Acredito que a organização do Exercito, em especial as Grandes Unidades, não deve ser confundida com a capacidade real num dado momento desse Exército (em homens especialmente); existindo permitem muito mais rapidamente fazer crescer o Exército por incorporação de reservas e, principalmente, mobilização (em casos extremos... que já vi mais serem impossíveis).
Se agregamos as GU (ie BrigInt e BrigMec) é uma forma de "deitar a toalha ao chão" e, pior, deixar claro que não necessitamos de "IFV L", etc - mesmo que não tenhamos, de momento, capacidade para todos estarem operacionais.
Os franceses, com os "grupos de combate combinados" escalão batalhão (GTIA - Groupement tactique interarmes) ou escalão companhia (SGTIA (Sous groupement tactique interarmes), mostram uma hipótese de atuar; e aí podemos ter uma unidade "escalão batalhão" Paraquedista (ie 2 companhias, com outras unidades, mesmo de outras GU); e aí ter 4 BF de 105mm dos M119LG talvez seja uma possibilidade e com uma "pegada logística" muito menor que CAESAR 
Exemplo (wikipedia) do:
GTIA Désert (Groupement tactique interarmes Désert) was activated in Gao, on 20 May 2013. Only this combat group will remain in the area for further combat operations and to support the MISMA, MINUSMA and EUTM Mali missions, as well as the Malian Army. The GTIA Désert is composed of the following units:
Headquarters and Command of the 2e Régiment Étranger d'Infanterie (2e REI)
1er Régiment Étranger de Cavalerie (1er REC), one troop with AMX 10 RC
1er Régiment de Tirailleurs (1er RTIR), one company with VBCI
2e Régiment Étranger d'Infanterie (2e REI), one company with VAB
3e Régiment d'Artillerie de Marine (3e RAMa), a mixed unit armed with CAESAR self-propelled 155mm howitzers and 120mm mortars deployed
1er Régiment Étranger de Génie (1er REG), one sapper company, one EOD squad
LM, no teu exemplo o Grupo de Batalha Francês tem unidades de infantaria pura, e dura, mas quando alvitras a constituição de um GB Português vais buscar duas subunidades de Paras qual a razão ??
Não seria melhor esse GB Nacional, ter três CAt, e restantes subunidades de manobra e apoio semelhantes às do GTIA Francês ??
A nossa realidade, é que não permite que nas duas Brigadas media/pesada se consigam levantar quatro, ou mesmo apenas três GB a três CAts, uma BBF, um ECC, ou EREC, um pel AAA, um Pel Eng/Sap e restantes subunidades de apoio.
E esta realidade que tem de ser revertida, e, para isso tem de começar pela base de um Exército, que é A Infantaria, que no nosso Exército nem três Batalhões completos consegue formar.
A partir daí poderemos pensar em Battle Groups, Brigadas e afins !!!
O actual CEME, na entrevista que deu, onde mencionou que o número de Praças está a 50% do efectivo necessário, quer que em 2034, daqui a dez anos, o Exército consiga empenhar na NATO, uma Brigada.
É melhor começar já !!!
Abraço