Hispanixrex.
As questões que levanta, já foram mais que debatidas e rebatidas neste fórum em vários dos seus tópicos.
Não adianta fazer afirmações como aquela que colocou, porque elas são absolutamente vazias de sentido.
Ainda há poucas semanas, se verificou por uma sondagem efectuada em Espanha, que mesmo não tendo ideia nenhuma sobre o que é Portugal, porque é, porque existe, mais de 40% dos espanhois achava a união dos dois países uma coisa positiva.
A ideia de que a Espanha tem o direito de governar todos os povos da peninsula ibérica, está inculcada na cabeça de milhões de espanhois.
Eu nem sequer acho que esses milhões tenham culpa, porque eles são o resultado da evolução histórica, e do dominio de uma etnia em Espanha que possibilitou a divulgação desse ponto de vista.
Mas a realidade, é a que é e as sondagens recentes demonstram-no.
Os espanhois, vão ter que aprender a viver com Portugal e se o quiserem conhecer têm que aceitar aquilo que Portugal é:
Uma parte de um território chamado outrora "Hespanha" e que hoje conhecemos como peninsula ibérica, mas que pela diversidade étnica e cultural que apresenta, nunca foi, não é e nunca será um país.
Portugal é a prova de que a "Hespanha" é uma realidade que poderia ter sido feita de outra forma, e por isso, é a prova de que a teorica unidade da realidade politica que hoje conhecemos como Estado Espanhol, não passa de uma condição passageira (que ainda nem completou 300 anos) que pode eventualmente consolidar-se, mas que também corre o risco de se desfazer.
O resto, é conversa...
Cumprimentos
PS.
Também achei o texto do JQT muito interessante.
No que respeita a investigar o ocorrido, no entanto, a verdade é que as pessoas têm o direito de apresentar as suas ideias mesmo que elas sejam contrárias ao sentir da maioria.
O que acho estranho num estado de direito democrático, é que a mesma liberdade não seja dada a pessoas do movimento Amigos de Olivença, quando tentan desfraldar uma faixa sobre o tema, na proximidade de personalidades públicas.