro da jurisdição brasileira com a abordagem constante de embarcações para verificação de documentos e itens obrigatórios.

Até a última terça-feira, terceiro dia da Operação, a Marinha do Brasil em conjunto com as entidades citadas anteriormente apreenderam 11 toneladas de carga alimentícia irregular, 3 mil litros de gasolina, carga ilícita que gerou multa de R$15mil, e armamento na região amazônica. Além disso, um foragido da polícia condenado por homicídio foi identificado e preso, e outra pessoa foi detida por porte ilegal de arma.

Até o momento em que esses dados foram compilados, a 3 dias atrás, 835 embarcações haviam sido abordadas, e dentre essas, 123 foram notificadas e 23 apreendidas.

Estes números provam o inegável sucesso deste tipo de exercício, além de evidenciar a integração entre a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e demais entidades federais. Após o encerramento da Operação, que ocorrerá hoje, um novo balanço deve ser publicado.

A fiscalização com abordagem em alto mar e em rios ocorre diariamente por todo o país, mas durante esses 6 dias da operação, praticamente todos os esforços de todos os distritos navais são concentrados nas missões de patrulha e garantia da ordem e segurança da navegação brasileira.

Uma das formas com que a abordagem é feita durante a operação foi demonstrada hoje pelo Navio-Patrulha Oceânico P-121 APA, com a coordenação entre a embarcação da Marinha do Brasil e o petroleiro “NEUSA”, da TRANSPETRO.

O Navio-Patrulha contatou o petroleiro “NEUSA”, que por sua vez colaborando com a Operação Amazônia Azul em um exercício previamente combinado, atendeu com respostas evasivas. Após este primeiro contato suspeito o Comandante do P-121 APA, o Capitão-de-Corveta Thales da Silva Barroso Alves, ordenou que um Grupo de Visita e Inspeção fosse a bordo do petroleiro a fim de verificar se havia alguma irregularidade.

ara tanto, uma lancha do tipo PACIFIC 24 foi baixada ao mar com 8 militares a bordo, sendo 6 do Grupo de Visita e Inspeção e 2 tripulantes da lancha. O grupo se dirige ao petroleiro armado com pistolas e vestindo capacetes e coletes a prova de balas.

Apesar dos equipamentos e armamentos portados de forma ostensiva, o Comandante Thales fez questão de frisar que “a abordagem é feita sempre com muita cordialidade, com muito respeito, sempre tendo em mente que quem está dentro (da embarcação), é um trabalhador, um cidadão brasileiro como nós”.

As abordagens também podem ser feitas com o uso de um helicóptero, caso não seja possível a aproximação por lancha seja por hostilidade ou por inacessibilidade dos militares. Para isso, o P-121 APA treina constantemente as operações aéreas e mantêm à postos militares responsáveis por essas operações. Além disso o navio conta com um sistema de abastecimento de aeronaves, e atualmente possui 3 aeronaves homologadas para operações em seu convoo: O IH-6B Jet Ranger, o UH-12/13 e o AH-11A Super Lynx.

Ao todo, a Operação Amazônia Azul representa o maior emprego de meios e tropas já realizado pela Marinha do Brasil, com 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações por todo o litoral brasileiro e águas interiores.

A importância desta operação pode ser traduzida em uma declaração do Comandante Thales, quando afirmou que “a linha que delimita nossa jurisdição sobre o mar é imaginária, e só a nossa presença, a presença da Marinha do Brasil, é que vai permitir que ela se concretize”.











Fonte:   http://portaldefesa.com/marinha-do-bras ... rettyPhoto
 

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mafets

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #648 em: Maio 13, 2015, 09:49:21 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/12/ara-estuda-instalar-canhoes-bofors-de-40-mm-em-rebocadores-russos/
Citar
O comando da Armada da República Argentina (ARA) examina a possibilidade de dotar os quatro super-rebocadores que adquiriu a uma empresa de serviços offshore da Rússia, de canhões Bofors de 40 mm/70.

Os barcos da classe Neftegaz, de 2.723 toneladas, foram comprados para substituir os velhos avisos argentinos – rebocadores da época da 2ª Guerra Mundial – que fazem o patrulhamento dos mares austrais.

