Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)

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mafets

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #630 em: Maio 04, 2015, 03:07:26 pm »
Citação de: "Johnnie"
Este estado a que chegou a MB a mim dá-me uma certa pena para ser sincero.
Estimo muito o Brasil como nação e gostaria de ver um Brasil forte e interventivo na cena internacional.

O que não consigo é entender que raio de lavagem cerebral fazem aos cidadãos no Brasil, para face a estes cenários que são aqui referidos, negarem tudo e ainda virem para aqui postar cenários virtuais em que o Brasil está prestas a tomar conta da galáxia e blablabla  :mrgreen:  :roll:  :roll:  :roll:  :roll:  :roll:


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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #631 em: Maio 04, 2015, 07:21:06 pm »
Depois da Airbus, de helicópteros civis da FAB, etc, eis que chega os helis do exercito no tópico da Marinha. É melhor que ir ao cinema à falta de algo positivo numa marinha "encostada"... :mrgreen:  :mrgreen:
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/04/nota-a-imprensa-de-040515-avaria-no-navio-de-desembarque-doca-ceara/
Citar
Em complemento às informações divulgadas anteriormente, a Marinha do Brasil participa que o reboque do Navio de Desembarque-Doca (NDD) “Ceará” (G30) foi iniciado na noite de ontem (3), com previsão de chegada à Base Naval de Val-de-Cães para o próximo dia 10.
A tripulação do navio, com 593 militares, está segura, dispõe de energia elétrica e possui provisão de água e comida para mais de 30 dias.
Sobre a "pane" do Navio Doca Ceará "chovem" literalmente comunicados da MB ( já vai no 5º  :twisted:  :mrgreen:  :mrgreen:


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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #632 em: Maio 04, 2015, 11:47:03 pm »
Cadê o contrato? Não tem mesmo não cara. Ou em 'amaricano': wishful thinking. Tu deve achar qui a genti é otário memo, não.

Citar
ATUALIZADO: Marinha do Brasil pode comprar mais três MH-16 Seahawk

Por Guilherme Wiltgen

O Departamento de Estado norte-americano aprovou uma possível venda via FMS (Foreign Military Sale) de um lote adicional de três Helicópteros Multi-Emprego (HME) MH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B) para a Marinha do Brasil.

O Governo brasileiro solicitou a possível venda que inclui, além das três aeronaves, um Treinador Tático Operacional de Voo, 5 óculos de visão noturna AN/AVS-9, peças de reposição, equipamentos de apoio, ferramentas e equipamentos de teste, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, publicações e documentação técnica.

O contrato tem um custo estimado em US$ 150 milhões e foi anunciado pela a DSCA (Defense Security Cooperation Agency) em 07.10.14.

O MH-16 Seahawk, designação dada ao HME na Marinha do Brasil, já é operado pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), que possui quatro aeronaves em seu acervo e mais duas em fase final de construção nos Estados Unidos.

Com a concretização desta aquisição, a Marinha do Brasil passará a contar com nove aeronaves deste modelo, utilizadas para missões ASW e ASuW.

NOTA do EDITOR: Conforme apurado pelo DAN, a MB não tem programado novas compras de aeronaves S-70B, permanecendo com o total de seis unidades, 4 entregues e 2 em fase final de construção. Com relação aos equipamentos associados citados acima, estes sim poderão vir a ser adquiridos futuramente.
O DAN ressalta o compromisso e respeito às nossas FA e a correta informação aos nossos leitores.

http://www.defesaaereanaval.com.br/marinha-do-brasil-pode-comprar-mais-tres-mh-16-seahawk/
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mafets

