Finalmente: Leopard II para Portugal

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fealcap

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« Responder #330 em: Novembro 30, 2007, 10:40:28 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "fealcap"
La ficha esta no esta correcta: http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=28

Un Leopard 2A6 no pesa 62000 kg pesa 59900 kg: http://www.landmacht.nl/materieel/huidi ... rd2A6.aspx
O peso de um carro de combate, tal como qualquer outro veículo ou sistema de armas, varia en função do equipamento instalado, munições transportadas, etc... O peso de 62 toneladas está muito mais próximo do peso do Leo2A6 preparado para o combate do que 59,9.
Já agora, se o colega Fealcap colabora no site http://www.fprado.com/armorsite/leo2.htm , veja lá o peso aí mencionado.  :wink:


El peso de 62000 kg corresponde al Leopard 2A6EX no a un Leopard 2A6. El enlace es del ministerio de defensa holandes.
 

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ShadIntel

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« Responder #331 em: Novembro 30, 2007, 11:34:15 pm »
Citação de: "fealcap"
El peso de 62000 kg corresponde al Leopard 2A6EX no a un Leopard 2A6. El enlace es del ministerio de defensa holandes.

Muito bem, nesse caso, já que colabora no site, seria uma boa ideia corrigir a ficha técnica em http://www.fprado.com/armorsite/leo2.htm e mencionar Leopard 2A6EX em vez de 2A6.
Ainda assim, pensava que o 2A6 e 2A6EX eram um só e único CC...  :conf:
 

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fealcap

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« Responder #332 em: Dezembro 01, 2007, 08:08:57 am »
Eso ya se lo dije a Fabio el webmaster de la pagina hace tiempo sobre corregir ese dato pero lo habra pasado por alto. Puesto que esos datos los cogio de Army Technology. Aparte de otros datos que estan mal pero deve tener muchisimo trabajo sin duda el cuanto pueda hara los cambios como siempre lo ha hecho.

Otro tema:
El Ministerio de defensa Holandés hace Público que serán adquiridos 10 Kodiak basados en el Leopard 2.



Citar
Defence Ministry Buys Kodiak Tanks

THE HAGUE, 30/11/07 - The defence ministry is to sign a contract before the year-end for the purchase of 10 Kodiak tanks from the German Rheinmetall Land Systems. These are to come into operation from 2012.

The vehicles are so-called breakthrough tanks for the engineering corps, which can clear away mines, remove barricades and demolish earthworks. Defence State Secretary Cees van der Knaap says in a letter to parliament that they are intended to replace the present 14 engineering corps tanks. These will come to the end of their technical and economic life in 2008.

To bridge the intervening period, 10 of the 14 existing tanks will be renovated and kept operational with still available reserve components. New reserve components are no longer available for these ageing tanks.

The choice has fallen on the Kodiak tank of the German Rheinmetall Land Systems. It is built on the basis of Leopard 2 tanks, which Defence still had. The ministry has 75.5 million euros available for the tanks. Because Sweden is also buying six of these tanks, that country and the Netherlands can achieve joint financial benefits.

http://www.nisnews.nl/public/5.htm
 

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papatango

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« Responder #333 em: Dezembro 01, 2007, 11:13:38 am »
O areamilitar.net tem duas fichas sobre os veículos Leopard-2. Uma sobre o Leopard-2A4 e outra sobre o Leopard-2A6.

Na esmagadora maioria dos casos trata-se de apresentar dados genericos sobre os modelos e não sobre séries de modelos.