Eles chegarão no início do segundo semestre já pintados de cinza e com tripulações argentinas (misturadas a alguns marujos russos incumbidos de assistir os novos donos durante a travessia de 45 dias até a América do Sul), mas desprovidos de armamento.

Os navios custaram 11,4 milhões de dólares e, por medida de economia, os almirantes argentinos decidiram equipá-los com canhões e metralhadoras pesadas já disponíveis nas embarcações e nos estoques de suprimentos da Flota de Mar (Esquadra argentina).

Segundo o Poder Naval pôde apurar, o canhão Bofors de 40 mm/70 retirado da lancha-patrulha Indómita (na foto abaixo, entre duas embarcações) – um barco tipo TNC 45 fabricado pelo estaleiro alemão Lürssen na metade inicial da década de 1970 – será instalado em um dos rebocadores Neftegaz. O mais provável é que as demais unidades recebam o mesmo tipo de peça de artilharia, e ainda metralhadoras pesadas, de 20 mm, operadas manualmente.
É a Crise... :mrgreen:



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olisipo

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #649 em: Maio 13, 2015, 03:40:54 pm »

NATO's joint antisubmarine exercise "Dynamic Mangoose 2015" in the North Sea, with the participation of Sweden. The vessels which take part are an American cruiser, frigates from Britain, Canada, France, Spain, Netherlands, Norway, Turkey, a Polish corvette, a nuclear American submarine, three conventional ones from Germany, Norway and Sweden, and several research ships from Norway and Germany.
 

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P44

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #650 em: Maio 14, 2015, 07:18:39 pm »
Naval Industry News - Netherlands, Trinidad & Tobago
 
 
 
Trinidad and Tobago Coast Guard contracts Damen for fleet of 12x coastal patrol craft
 
Following a 4-year acquisition programme, the Government of Trinidad and Tobago has agreed to purchase twelve vessels for the Trinidad and Tobago Defence Force from Damen Shipyards. The Signing Ceremony, which took place at the Ministry of National Security, Temple Court 1 Building, was attended by Permanent Secretary Carl A. Francison behalf of the Ministry of National Security andDamen Sales Director AmericasSander van Oord.
     

The order includes 4x Stan Patrol 5009 Coastal Patrol Vessels (middle); 2x Fast Crew Supply 5009 Utility Vessels (top) ; 6x Interceptor DI 1102 Interceptors (bottom). Picture: DAMEN
          
Trinidad and Tobago has ordered a complete package of vessels with the aim of enhancing the country’s maritime security and of establishing the foundations of a Maritime Security Wall; thereby creating and sustaining an effective presence in all tiers of Trinidad and Tobago’s maritime domain.

The order includes:

Four Damen Stan Patrol 5009 Coastal Patrol Vessels:
• 51 metres long, 9 metres wide
• Speeds in excess of 28 knots
• Range exceeds 2500 nautical miles
• Equipped with an advanced surveillance system
• Deploys an on-board 11metres interceptor plus a short-range 7.5metres Rigid Hull Inflatable Boat (RHIB)
• Uses a unique Sea-Axe design to dramatically enhance seakeeping in rough waters
• These vessels will patrol coastal waters andarealso capable of operating in Trinidad and Tobago’s Exclusive Economic Zone

Two Damen Fast Crew Supply 5009 Utility Vessels:
• 54 metres long, 10 metres wide
• Speeds in excess of 20 knots
• Range exceeds 3000 nautical miles
• These vessels can be used for a variety of roles: support of interceptor operations, disaster relief, search and rescue, as well as limited coastal patrol

Six Damen Interceptor DI 1102 Interceptors:
• 11 metres long, 2 metres wide
• Speeds in excess of 53 knots
• Interceptors are capable of being embarked on and deployed from the SPas and FCS acting as a force multiplier

Since 1927, Damen has built a significant number of high quality vessels for civil and military purposes. Such vessels are in service with the Coast Guards of the United States, Canada, Mexico, Bahamas, Jamaica, Barbados and the Netherlands among others.

Mr Van Oord, said: “Damen is a company that prides itself on the quality and performance of the ships we build. We are delighted to welcome the Government of Trinidad & Tobago to our family and will strive to deliver this package on time and within budget. These are the hallmarks of Damen that have helped us become market leader in the Caribbean.”
 