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #633 em: Maio 05, 2015, 09:45:54 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/04/marinha-repensa-reforma-de-r-1-bilhao-do-porta-avioes-sao-paulo/
Citar
A cúpula da Marinha está dividida quanto à reforma prevista no porta-aviões São Paulo, embarcação de guerra adquirida da França em 2000. A dúvida é sobre o custo elevado da reforma, que pode ultrapassar R$ 1 bilhão para dar mais 20 anos de vida útil a um equipamento ultrapassado. Um grupo de oficiais defende a baixa do equipamento, o que significa a “aposentadoria” do São Paulo.
Aí que la vai o NAE. Depois de onde operarão os EC725 com Exocet, os Seahawk, Trader e A4?  :roll:

Entretanto e apesar dos constrangimentos orçamentais, parece que avança a compra dos BAE Systems Bofors AB de 40 mm para substituir as peças dos patrulha Macaé, com a 40 mm L70 (AOS) a apresentar um funcionamento deficiente segundo a MB. :wink:
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/04/marinha-compra-primeiro-lote-de-canhoes-bae-systems-bofors-ab-de-40-mm-mk4/
Citar
DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 2/2015
Processo nº 63435.004597/2014-85. Objeto: Aquisição de Armamento. Contratada: BAE Systems BOFORS AB.
Fundamento Legal: Inciso XXVIII do art. 24 da Lei nº 8.666/1993.
Valor: SEK 117.949.000,00.
Ratificação em 30/04/2015 pelo V Alte Alipio Jorge Rodrigues da Silva (Diretor).”


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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #634 em: Maio 05, 2015, 01:44:19 pm »
Será que esses oficiais andam a frequentar aqui o forum e perceberam as prioridades?  :mrgreen: ou vendem-se a alguém que não tenha dinheiro para mais.

Mas isto serão excelentes noticias para a MB, a confirmarem-se claro. Para já alguém já abriu os olhos, e depois esse dinheiro poderá ser canalizado para outros programas ou pelo menos para melhorar o estado operacional dos meios actuais, que, como se sabe, está muito mal. E a médio/longo prazo os ganhos serão ainda maiores, pois já não terão um bicho daqueles a mamar recursos devido aos seus custos de operação que acarreta.
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #635 em: Maio 05, 2015, 10:01:31 pm »
http://www.janes.com/article/51129/brazil-set-to-develop-new-patrol-ship
Citar
Brazilian Navy's Ships Project Centre (CPN) has been contracted to design a 500-tonne class patrol ship through an award placed in April.

Brazil's state-owned naval project management company (Empresa Gerencial de Projetos Navais: EMGEPRON), issued the contract for a vessel designated NPa 500-BR (Navio Patrulha 500 toneladas Brasil) that is to be developed over an 11-month timeframe.

The current plan is to build 20 ships, EMGEPRON told IHS Jane's . However, a potential contract is dependent on the navy's budget and ability to place the work with local shipbuilders. The design will also be available for export.

The basic configuration shows the ship based on the Macaé-class design - a Brazilian variant of the French Constructions Mécaniques de Normandie's (CMN's) Vigilante 400 CL54 - of which two units were built by Indústria Naval do Ceará (INACE) for the Brazilian Navy and another five are being built by Estaleiro Ilha (EISA) with first delivery now scheduled for December 2015. The new ship, however, is to feature an enhanced propulsion suite and other modifications.
Palavra de honra que não percebo. Com a "corda na garganta" e outro contrato assinado para desenvolver um novo patrulha, desta vez com a CPN... :N-icon-Axe:


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Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #637 em: Maio 06, 2015, 09:47:42 pm »
Citação de: "dc"
Será que esses oficiais andam a frequentar aqui o forum e perceberam as prioridades?  :mrgreen: ou vendem-se a alguém que não tenha dinheiro para mais.

Mas isto serão excelentes noticias para a MB, a confirmarem-se claro. Para já alguém já abriu os olhos, e depois esse dinheiro poderá ser canalizado para outros programas ou pelo menos para melhorar o estado operacional dos meios actuais, que, como se sabe, está muito mal. E a médio/longo prazo os ganhos serão ainda maiores, pois já não terão um bicho daqueles a mamar recursos devido aos seus custos de operação que acarreta.

