Finalmente: Leopard II para Portugal

• 1770 Respostas
  • 610732 Visualizações
*

antoninho

• Analista
  • 751
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +27/-32
(sem assunto)
« Responder #285 em: Setembro 27, 2007, 03:53:27 pm »
Desculpe, mas o que tem de mal o financiamento da NATO??
As Meko são menos nossas por acaso???
Os Leo serão menos nossos por esse motivo???
Não estamos inseridos na OTAN??
As nossas responsabilidades serão menos, se comprarmos o material sem a ajuda dos nossos aliados???
Afinal o que é uma aliança???
Sinceramente não percebi o seu comentário.....

*

Johnnie

• Analista
  • 725
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +102/-90
(sem assunto)
« Responder #286 em: Setembro 27, 2007, 03:57:16 pm »
Concordo com o Antoninho, aliás não fazemos outra coisa de há 15 anos a esta parte senão contribuir com os nossos homens e material para missões NATO, uma ajudinha é muito bem vinda  c34x
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"

*

FS

• 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #287 em: Setembro 27, 2007, 05:01:17 pm »
É o unico pormenor que não me agrada, os "financiamentos" seja qual for a origem, nunca são de borla. Já me parece a história do financiamento para a aquisição das fragatas VG.

Acho que percebo o ponto de vista do Upham.

Por exemplo como as fragatas VdG foram financiadas pela NATO Portugal ficou com a obrigacao de destacar estas fragatas todos os anos para um certo numero de exercicios... (certo?)

E claro que o meu receio e se um dia nos iram "forcar" a participar em algo que nao queremos. Como por exemplo uma intervencao num conflito para o qual Portugal nao tenha interesse. Por agora sempre temos a escolha de quem e quantas tropas vamos mandar...

Nao perderemos esta liberdade?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • Recebeu: 4233 vez(es)
  • Enviou: 2997 vez(es)
  • +3089/-4562
(sem assunto)
« Responder #288 em: Setembro 27, 2007, 05:13:00 pm »
Não.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

FS

• 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #289 em: Setembro 27, 2007, 05:16:55 pm »
Pode-se prever muita coisa, no entanto, a dor de cabeça logistica com uma quantidade interminavel de calibres não deixará de ser um problema:

90mm para os V-150
105mm para os Light Gun
120mm pra os Leopard-2
155mm para os M-109A5 e artilharia rebocada.

Sendo que o calibre 90mm vai passar a historia nao me parece que tres calibres sejam uma quantidade interminável. E claro que o melhor era ter um mas:

O calibre 120mm para o leopard e "especial". A função da munição usada não e o mesmo que nos outros casos. Por isso necessitam de uma cadeia logística separada.

O 105mm e o 155mm podiam ser o mesmo. Mas o 155mm já vem de raiz nos M109. E o 105mm e uma munição melhor para transportar (metade do peso...) também tem usos diferentes...

Nao me parece que isto seja uma enorme dor de cabeça em termos de logística e tem a sua razão de ser...

*

FS

• 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #290 em: Setembro 27, 2007, 06:44:39 pm »
Citação de: "FS"
É o unico pormenor que não me agrada, os "financiamentos" seja qual for a origem, nunca são de borla. Já me parece a história do financiamento para a aquisição das fragatas VG.

Por exemplo como as fragatas VdG foram financiadas pela NATO Portugal ficou com a obrigacao de destacar estas fragatas todos os anos para um certo numero de exercicios... (certo?)

E claro que o meu receio e se um dia nos iram "forcar" a participar em algo que nao queremos. Como por exemplo uma intervencao num conflito para o qual Portugal nao tenha interesse. Por agora sempre temos a escolha de quem e quantas tropas vamos mandar...

Ps. Por exemplo nao fomos interditados de usar material da NATO durante a guerra colonial?

*

André

• Investigador
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #291 em: Setembro 27, 2007, 06:52:46 pm »
Ps. Por exemplo nao fomos interditados de usar material da NATO durante a guerra colonial?

Não porque por exemplo a G3 era de origem alemã e foi utilizada assim como o blindado Panhard EBR de origem francesa.
« Última modificação: Setembro 27, 2007, 06:56:05 pm por André »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • Recebeu: 4233 vez(es)
  • Enviou: 2997 vez(es)
  • +3089/-4562
(sem assunto)
« Responder #292 em: Setembro 27, 2007, 06:54:34 pm »
Por acaso fomos, os EUA não nos deixaram usar os F-86 em Angola. Agora não sei se essa interdição foi a nóvel da OTAN ou se foi apenas os EUA.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Upham

• Perito
  • **
  • 503
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #293 em: Setembro 27, 2007, 07:00:00 pm »
Citação de: "antoninho"
Desculpe, mas o que tem de mal o financiamento da NATO??
As Meko são menos nossas por acaso???
Os Leo serão menos nossos por esse motivo???
Não estamos inseridos na OTAN??
As nossas responsabilidades serão menos, se comprarmos o material sem a ajuda dos nossos aliados???
Afinal o que é uma aliança???
Sinceramente não percebi o seu comentário.....