Não se apresentou o Leopard-2A5, por exemplo, porque o canhão era igual ao do A4 e as anteriores versões do Leopard foram convertidas para o padrão A4.
Não são consideradas no site «sub séries» a não ser quando de aí resulta um veículo com características bastante diferentes do anterior. Há casos em que quem faz a ficha opta por incluir mais dados e mais versões, mas são poucos.
Nestas circunstâncias, havendo várias séries e sub séries de veículos, a opção costuma ser a de colocar o valor mais alto conhecido.
Portanto, para o valor em causa, considerou-se que uma versão do Leopard-2A6 tinha efectivamente um peso superior.
A ficha do Leopard-2A6 não é a ficha do Leopard-2A6 holandês.
Se na ficha estivesse o peso do carro holandês, pela mesma ordem de razões esse peso também estaria inevitávelmente errado, porque outros Leopard-2 têm seguramente pesoso diferentes.

Infelizmente não é viável ter fichas detalhadas sobre cada uma das séries de veículos e cada país tem a sua confguração própria e por isso um peso máximo diferente. Nestes casos há que fazer opções para tentar ter um minimo aceitável de coerência nos dados.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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fealcap

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« Responder #334 em: Dezembro 01, 2007, 01:02:59 pm »
Vamos a hablar sobre el tema de los Leopard 2 Holandeses:

Holanda recibió desde Alemania sus 445 Leopard 2. Vendió a Austria 114 Leopard 2 (A4) y a Noruega 52 Leopard 2 (A4). No hace mucho se realizaron dos pedidos mas, uno por Canadá  de 100 Leopard 2 (20 A6 y 80 A4) y el otro por Portugal de 37 Leopard 2A6. En total en la actualidad Holanda ha exportado 303 Leopard 2 a los países ya citados. Se modernizaron de los 330 Leopard 2 que en aquellos días (cuando se realizo la venta a Austria) tenía Holanda  a 180 Leopard 2 a la versión A5 y posteriormente a la A6. De estos 20 han pasado a manos Canadienses y 37 a manos Portuguesas, quedando en holanda 123 Leopard 2A6. Holanda cuando redujo sus fuerzas estimo que les eran necesarios 110 Leopard 2A6 con lo que 13 Leopard 2A6 quedaban para la venta. Posteriormente se ha anunciado que aun se reducen más sus fuerzas a solo 82 Leopard 2A6 quedando para la venta 41 Leopard 2A6 aun.

Sobre los Leopard 2A4 que aun les restan son 19, de estos uno fue reconvertido en un Leopard 2 para la Demostración a este se le quito la torre y en su lugar se le pusieron unas filas de asientos para enseñar las cualidades de la barcaza de este carro de combate. En la actualidad como hemos visto de las 18 barcazas restantes 10 las piensan utilizar para el carro de Ingenieros Kodiak. Por otro lado también había en un principio junto a Alemania el interés de producción de otra variante un Lanzapuentes denominado Panzerschnellbrücke 2 (PSB2) del que tenían interés por 14 unidades. También junto a la producción de los Leopard 2 iniciales se adquirieron 20 carros para el entrenamiento de tripulaciones y 25 Bergingstank Büffel o Carro recuperador Buffel.



Próximamente le tocara el turno a Alemania os quedares de piedra con estos.  :lol:
 

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fealcap

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« Responder #335 em: Dezembro 16, 2007, 01:12:39 pm »
Alemania fabrico 2125 Leopard 2 para su Heer en 8 lotes (380, 450, 300, 300, 370, 150, 100, 75). Con el desmantelamiento de la URSS,  Alemania ya no requería de tantos carros de combate por ese motivo empezó a realizar exportaciones de sus carros a distintos países: Turquía 298 Leopard 2, Grecia 183 Leopard 2, Suecia 160 Leopard 2, Chile 140 Leopard 2, Polonia 128 Leopard 2, Finlandia 124 Leopard 2, España 108 Leopard 2, Singapur 96 Leopard 2  y Canadá 20 Leopard 2 (en leasing). En total 1308 Leopard 2 han sido exportados hasta la fecha.