Vou encaminhar esta sua sugestão via e-mail para o Ministério da Defesa. Quem sabe eles acatem vossa brilhante ideia.  :lol:
 

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Vitor Santos

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #638 em: Maio 06, 2015, 09:51:57 pm »
Citar
Alem disso os 4 Merlin CSAR http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agus ... 101-merlin da FAP estão preparados para operar embarcados, tipo, assim de um navio como o LPD Siroco, que Portugal está a negociar com a França (https://dre.pt/application/file/67101487) e que o Brasil desistiu por não ter Dinheiro.

Já bateram o martelo e não noticiaram?  :wink:
 

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dc

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #639 em: Maio 06, 2015, 10:09:55 pm »
Citação de: "Vitor Santos"
Já bateram o martelo e não noticiaram?

Não, ainda não foi fechado negócio, mas ao menos ainda estamos na corrida pelo navio, ao contrário de certa "superpotência".  :lol:
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #640 em: Maio 06, 2015, 10:19:05 pm »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/06/envelhecimento-da-frota-militar-e-perigo-imediato/
Citar
envelhecimento da frota da Marinha do Brasil é um fato irrefutável. Há alguns meses, a fragata União, quando se deslocava para ser a nau capitânia da Força Naval da ONU no Líbano pifou, com avaria na propulsão. Agora, está sendo consertada na Itália, ao preço de R$ 1,17 milhão. No dia 20 de março, esta coluna estampou: “Marinha do Brasil sofre com frota envelhecida”. As fragatas já atuam há 30 anos.

Agora, surge um caso mais grave, pois o navio Ceará ficou seis dias à deriva, com 600 militares a bordo, perto da Guiana, a caminho do Haiti. Por sorte, não houve consequência maior, mas o fato é lamentável. O navio de desembarque de doca (NDD) Ceará é o que se pode chamar de relíquia, pois começou a operar na Marinha dos Estados Unidos em 1956, antes da fundação de Brasília – ocorrida em 1961. Foi incorporado ao pavilhão verde e amarelo em 1990 e, embora acabe de acabe de sofrer longa reforma, que durou seis anos, não é mais um jovem cheio de vida e… dá mostras de sua fraqueza.

Um especialista comentou com a coluna: “As consequências do envelhecimento da frota da nossa Marinha têm sido implacáveis e provavelmente continuarão a demonstrar que não estamos preparados para prover segurança confiável em nossas águas e afastar a atuação dos tráfegos de armas, drogas e contrabando e até futuros atos de terrorismo. É imprescindível, e urgente, para o nosso país dispor de um mínimo de navios modernos que, no momento, não precisam ser caros e sofisticados, mas que possam realizar o esperado em termos de defesa de nossas áreas estratégicas”. E acrescenta: “As dificuldades orçamentárias são severas, há tantos anos, que já se fala em tentar estender a vida desses antigos navios por mais dez ou 15 anos, trocando-se exatamente a propulsão e alguns itens do sistema de combate tais como radares e software. Com isso se perderia boa parte do dinheiro que poderia estar sendo empregado em navios novos”.
Uma frota neste estado e ainda vêm para aqui armados em " carapaus de corrida". Com os governantes que a colocaram com 6 navios principais activos "piam fininho" e ainda defendem a megalomania dos sucessivos governos. Vá se lá entender estes patriotas do outro lado do atlântico... :roll:



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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #641 em: Maio 07, 2015, 01:03:02 pm »
NDCC Almirante Saboia realiza exercícios



O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia realizou a comissão ADECLANF, entre os dias  13 e 17 de abril, com o propósito de manter o grau de adestramento referente às Operações Anfíbias.

Foram realizadas fainas de embarque e desembarque operativo de tropa – transbordo, lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio, com a condução de Movimento Navio-Terra, bem como Operações Aéreas com helicóptero UH-15 Super Cougar, do Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral HU-2, e exercício de abordagem com destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate.