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2714
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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pchunter

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #651 em: Maio 14, 2015, 10:09:23 pm »
Portugal's EID to supply communications systems for Philippine sealift ships

Citar
Portuguese military communications company EID has been contracted by shipbuilders Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) of South Korea and PT PAL of Indonesia to deliver a complete integrated communications system for two strategic sealift vessels (SSVs) on order for the Philippine Navy (PN).
The EUR1.5 million (USD1.7 million) contract, signed on 8 May, oversees the delivery of the communications suites for the two landing platform dock (LPD)-style ships, with system delivery scheduled for October 2015 and May 2016, respectively, the company told IHS Jane's .
The suites will consist of EID's ICCS5 communications control system, and Harris RF Communications VLF-HF and V/UHF radios. EID will also be responsible for integrating the suites with other communications subsystems, delivered by PT PAL.

http://www.janes.com/article/51406/portugal-s-eid-to-supply-communications-systems-for-philippine-sealift-ships
 

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NVF

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #652 em: Maio 15, 2015, 12:14:46 am »
Citação de: "P44"
Naval Industry News - Netherlands, Trinidad & Tobago
 
Trinidad and Tobago Coast Guard contracts Damen for fleet of 12x coastal patrol craft

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2714

A julgar pelo passado recente, esta encomenda ainda acaba no Brasil.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

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mafets

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #653 em: Maio 15, 2015, 09:25:04 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/14/ministro-jaques-wagner-renegocia-cronograma-de-construcao-do-riachuelo/
Citar
A renegociação do cronograma de construção do submarino Riachuelo (S40), que implicará em um retardamento da entrega do navio à Marinha e numa dilatação dos prazos de pagamento à empresa Itaguaí Construções Navais (joint venture da empreiteira brasileira Odebrecht com o estaleiro francês DCNS), é o principal resultado da visita de três dias do ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner, à França.

O S40 é o primeiro navio da classe francesa Scorpene a ser construído no município fluminense de Itaguaí, dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

O navio já teve sua data de prontificação postergada duas vezes – de 2015 para 2017, e depois de 2017 para 2018 –, e agora deve ser alvo de um novo adiamento. A expectativa, agora, é de que a entrega desse submarino ao setor operativo da Marinha só aconteça em 2019 ou 2020.

Tantas revisões de cronograma referentes à produção dos navios classe Scorpene, forçam os chefes navais brasileiros a aprofundar seus estudos no sentido de esticar a vida útil dos submarinos classe IKL-209, de origem alemã, que formam, hoje, a espinha dorsal da Força de Submarinos da Esquadra.

Segundo o Poder Naval pôde apurar, os almirantes examinam a conveniência de apressar a remotorização de alguns submarinos classe IKL, e até de fazer essa modernização na Alemanha, de forma a que o serviço seja realizado com maior rapidez.

Outra medida em estudos é dar baixa em um IKL que esteja mais desgastado, como forma de economizar os gastos com manutenção.

TOTAL– R$ 18,733 bilhões (€ 6,691 bilhões), que deveriam ser pagos pelo Tesouro até 2029.


Citar
Cronograma Original

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #654 em: Maio 16, 2015, 10:29:20 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/15/manutencao-das-turbinas-das-fragatas-classe-greenhalgh-tira-o-sono-de-especialistas/
Citar
Roberto Lopes

Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa

A desativação da fragata Bosísio (F48), marcada para o próximo dia 15 de julho, aliviará um pouco a situação crítica de falta de suprimentos para os diferentes sistemas dos navios Tipo 22 que integram a frota brasileira.

A baixa da F48 irá convertê-la em “paiol” para a Greenhalgh (F46) e para a Rademaker (F49), mas, claro, isso não irá resolver todos os problemas de desgaste experimentados pelos navios.

Nesse momento, a questão que mais preocupa o setor de logística da Esquadra é a manutenção das turbinas a gás Tyne e Olympus que equipam as embarcações.

A F49 foi devolvida ao setor operativo da Esquadra em 2013, depois de passar por seu Período Manutenção Geral (PMG).

Está com suas duas turbinas a gás Tyne e suas duas Olympus em operação. Entretanto, estes são propulsores antigos, que precisam funcionar a despeito dos poucos sobressalentes disponíveis no mercado.