En los planes de la Bundeswehr con los años se han ido bajando las necesidades de estos: 924 Leopard 2 (en 2003), 852 Leopard 2 (en 2004), 472 Leopard 2 (en 2006), 458 Leopard 2 (en 2007), 408 Leopard 2 (en 2008) y 395 Leopard 2 (en 2012). Quedando para la venta aun  409 Leopard 2  (para el 2008) y 422 Leopard 2  (para el 2012). Como se sabe Alemania opto por modernizar a 225 Leopard 2A4 al modelo A5 y como opcionales 125 Leopard 2A4 a A5 que pasaron a formar parte de los A5 en total fueron 350 Leopard 2 A5 los reconvertidos posteriormente los primeros 225 pasaron a ser A6 quedando el resto como opciones, de los 125 Leopard 2A5 restantes 15 fueron reconvertidos a la variante A6M con un forro anti-minas en la panza del carro para neutralizar los efectos de estas cave pensar que el resto de los Leopard 2A5 pasaran al mismo estándar. Tal y como se ha dicho anteriormente Canadá opto por el leasing de 20 Leopard 2A6M posiblemente sean la modernización de algunos de los Leopard 2A5 que aun quedaban sin ser modernizados.



Un pdf del BundeswehrPlan para este próximo año: http://www.geopowers.com/Machte/Deutsch ... 08_dok.pdf
 

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« Responder #336 em: Dezembro 20, 2007, 01:02:07 pm »
Para os mais informados Portugal esta a pensar em adquirir mais carros de combate leopard2A6 ou vai se ficar pelos 37
 

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Aim

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« Responder #337 em: Dezembro 20, 2007, 02:00:39 pm »
O contrato assinado entre Portugal e Holanda é mesmo só para 36 viaturas.
Temos que ver que que foi decidido investir 5,450 milhões de € na modernização das Forças Armadas portuguesas até 2023, pelos diversos ramos e devido ao custo elevado destas viaturas duvido que Portugal vá investir em mais viaturas do género dos leopard.

Para quem ainda não leu o Jornal de Noticias de hoje vem publicada uma notícia do CEME em que faz o apelo ás forças armadas para as dificuldades que se avizinham para o ano de 2008, daí eu duvidar ainda mais que Portugal adquira mais viaturas    :roll:
 

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balburdio

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« Responder #338 em: Janeiro 02, 2008, 07:52:37 pm »
Citação de: "Luso"
Também questiono a existência de Carros de Combate no exército português.
Pergunto aos entendidos se não seria mais eficaz adoptar um bom blindado de combate de infantaria (mais leve), bem protegido com blindagem adicional. A luta anti-carro seria feita por mísseis.
O canhão, de 35/50mm, poderia disparar munição programável que pode servir em diversas plataformas: na Marinha como um novo CIWS ou como armamento dos NPO´s e no próprio Exército como defesa antiaérea de ponto (Millenium).
Referência: CV90 MKIII.


no combate terreste há 3 fases:
1 - reconhecimento/exploração : viaturas ligeiras/rápidas, helitransporte, reconhecimento aéreo, artilharia móvel ligeira(eventualmente)
2 - ataque/avanço : artilharia pesada móvel, tanques (MBT), blindados de combate, apoio aéreo
3 - consolidação : artilharia, blindados e infantaria (muita infantaria)

ora apesar de todas as teorias a prática demonstrou que não há substituto para o MBT principalmente quando se vão enfrentar outros MBTs.
a questão está neste ponto actualmente:
"o tanque é um meio obsoleto excepto se o inimigo tiver tanques"

podemos contudo sair um pouco do tradicional conceito de tanque: veículo massivamente blindado, dotado de lagartas, equipado com um canhão de grande calibre e alta velocidade de saída.
Futuras blindagens à base de materiais compósitos e com tecnologias de protecção activa podem reduzir drasticamente o peso necessário.
Novas formas de propulsão tais como a eléctrica com turbo-alternadores ligeiros e motores nos cubos ou eixos das rodas podem tornar as lagartas coisa do passado, finalmente futuras armas eléctricas ou de mistura fuel-ar conjugadas com avanços nas munições e a auto-propulsão (foguetes) das ogivas, e com tecnologias de esplosivos fazendo uso de nano-detonadores e esplosão modelada por computador podem reduzir o calibre das armas.