Estiveram embarcados 119 alunos do Colégio Naval (CN) que, na maioria, fizeram o primeiro embarque em um navio da Esquadra. Durante o exercício, eles participaram ativamente de todas tarefas, possibilitando que conheçam um pouco mais das fainas e da rotina de bordo.

Além disso, no dia 22 de abril, o NDCC Almirante Saboia fundeou nas proximidades da Enseada Batista das Neves, em Angra dos Reis (RJ), permitindo a visita guiada de 180 alunos e docentes do CN.

Fonte:  http://tecnodefesa.com.br/ndcc-almirant ... xercicios/
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #642 em: Maio 07, 2015, 01:07:30 pm »
Marinha participa de operação internacional no Golfo da Guiné



Ao longo dos últimos 42 dias, a Marinha do Brasil participou de uma operação conjunta internacional para capacitar militares africanos no patrulhamento do Golfo da Guiné, na costa ocidental da África. Foi a 5ª edição da Operação Obangame Express, conduzida pelos Estados Unidos, e que tem, pela segunda vez, participação da Força Naval brasileira.

Nesta edição do exercício militar, o Brasil enviou o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” (NPaOc Amazonas) com uma tripulação de 94 militares. A Operação ocorreu em conjunto com as Marinhas da Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Turquia, Estados Unidos, Portugal e com as Guardas Costeiras do Golfo da Guiné.

A missão acontece anualmente e tem como foco o incremento da segurança marítima nos países do Golfo da Guiné contra ações ilegais de pirataria, de pesca ilegal e de contrabando de drogas e armamento praticados na região. Grande parte das atividades criminais acontece nas águas territoriais da Guiné Equatorial, o que quer dizer no perímetro das 12 milhas náuticas da costa.

O objetivo da iniciativa é promover a interoperabilidade das forças navais, capacitando marinhas africanas e estreitando laços de amizade com os países participantes. O navio também realizou visita operativa aos portos de Luanda (Angola), Walvis Bay (Namíbia) e Cidade do Cabo (África do Sul).

A região do Golfo da Guiné possui cerca de 3.400 milhas de litoral, distribuídas por 12 países (Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Camarões, Guiné Equatorial, Gabão Bioko, Ano Bom, São Tomé e Príncipe). Levando em consideração sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas, as águas jurisdicionais a serem patrulhadas podem chegar a cerca de 680 mil milhas.

Neste cenário, a cooperação internacional contribui para manter a segurança marítima, possibilitando o crescimento econômico e social dos países envolvidos. Só na região do Golfo da Guiné são extraídos cerca de 5,4 milhões de barris de petróleo por dia (dados de 2014 / UFRGS Model United Nations). Mais de 80% da atividade da região é realizada por via marítima. A Nigéria e a Guiné Equatorial, por exemplo, são importantes fornecedoras de petróleo, o que fez crescer progressivamente casos de roubo armado e pirataria.



É importante diferenciar pirataria de roubo armado contra navios e suas origens. A pirataria é utilizada para todos os tipos de roubos e pilhagens realizados contra embarcações ou navios em rotas marítimas. Entretanto, quando se refere ao Direito Internacional, existe a Convenção Nacional das Nações Unidas sobre Direito do Mar (CNUDM), legislação que distingue e regula os Direitos no Mar.

De acordo com essa legislação, pirataria é a depredação contra aeronaves ou navios, violação da liberdade de navegação em alto-mar ou em lugar não submetido à jurisdição estatal, cometidos isoladamente, ou em conjunto, por tripulantes de navios ou aeronaves para fins privados e utilização de violência contra os passageiros ou a tripulação.

Já o roubo armado contra navios é classificado pelo ilícito de passageiros ou tripulantes de um navio contra outros navios em arquipélagos, mar territorial ou em águas interiores. Essa legislação está definida no Code of Practice for the Investigation of the Crimes of Piracy and Armed Robbery Against Ships, adotado pela Assembleia da IMO (sigla em inglês do International Maritime Organization).