Boa tarde!

E eu não precebi o seu! :?:  O INVESTIMENTO em material moderno para as forças armadas é muito bem vindo e não afirmei nem sugeri o contrário.

Sim certo.

Penso que é uma questão politica. Quem compra e pede emprestado a outros para comprar, fica de alguma forma "limitado" ou "diminuido" politicamente. (Acho eu) Mesmo numa aliança entre países que visa defender os valores comuns de Segurança Liberdade e Democracia.
Não creio que nos forçassem a participar em algo que não queremos. O contrário penso que poderia acontecer. Por exemplo no tempo da Guerra do Ultramar o melhor material não pode ser usado em Africa por esse mesmo motivo e se estiver errado por favor corrijam-me para ficar melhor informado.

Cumprimentos!
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.

*

FS

• 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #294 em: Setembro 27, 2007, 07:17:53 pm »
O "forcar" a que me refiro e como obrigacao politica. Os jogos de bastidores sao importantes. E material cedido pela NATO poderia ser usado como carta de trunfo pela propria Nato.

E claro que isto tudo e uma questao hipotetica. Mas como o assunto foi aqui levantado, e acho que bem, talvez deva de ser analisado tambem deste ponto de vista.

E claro que estou mais que satisfeito com a vinda dos Leopard. E percebo que dada a situacao economica do pais a ajuda e bem vinda...

*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 713 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
(sem assunto)
« Responder #295 em: Setembro 27, 2007, 07:21:19 pm »
Citação de: "Upham"
Não creio que nos forçassem a participar em algo que não queremos. O contrário penso que poderia acontecer. Por exemplo no tempo da Guerra do Ultramar o melhor material não pode ser usado em Africa por esse mesmo motivo e se estiver errado por favor corrijam-me para ficar melhor informado.
Mas isso não foram manias dos EUA? É que a Alemanha fazia parte da NATO e ninguém nos impediu de utilizar a G3, ou até mesmo blindados franceses, no ultramar.

Portugal tem obrigação de destacar meios para os exercícios da NATO porque faz parte da NATO. Portugal tem essa obrigação e a NATO tem a obrigação de nos ajudar.

Dá-me a parecer que se têm problemas com isso então na verdade o que querem é que Portugal saía da NATO. Ou não?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

Johnnie

• Analista
  • 725
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +102/-90
(sem assunto)
« Responder #296 em: Setembro 27, 2007, 07:39:52 pm »
Na guerra colonial quem fez birra foram os USA, mas ao q parece depois de precisar de usar as Lajes para abastecer os Israelitas ficaram mais macios...

NATO era o material quase todo  :roll:  G3, FIAT G-91, F-84, Alouette, Puma, Etc...Etc...Etc...
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"

*

FS

• 95
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #297 em: Setembro 27, 2007, 07:50:07 pm »
Dá-me a parecer que se têm problemas com isso então na verdade o que querem é que Portugal saía da NATO. Ou não?

A reposta e mesmo "ou nao"! Por estar a analisar as vantagens e desvantagens de aceitar material da NATO nao quer dizer que nao seja a favor de Portugal estar na NATO. Um forum e para se discutir ideias...

Mas isso não foram manias dos EUA? É que a Alemanha fazia parte da NATO e ninguém nos impediu de utilizar a G3, ou até mesmo blindados franceses, no ultramar.

Nao foram manias da EUA foi mesmo a NATO a pedido da ONU. Quanto as G3 foram fabricadas em Portugal desde 61...
Oa alouette e Fiat forma comprados durante a guerra colonial com dinheiro Portugues. Nao foram ofericidos pela NATO! Nao confundir material comprado a paises da NATO e cedidos no ambito da NATO.

Para alem disso tambem houve um embargo de armas a Portugal, os unicos paises que nao nos embargaram foram a Franca e a Alemanha (ate um certo ponto...)

Portugal tem obrigação de destacar meios para os exercícios da NATO porque faz parte da NATO. Portugal tem essa obrigação e a NATO tem a obrigação de nos ajudar.

Uma coisa e ter obrigacoes em geral. Outra completamente diferente e de ter que mandar meios por estar especificamente obrigado por acordos como as fragatas VdG. Nao e a mesma coisa.

Quanto a NATO nao e a Santa Casa da Misericordia. As obrigacoes da NATO para com Portugal e de defesa e cooperacao militar. A NATO nao tem a obrigacao de nos dar material. A unica razao que eles nos dao material e porque nao querem ter parceiros fracos. Cada estado deve de dar a sua parte, nao estar a espera de esmola...
« Última modificação: Setembro 27, 2007, 08:19:34 pm por FS »

*

Upham

• Perito
  • **
  • 503
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #298 em: Setembro 27, 2007, 08:04:00 pm »
Boa noite!

Onde é que leu isso?

Cumprimentos!
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.

*

garrulo

• Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #299 em: Setembro 27, 2007, 08:42:14 pm »
Cuando uno compra y paga no tiene restricciones.
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.