mas tudo isto é futurologia

imaginemos um tanque do futuro:
- blindagem em matriz de nanotubos de carbono ultra ligeira
- protecção activa por descarga eléctrica
- turbo-gerador baseado num motor turbo-helice(PT6B) : >1000 cv
- gerador auxiliar diesel 250cv(MTU)
- 8 motores eléctricos:1 por roda = 8 rodas motrizes: 8x100cv = 800 cv
- capacidade anfíbia (peso 15-20t) : propulsão hidro-jacto
- almofada de ar auxiliar amovível (hovercraft) para deslocação rápida em superfície irregular/aquática
- peça : canhão automático 50mm/75mm, alma lisa, propulsão fuel-ar, munição assistida por foguete, ogiva com nanodetonadores computorizada
- 3 metralhadoras: coaxial: .50, torre: 2 x 7,62mm
- mísseis ATGM : MAPATS, LAHAT, MOKOPA, Khrizantema, Refleks,...
- misseis SAM ligeiros : Stinger, Mistral, Roland, ...
- sistema de apontamento laser : LADAR
- tripulação : 3
- capacidade para 5 soldados infantaria
- protecções individuais internas
- nas versões mais leves pode ser helitransportado
- elevada redundancia de sistemas devido à arquitectura "tudo eléctrico"
- possibilidade de ser operado à distancia recorrendo a uma rede de comunicações de batalha com elevada integração funcional (TCP/IP)
- elevada modularidade dos sistemas
- substituiria:
tanques, blindados de combate, blindados de transporte, anfíbios, etc.

curiosamente a única coisa que falta para podermos ter esta maravilha é mesmo a blindagem em nanotubos sem a qual isto não passa de uma casca de noz num campo de batalha cada vez mais perigoso!
 

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nelson38899

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« Responder #339 em: Janeiro 02, 2008, 09:51:03 pm »
Citação de: "balburdio"
Citação de: "Luso"
Também questiono a existência de Carros de Combate no exército português.
Pergunto aos entendidos se não seria mais eficaz adoptar um bom blindado de combate de infantaria (mais leve), bem protegido com blindagem adicional. A luta anti-carro seria feita por mísseis.
O canhão, de 35/50mm, poderia disparar munição programável que pode servir em diversas plataformas: na Marinha como um novo CIWS ou como armamento dos NPO´s e no próprio Exército como defesa antiaérea de ponto (Millenium).
Referência: CV90 MKIII.

no combate terreste há 3 fases:
1 - reconhecimento/exploração : viaturas ligeiras/rápidas, helitransporte, reconhecimento aéreo, artilharia móvel ligeira(eventualmente)
2 - ataque/avanço : artilharia pesada móvel, tanques (MBT), blindados de combate, apoio aéreo
3 - consolidação : artilharia, blindados e infantaria (muita infantaria)

ora apesar de todas as teorias a prática demonstrou que não há substituto para o MBT principalmente quando se vão enfrentar outros MBTs.
a questão está neste ponto actualmente:
"o tanque é um meio obsoleto excepto se o inimigo tiver tanques"

podemos contudo sair um pouco do tradicional conceito de tanque: veículo massivamente blindado, dotado de lagartas, equipado com um canhão de grande calibre e alta velocidade de saída.
Futuras blindagens à base de materiais compósitos e com tecnologias de protecção activa podem reduzir drasticamente o peso necessário.
Novas formas de propulsão tais como a eléctrica com turbo-alternadores ligeiros e motores nos cubos ou eixos das rodas podem tornar as lagartas coisa do passado, finalmente futuras armas eléctricas ou de mistura fuel-ar conjugadas com avanços nas munições e a auto-propulsão (foguetes) das ogivas, e com tecnologias de esplosivos fazendo uso de nano-detonadores e esplosão modelada por computador podem reduzir o calibre das armas.

