Finalmente: Leopard II para Portugal

• 1770 Respostas
  • 609398 Visualizações
*

typhonman

• Investigador
  • 5150
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1658 vez(es)
  • +8550/-4173
(sem assunto)
« Responder #390 em: Abril 18, 2008, 08:07:03 pm »
O ideal seria a venda dos M-60A3TTS e alguns M-113 e com esse dinheiro comprar entre 30 a 40 LEOPARD2A4 em 2º mão, mas para isso teria de haver quem estivesse disposto a pagar pelos mesmos um valor que desse para adaquirir LEO´s em 2º mão...

*

Miguel

• Investigador
  • 2499
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #391 em: Abril 18, 2008, 08:23:42 pm »
Penso que enquanto o GAM nao tiver os seus Pandurs com peça de 105mm, devemos manter um parque de 30/40 M60TTS operacionais.

1° para ter um tanque capaz de passar na parte norte do tejo

2° manter a qualificaçao das equipas

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-259
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #392 em: Abril 18, 2008, 10:19:28 pm »
Na minha opinião foi uma pena o facto de só comprarmos 37 Leopards.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Scarto

• 84
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #393 em: Abril 19, 2008, 07:10:12 pm »
Realmente,se existisse alguem disposto a comprar os M60(contudo sou da opinião que se deveria manter cerca de 20 em reserva),era comprar mais alguns Leo2.

Sobre a falta de sobresselentes..duvido muito que isso aconteça.É um tanque bastante usado,com uma vida ainda longa :)

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #394 em: Abril 19, 2008, 08:12:37 pm »
Citação de: "Scarto"
Sobre a falta de sobresselentes..duvido muito que isso aconteça.É um tanque bastante usado,com uma vida ainda longa :( ); quando são depois necessárias com alguma urgência, a sua obtenção torna-se um problema bu(r)rocrático, para além do custo elevado que, muito provavelmente, não foi previsto na LPM...

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #395 em: Abril 19, 2008, 09:09:59 pm »
Esses custos estão fora do âmbito da LPM. O âmbito da LPM são os programas de investimento em/alienação de equipamento,  armamento e infra-estruturas.

LPM

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1980
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #396 em: Abril 19, 2008, 09:32:14 pm »
Citação de: "dremanu"
Porque razão demora um ano para receber os tanques? Não puderia ser algo feito de imediato?

Faz mesmo falta a alguns irem à tropa... Então e a formação dos mecânicos e dos operadores que têm de ir para a Holanda fazer os respectivos cursos para depois cá darem formação a outros para então estes poderem operar os carros. A formação de 1 Sargento ou Oficial contratado, chefe de CC M60 leva aprox 3 meses! E a melhoria de infra-estruturas para acomodar as viaturas? Mais todos os processos administrativos inerentes.
O custo não é o principal factor de demora.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

nelson38899

• Investigador
  • 5606
  • Recebeu: 922 vez(es)
  • Enviou: 879 vez(es)
  • +739/-2712
(sem assunto)
« Responder #397 em: Abril 19, 2008, 09:51:50 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"

Meus senhores, vamos lá ver uma coisa, Portugal não tem dinheiro para manter esquadrões enormes de carros de combate e vendo bem o leo2 são superiores aos 100 M60, que até agora possuímos. opinião pessoal eu acho que portugal devia apostar em forças moveis, como helicopteros tipo tiger mas mantendo uma força couraçada com o numero que vamos ter agora.
por curiosidade os espanhois dispõe de este numero de carros de combate:
219 Leopard 2E (176 Brigadas Acorazadas/Mecanizadas + 39 Grupos Reconocimiento + 4 Academias)
- 4 Leopard 2E Escuela
- 16 Leopard 2E Buffel
- 66 Leopard 2A4 (52 para Montesa y Alcántara y el resto para Vitoria o las Academias)
- 25 Leopard 2A4 Lanzapuentes
- 17 Leopard 2A4 Alacrán
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • +118/-259
(sem assunto)
« Responder #398 em: Abril 19, 2008, 10:40:46 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Jorge Pereira"

Meus senhores, vamos lá ver uma coisa, Portugal não tem dinheiro para manter esquadrões enormes de carros de combate e vendo bem o leo2 são superiores aos 100 M60, que até agora possuímos. opinião pessoal eu acho que portugal devia apostar em forças moveis, como helicopteros tipo tiger mas mantendo uma força couraçada com o numero que vamos ter agora.
por curiosidade os espanhois dispõe de este numero de carros de combate:
219 Leopard 2E (176 Brigadas Acorazadas/Mecanizadas + 39 Grupos Reconocimiento + 4 Academias)
- 4 Leopard 2E Escuela
- 16 Leopard 2E Buffel
- 66 Leopard 2A4 (52 para Montesa y Alcántara y el resto para Vitoria o las Academias)
- 25 Leopard 2A4 Lanzapuentes
- 17 Leopard 2A4 Alacrán

Portugal não tem, Portugal não pode…, é um discurso que não resiste a comparações com países de características semelhantes. A ladainha do Portugal pobre é um discurso que já não cola!

