Nunca se diz que: "Portugal já morreu e há muito meus amigos"
Primeiro porque isso não é verdade, como é dito e bom fazemos anos segunda feira, e porque depois isso passa uma imagem de derrotismo que não se pretende transmitir num fórum destes.
É verdade. Mas aquilo que vejo, parece ser uma situação irreversivel. Portugueses há menos (falo de portugueses a sério, e não aqueles que o são de nome). Cultura portuguesa...onde? Politicos sem noção, aos milhares. Ontem vi o documentário `Pare, Olhe e Escute´, quase que quis chorar, a desertificação, aldeias fantasmas que outrora eram centros de vida e proposridade, velhos que são e sabem o que é ser-se portugues, morrendo deixando da sua existencia uma nostalgia. Jovens emigram e mais emigram, porque o dinheiro é tudo, gerações que aí vêm que em nada ou pouco têm de portugueses (lamento mas é verdade, eu sou daqueles que dizem `Se o cão nascer num galinheiro, ele passa a ser galinha? Não, continua a ser cão com orgulho´). Enfim quero mesmo muito acreditar que Portugal irá melhorar (e sei que irá). O problema é quando, e se acontecer, será que é um Portugal português ou um Portugal só de nome?
OFF-TOPIC
Isto tambem afecta a minha vida pessoal. Os meus pais irão divorciar-se devido á crise (falta de dinheiro). Não sei desde que acordei do meu pai. Ele saiu de manha e tem telemovel incontactavel, anda deprimido e diz que quer desaparecer. Diz que luta e luta, e recebe mais problemas. A empresa está praticamente á porta da falencia, devido aos altos impostos que cobram, e á preferencia dos nossos governos em importar em vez de produzir. Na verdade a empresa é das poucas que existem na industria naval, e com o IVA a subir, e falta de produção nacional, há uma especia de bola-de-neve, que arrasta todas as empresas. Os clientes faliram logo não pagaram á empresa, levando assim tambem a empresa á falencia. Não pode despedir os funcionarios devido á indenzimaçoes que teria de pagar, praticamente ele e o sócio, não levam salario no fim do mes. Epá...depois é a minha irma, derespeita a autoridade do meu pai, não quer saber dele, e ele anda deprimido. Pois saiu uns dias, e ela nunca falou com ele ou nunca quis saber dele. A minha mãe esforça-se nas limpezas e está com problemas fisicos de tanto esforço. Eu num part-time, não tenho futuro nenhum. Queria ir estudar, mas o dinheiro não chega ás propinas (e ainda dou dinheiro para a despesa da casa). Portanto quando dizem que o estudo é um direito que um jovem tem, é garganta, é só aquele que tiver dinheiro. Tento arranjar trabalho noutras lojas, ou nas grandes superficies, que abrem (por exemplo o ForumSintra), para ganhar mais de 200 euros (que é o que ganho), mas ninguem aceita, parece que a concorrencia é muita. Epá...sei que há crise, mas será que aumentar isto e aquilo vai melhorar?
O facto de baixar rapidamente o IVA, e outros produtos, para preços bem acessiveis, não iria fazer com que demorassemos mais a sair da crise, mas que aguentávamos muito melhor? Tirar e tirar e tirar mais,
sem ficarmos praticamente com dinheiro para transportes e comida, parece-me dificilmente correcto para ultrapassar uma crise...
Não vou alongar-me mais, mas digo isto: isto é inadmissivel, eleger politicos que `brincam´ com o nosso futuro e das gerações. Com a soberania de um País. E ficamos a ver. Permitimos que um traidor se candidate á Presidencia, permitimos que um PM demissionario se volte a recandidatar-se. Eles ANDAM A GOZAR CONNOSCO. Muitos portugueses têm ideias para sair da crise. Mas os deputados que `representam-nos´ continuam cegos e a acharem que fazem o que sabem. Sabem o que é pior nisto tudo? Estamos nesta crise POR CULPA DELES! Os outros paises já sairam da crise e nós continuamos nela? Há 30 ANOS!!! É incrivel! Quanto ao meu Pai, até agora, ainda não consegui saber nada. Estou a pensar em ir á Policia. Ele é muito trabalhador, não merece, desde os 16 anos, trabalhar arduamente para ter um bom futuro, e aos 45 anos, andar `enforcado´ em impostos estupidos e desnecessários, só porque o Governo quer encher mais o cofre. Para depois aprovar uma lei ou lá o que é, para permitir promoções mais rapidas e melhores, e só para os da Assembleia. É ridiculo termos pessoas a `representar-nos´ desta maneira. E sabem que mais? Vai continuar assim...amo muito o meu país, não o trocaria por nada, sei muito bem que pode ser MUITO melhor que a Espanha e Holanda. Mas das duas uma: ou continuo e enfrento a má situação pessoal e profissional, ou chego á Assembleia quando estiver todos os deputados, e entro lá armado, não sei bem é se ei-de disparar ou provocar susto para ver se `acordam´. Emigrar, não resolve nada. Portugal continuaria mal. Por isso é sinto-me derrotista, mas esperançoso. Já nem sei o que diga...