A questão é agravada pelo fato de que, desde que começou a empenhar seus navios em comissões longe da costa brasileira – especialmente no litoral africano e no Oriente Médio –, a Esquadra precisa que seus navios aceitem um combustível de qualidade duvidosa, muito distante do Diesel-Mar-C refinado pela Petrobras para a Marinha do Brasil.

Citar
Fragata “Greenhalgh”: as turbinas funcionam, mas um dos geradores pifou

Citar
“Paiol”: a “Bosísio”, agora, ajudará a manter suas “irmãs” em operação

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #655 em: Maio 18, 2015, 12:02:31 pm »
US approves sale of submarine-launched Harpoon II Block to Japan



An artist rendering of a Boeing Harpoon Block II missile

The US Department has approved the possible sale of UGM-48L Harpoon Block II submarine -launched missiles to Japan. The deal is estimated to be worth  €199 million.

The government of Japan has requested 48 UGM-48L missiles to supplement its existing Harpoon missile capability. The Japan Maritime Self-Defence Force (JMSDF) currenttly deploys: UGM-48C and RGM-48C Harpoon missiles across its submarine and surface forces. The UGM-48L Block II missile is the submarine-launched version of the RGM-84L.
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #656 em: Junho 12, 2015, 10:36:14 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/06/11/a-esquadra-cansada-problema-com-o-marajo-deixa-tropicalex-sem-navio-tanque/
Citar
Não durou mais do que três dias a viagem da força-tarefa que zarpou do Rio de Janeiro no domingo passado (07.06) para realizar a Operação TROPICALEX 2015.

De acordo com informações apuradas pelo Poder Naval junto a uma fonte da Esquadra, o navio-tanque Marajó (G20) e a fragata Greenhalgh (F46) precisaram deixar a formação por causa de problemas técnicos. Sem a companhia do navio tanque, a fragata Rademaker (F49) viu-se forçada a entrar no porto de Vitória, para receber óleo combustível.

O imprevisto com o Marajó deixa a frota brasileira, momentaneamente, sem a capacidade de operar em águas azuis de forma autônoma, já que o petroleiro de esquadra Almirante Gastão Motta (G23) se encontra em reparos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

A recuperação do Gastão Motta – navio de 7.075 toneladas (10.320 carregado) – acontece em ritmo lento, porque o AMRJ perdeu parte da capacidade de mão-de-obra que possuía no passado. A Marinha depende de empresas terceirizadas para concluir certos consertos – e ainda precisa licitar e pagar preços altos para obter os serviços.

Degradação – Em outubro deste ano, o Marajó, de 6.600 toneladas (15.111 carregado), completará seu 47º aniversário de incorporação à Esquadra brasileira.

De acordo com o site NGB (Navios de Guerra Brasileiros), em 1985 e em 1991 ele sofreu modificações técnicas para poder transportar óleo combustível Diesel (MAR-C).

Ano passado, além das operações TROPICALEX e COPA 2014, ele participou da ATLASUR, na área marítima compreendida entre os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, operando com navios da Argentina, do Uruguai e da África do Sul.

A degradação da capacidade operacional da Esquadra nos últimos 12 meses é visível.

No ano passado, a TROPICALEX, realizada entre os dias 19 e 29 de maio, mobilizou as fragatas União (F45), Niterói (F40), Rademaker (F49) e Greenhalgh (F46), além do navio-tanque Marajó (G27), de dois helicópteros UH12/13, um IH-6B; e dois caças AF-1.

A TROPICALEX exercita as tripulações da Marinha em manobras táticas, manobras de navegação com baixa visibilidade e em canal varrido, trânsito com oposição de submarino, transferência de carga leve, transferência de óleo no mar sob ameaça aérea, e tiro sobre alvo à deriva, alvo rebocado e drone. Também são praticados exercícios de desatracação sob ameaça assimétrica, e atividades de patrulha naval em bacia petrolífera.
A e tal são os portugueses, a "difamar" (como se alguem ficasse feliz com uma frota neste estado, ainda mais a do Brasil  :shock: ). Nota-se que  o problema aqui é o forista de Portugal, que limita-se a postar o estado calamitoso da Marinha Brasileira. É mais um "para o estaleiro". Venham agora as "resmas de paginas" sobre os futuros submarinos, aviação embarcada, corvetas, projectos e afins, que é isso que vai "salvar" a esquadra Brasileira (ou o que resta dela  :roll:  )... :roll:

