El mayor error que cometéis es hablar de ¿Castellanos?, en España no existe esa identificación con Castilla, ¿Qué consideráis Castilla? ¿Madrid?
É um ponto de vista.
Outros acham que o maior erro, é chamar Espanha, ao que na realidade é o Estado Castelhano.
Castela é Espanha e Espanha é Castela, e é por isso que os Castelhanos exigem que todos os povos peninsulares falem a língua de Castela, e considerem "Herois espanhois" os heróis castelhanos.
Espanha, ou o Estaod Espanhol, é uma criação dos franceses em 1714/15, após teram conseguido controlar o país, impondo uma dinastia francesa "Borbon" que dura até hoje.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Este tema está discutido noutros tópicos, e não tem cabimento na discussão da questão iberista.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
===============================
A questão da RDA em comparação com Portugal
===============================
É um dos argumentos mais absurdos, porquanto a absorção da RDA pela RFA constituiu a absorção de uma economia comunista, em crise, completamente ultrapassada, onde as pessoas estavam habituadas ao sistema comunista e ainda hoje não se adaptaram às regras de mercado.
Além disso, a diferença entre a RDA e a RFA em termos de renda per cápita, e não considerando que a RDA tinha uma moeda sobrevalorizada, era muito maior.
Enquanto que a Espanha tem uma renda entre 25% a 30% maior que a portuguesa, a República Federal tinha em 1990 um renda que era de 125% a 175% superior à da RDA.
Além disso, no sistema bancário, ou nas redes de telecomunicações por exemplo, Portugal está não só ao nível da Espanha, como consegue estar mais à frente em alguns casos.
Só o nível de imbecilidade e desconhecimento já aqui demonstrado por alguns participantes, é que pode sustentar tamanho disparate, como comparar Portugal à RDA.
A Espanha é muito inferior à Alemanha Federal, e a RDA era (e continua a ser) muito inferior a Portugal, mantida apenas pelos subsidios.
Qualquer união ibérica seria sempre negativa para Portugal.
= = = = = = =
No entanto, gostaria de recentrar a questão, lembrando que o iberismo, é de origem repúblicana e que portanto, a "Ibéria" que nos querem vender, não tem nada a ver com a actual Espanha.
E é aí que creio que parte dos espanhóis ainda não conseguiram chegar.
Bastaría olhar para o que diz o Carod Rovira, O Zapatero, ou até o Pascual Maragall (não sei o que pensa o líder da CiU da Catalunha) para ver o que está em jogo com esse iberismo.
Há dois processos distintos:
-1-
O da Espanha Castelhana, que é o que temos hoje, que aceita absorver Portugal como uma espécie de região autónoma.
-2-
O da Espanha República Federal ou Confederal, em que as várias autonomias terão o estatudo de nações e mesmo de Estados federados, com um presidente, uma capital federal, (que nunca será nem Madrid nem Lisboa nem Barcelona).
Quaisquer destas soluções têm em Espanha quem os apoie e quem os deteste, e essa é a grande vantagem.
Em portugal, se não estivermos a páu, um punhado de traidores pode inventar um referendo e acabar com o país, desde que ele seja suficientemente humilhado, apoucado, destruido e ridicularizado aos olhos dos cidadãos.
Cumprimentos