Trata-se de uma ameaça não só para a economia dos países que dependem inteiramente do petróleo, mas também para a segurança da área. O fato do Golfo da Guiné estar no entorno estratégico brasileiro, especialmente a porção ocidental do continente, impulsiona o Brasil a ter um bom relacionamento com esses países.

O crescente interesse da pirataria marítima na indústria petrolífera e do gás natural intensifica a cooperação bilateral entre as Marinhas do Brasil e as marinhas da África do Sul, Angola, Namíbia, República Democrática do Congo e Cabo Verde, formalizada por meio de acordos bilaterais, exercícios combinados, formação de pessoal e doações de navios e material.

Fonte:  http://tecnodefesa.com.br/marinha-parti ... -da-guine/
 

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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #643 em: Maio 08, 2015, 10:36:48 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/05/07/boa-noticia-na-planta-de-testes-do-sub-nuclear-ipero-turbina-bate-recorde-de-velocidade/
Citar
O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) realizou com sucesso, nesta terça-feira (05.05), uma prova com a turbina da propulsão do submarino nuclear Álvaro Alberto, montada na planta de testes, em terra, do grupo propulsor do navio em Iperó (SP) – um dos projetos de maior expressão em termos de desenvolvimento científico da atualidade no hemisfério sul.

A turbina foi acionada durante seis horas e esse funcionamento permitiu que ela alcançasse a sua maior velocidade, até aqui, em rotação experimental: 3.593 RPM.
No esquema simplificado da instalação propulsora, a turbina da propulsão está diretamente ligada ao gerador de propulsão, que alimenta o painel da propulsão.
O teste serviu à segunda aprovação em testes para a graxa MASTERLUB AL-30, fornecida pela Lubrotec Química, de Mauá (SP), que foi submetida, como todo o conjunto do equipamento, a uma temperatura de 260º.

A AL-30 é uma graxa vedante e lubrificante, hidro-repelente, resistente à ação de ácidos e álcalis, utilizável em um espectro de temperaturas entre 40º e 300º. Sua aplicação mais comum é em válvulas plug e sistemas de gás de amônia, como vedante em caixas de redutores. É indicada também para rolamentos e mancais sujeitos à contaminação por água e vapor.

Parabéns à equipe do CTMSP e à Lubrotec!



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Re: Notícias (Armadas/Sistemas de Armas)
« Responder #644 em: Maio 09, 2015, 09:58:43 pm »
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/21641/INTEROPERABILIDADE---Marinha-do-Brasil-conhece-atividades-da-Base-A%C3%A9rea-de-Canoas
Citar
Uma comitiva da Base Aérea NavalExposição estática  3S NETTO de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), da Marinha do Brasil, esteve segunda-feira (02/03) na Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer as atividades da Companhia de Contraincêndio do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO).

Liderado pelo Comandante da BAeNSPA, Capitão-de-Mar-e-Guerra Fábio Ângelo de Araújo, o grupo participou de um reconhecimento dos equipamentos utilizados para combate a incêndio e acompanhou a simulação de um acionamento emergencial de demonstração da prontidão operacional dos militares da Força Aérea Brasileira.

Localizada na cidade de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, a BAeNSPA é sede de esquadrões equipados com aviões AF-1 Skyhawk e helicópteros IH-6 Bell Jet Ranger, UH-12/13 Esquilo, AH-11 Lynx, UH-14 Super Puma, UH-15 Super Cougar e MH-16 Seahawk.
Mais uma noticia positiva sobre a Marinha do Brasil, normalmente "muito bem recebidas" e sem qualquer tipo de "mimos" da parte do "trio maravilha" oriundo do Brasil que intervêm aqui no forum defesa. Já as que "colocam a nu" as fragilidades e criticam a megalomania da MB versus a sua baixissima operacionalidade, são tratadas na base do insulto, provocação e "mimos vários" de carácter ternurento( como prova de incapacidade de refutar a verdade   :mrgreen:  :G-beer2:
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