Em relação a este assunto eu não falo em esquadrões enormes de carros de combate, falo em ter comprado mais 40, 50 ou 60 unidades. É assim tanto? É impossível? Seriam valores proibitivos? Penso que não. Nos só compramos uma quantidade simbólica. Aliás, somos o país que menos unidades vai operar. Essa é a realidade, sendo no entanto, e realço isto, um salto qualitativo de extrema importância para o nosso exército. :wink:

Citação de: "HSMW"
Citação de: "dremanu"
Porque razão demora um ano para receber os tanques? Não puderia ser algo feito de imediato?

Faz mesmo falta a alguns irem à tropa... Então e a formação dos mecânicos e dos operadores que têm de ir para a Holanda fazer os respectivos cursos para depois cá darem formação a outros para então estes poderem operar os carros. A formação de 1 Sargento ou Oficial contratado, chefe de CC M60 leva aprox 3 meses! E a melhoria de infra-estruturas para acomodar as viaturas? Mais todos os processos administrativos inerentes.
O custo não é o principal factor de demora.

Completamente de acordo.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Cumprimentos

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • +118/-259
(sem assunto)
« Responder #399 em: Abril 20, 2008, 12:11:29 am »
Então que propõem?

Proponho que se dotem as forças armadas com os recursos necessários para que possam cumprir cabalmente e sem “ginásticas” e “esquemas” as missões que lhes estão atribuídas na constituição.

Acabar com uma série de desperdícios que é transversal em toda a administração pública portuguesa seria um muito bom começo.

E o que é que fazia com todos esses carros se a orgânica só permite ter 14 CC num Esquadrão? 4 em cada pelotão e 2 na Secção de Comando do Esquadrão.

Então não podemos ter mais de 37 Leopards por isso que refere?

Não percebo. Como é que fazemos na actualidade com os M60?

Depois temos as restrições dos tratados CFE.
Nessas inspecções (feitas por elementos de outros países estrangeiros) até são contemplados os carros que estão no museu.
M48, M60, VBLP M60A1 (claro que falo apenas relativamente aos CC. Faltam os M113, M901 ITV, etc)

Também não percebi. Como é que fazemos na actualidade com os M60?

Que eu sabia não estamos a violar o tratado CFE.
« Última modificação: Abril 20, 2008, 12:55:35 am por Jorge Pereira »

Cumprimentos

*

typhonman

• Investigador
  • 5150
  • +8550/-4173
(sem assunto)
« Responder #400 em: Abril 20, 2008, 12:18:16 am »
Com 37 LEO2A6 não violamos os CFE, mas alguem que arranje as listas acerca de Portugal.

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • +118/-259
(sem assunto)
« Responder #401 em: Abril 20, 2008, 12:47:48 am »

Cumprimentos

*

Francisco

• 23
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #402 em: Abril 20, 2008, 12:58:41 am »
antes de mais ola a todos

a meu ver, embora o nosso país seja pequeno, nao se pode dar ao luxo de ter umas forças armadas no estado em que estao.
tem que haver respeito e consideração por quem anda a defender as cores da nossa bandeira, ou seja os nossos soldados. se queremos que eles defendam o nosso país, temos que lhes proporcionar material apropriado e devidamente actualizado. eles dao a vida deles por nós e a eles o k lhes dão??
outra coisa, eu acho que era preferivel apostar em remodelar de uma vez por todas os equipamentos das forças armadas, que andar praí a comprar as prestaçoes material usado q vem sempre pra nós e mais tarde ou mais cedo caiem de podres.
nao me refiro aos leopard...
mas meia duzia de carros de combate pra remediar, penso q n seja o mais apropriado, penso que o numero deveria ser maior. qualquer dia começam a ser canibalizados para peças.
sao os merlin q mais de metade tao parados. qualquer dia temos militares de fisgas e trotinetes...
pois mas a desculpa é sempre a mesma falta de dinheiro...
mas portugal não é um pais tao pobre como se diz. nós nao sabemos é onde é gastado o dinheiro, mas enfim tamos em PORTUGAL.
depois admiram-se que o pessoal jovem n queira ir para a tropa, sem condiçoes n vale a pena. entao sem material adequado pior ainda.

sem mais nada a dizer  :D
mas é o que penso

*

typhonman

• Investigador
  • 5150
  • +8550/-4173
(sem assunto)
« Responder #403 em: Abril 20, 2008, 01:12:31 am »
Nem 40 caças F-16MLU devemos ter, quanto mais 160, e quanto aos carros de combate, ainda temos muita margem de manobra.

*

lurker

• Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #404 em: Abril 20, 2008, 02:07:45 am »
Puz-me a procurar na internet sobre a questão e... parece que a questão das peças sobresselentes para os Leopard 2 não é inteiramente pacifica.

Segundo a informação que recolhi, Singapura e o Chile, que compraram Leopard 2A4 também compraram alguns para canibalizar.
E o Canadá também decidiu recentemente comprar Leopard 2A4 adicionais à Alemanha para canibalizar para manter os Leopard 2A6 alugados que estão a usar no Afeganistão.
Isto para além dos 100 Leopard 2 que comprou à Holanda.

A explicação oferecida é que aquando das produções de Leopard, os compradoras adquiriram também grandes quantidades de sobresselentes. Mas entretanto os sobresselentes pararam de ser fabricados e os stocks começaram a esgotar.

O buraco nesta teoria é que há alguns Leopard de fabrico recente: os espanhóis e os gregos.

Bitaites?