Citar
NT Almirante Gastão Motta (G23)
 

Citar
A “Rademaker” precisou entrar em Vitória para tomar óleo
Até poupo trabalho   :roll: : http://www.naval.com.br/blog/2015/06/11/vela-para-oito-mastros-e-redutor-de-perdas-no-giro-do-helice-marcas-do-novo-scorpene-2000/
Citar
O projeto do novo SSK Scorpene que o grupo DCNS revelou durante a última Undersea Defence Technology, realizada em Rotterdam, Holanda, entre os dias 3 e 5 deste mês, mostrou um barco de desenho reformulado nos seus sistemas de navegação, de comunicações e de combate.

O chamado Scorpene 2000 manteve o mesmo diâmetro, mas não o mesmo deslocamento – que não foi informado oficialmente, mas será, com certeza, superior às 2.000 toneladas do navio dessa classe comercializado nos últimos anos pela indústria naval francesa.

As principais mudanças são uma vela de maiores dimensões – apta a conter oito mastros –, uma célula de combustível para sistema AIP de segunda geração, e uma carga de armas maior e mais diversificada: torpedos, minas, mísseis anti-navio, superfície-ar e, eventualmente, mísseis de cruzeiro.

A quantidade ampliada de mastros indica que os projetistas contemplaram os futuros tripulantes do modelo 2000 com novos recursos em comunicações via satélite, optrônica e visualização para o combate – a qualquer hora do dia e a qualquer tempo.

O novo Scorpene poderá receber uma tripulação pequena – entre 25 e 31 militares –, o que denota o alto grau de automação do navio, e ainda permanecer submerso por três semanas de forma ininterrupta.

A popa dessa nova versão também foi redesenhada, recebendo um leme em X para aumentar a manobrabilidade. A propulsão foi reforçada por meio da adoção de estatores que reduzem as perdas rotacionais sofridas pelo hélice, e ajudam a melhorar o desempenho do navio em deslocamento.


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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #657 em: Junho 13, 2015, 10:36:42 am »
Mais um que sucumbiu psicologicamente às noticias sobre o que a classe politica, apoiada de "gentinha" deste calibre, fez à defesa Brasileira, nomedamente à MB. Em compensação a comunidade feminina no forum defesa está em alta.  :roll:  
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #658 em: Junho 14, 2015, 03:10:56 pm »


The Nato is carrying out until the next Thursday a big naval exercise in the Baltic Sea. Called "Baltops 2015", with a total of 49 ships, 61 aircraft and a combined amphibious landing force from US,  Finland and Sweden,  the exercise features anti-submarine warfare, air defence, intercepting suspect vessels and amphibious landing.

Participants include Belgium, Canada, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, Georgia, Latvia, Letonia, the Netherlands, Norway, Poland, Sweden, Turkey, the United Kingdom and the United States.
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #659 em: Junho 16, 2015, 10:36:10 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/06/15/marinha-injeta-r-13-milhao-na-emgepron-para-que-ela-atue-em-programas-estrategicos/
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A Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM) contratou a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), a 1º de junho último, para a prestação de serviços de apoio técnico-administrativo em sua área de programas estratégicos.

O contrato tem validade de um ano e valor total pouco superior a 1,3 milhão de Reais.

A contratação acontece no momento em que a EMGEPRON está conhecendo o seu novo diretor-presidente, o vice-almirante da reserva Francisco Laranjeira, que já se apresentou na empresa mas só assume o novo cargo na primeira quinzena de julho.

A DGePEM é uma organização militar sediada em Brasília (DF), com semi-autonomia administrativa, subordinada à Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM). Parte de sua estrutura está localizada no Rio de Janeiro, de forma a atuar como órgão executivo central de gerenciamento de projetos estratégicos da Marinha, em coordenação com os Órgãos de Direção Setorial e Diretorias Especializadas, servindo de repositório do conhecimento institucional adquirido.

Quase todos os Programas estratégicos da Marinha do Brasil estão subordinados à DGePEM, exceto o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que já possuem estruturas de governança e de gerenciamento próprios.

A seguir, a medida administrativa que regula o novo vínculo da DGePEM com a EMGEPRON;
Haja dinheiro... :roll:


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