mas tudo isto é futurologia

imaginemos um tanque do futuro:
- blindagem em matriz de nanotubos de carbono ultra ligeira
- protecção activa por descarga eléctrica
- turbo-gerador baseado num motor turbo-helice(PT6B) : >1000 cv
- gerador auxiliar diesel 250cv(MTU)
- 8 motores eléctricos:1 por roda = 8 rodas motrizes: 8x100cv = 800 cv
- capacidade anfíbia (peso 15-20t) : propulsão hidro-jacto
- almofada de ar auxiliar amovível (hovercraft) para deslocação rápida em superfície irregular/aquática
- peça : canhão automático 50mm/75mm, alma lisa, propulsão fuel-ar, munição assistida por foguete, ogiva com nanodetonadores computorizada
- 3 metralhadoras: coaxial: .50, torre: 2 x 7,62mm
- mísseis ATGM : MAPATS, LAHAT, MOKOPA, Khrizantema, Refleks,...
- misseis SAM ligeiros : Stinger, Mistral, Roland, ...
- sistema de apontamento laser : LADAR
- tripulação : 3
- capacidade para 5 soldados infantaria
- protecções individuais internas
- nas versões mais leves pode ser helitransportado
- elevada redundancia de sistemas devido à arquitectura "tudo eléctrico"
- possibilidade de ser operado à distancia recorrendo a uma rede de comunicações de batalha com elevada integração funcional (TCP/IP)
- elevada modularidade dos sistemas
- substituiria:
tanques, blindados de combate, blindados de transporte, anfíbios, etc.

curiosamente a única coisa que falta para podermos ter esta maravilha é mesmo a blindagem em nanotubos sem a qual isto não passa de uma casca de noz num campo de batalha cada vez mais perigoso!


boas

Meio off topic



Specialty Compounds RTP Company
RTP Company EMI 2299 X 115088 C Polyetheretherketone (PEEK), Glass Fiber - Carbon Nanotube - ESD Protection (materiais que se usam na aéronautica, principalmente nos novos aviões de combate]

propriedades de impacto

Izod Impact, Unnotched   6.94 J/cm feitos pela norma ASTM D4812
Izod Impact, Notched   0.641 J/cm feito pela norma  ASTM D256

AISI 1015 Steel, as rolled

Izod Impact   110 J   feitos pela norma Based on 100% machinability for AISI 1212 steel

www.matweb.com

cumo.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Luso

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« Responder #340 em: Janeiro 09, 2008, 10:06:56 pm »
A questão dos mísseis lançados por canhão "novamente" na ribalta...

http://www.defenseindustrydaily.com/xm1 ... 4544/#more

Pergunto-me mais uma vez se não seria mais eficaz uma plataforma mais leve (um CV90 mais blindado), equipada com um canhão automático ou semi-automático de 57/76mm e um lançador de mísseis anticarro.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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lurker

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« Responder #341 em: Janeiro 09, 2008, 10:30:52 pm »
Honestamente, não creio.
Neste momento, veiculo como um IVF de 30 toneladas não ganha assim tanta mobilidade face a um MBT de 60 toneladas para compensar a perda de poder de fogo e protecção.
 

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fealcap

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« Responder #342 em: Janeiro 18, 2008, 10:02:30 pm »
Citação de: "fealcap"
El Ministerio de defensa Holandés hace Público que serán adquiridos 10 Kodiak basados en el Leopard 2.


Lo dicho la empresa Rheinmetall ya ha hecho publico
http://www.rheinmetall-detec.de/index.p ... 3&fid=4544


 

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Lancero

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« Responder #343 em: Janeiro 29, 2008, 12:43:53 pm »
Assinatura do contrato de aquisição decorreu hoje de manhã no MDN.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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Johnnie

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« Responder #344 em: Janeiro 29, 2008, 01:38:52 pm »
Baos noticias essas  :D
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"