Meu caro Luso-Efe, não me tome por "Iberista", "Pró-castelhano" ou algo do género, porque também sou contra a união ibérica e nutro da mesma opinião sobre José Saramago, que considero um Espanhol autêntico. Eu acho que ele tinha vergonha de ser Português. Mesmo que Portugal fosse o pior país do mundo, eu teria sempre orgulho neste país.
O problema de Portugal não conseguir exportar não vem do euro, mas muito antes disso...o que Portugal mais produz, é também produzido em muitos países, de mão de obra mais barata e que fazem preços baixíssimos, porque pagar ás crianças é melhor, para eles. Devem ser poucas as áreas em que Portugal realmente se destaca e que se consiga impor no mercado, e, mais uma vez lhe digo, não foi o euro que trouxe esses problemas.
Quanto a isto que referiu "a casa de espanha e a embaixada espanhola por obra e graça do pérfido embaixador castelhano têm feito de tudo para castelhanizar os Portugueses", não entendo o que quer dizer.
Outra coisa, nem todos os "Castelhanos" são anti-Portugal, muito pelo contrário, talvez os de Madrid ou da Andaluzia, sim mas nem todos, os habitantes da Estremadura gostam, no geral de Portugal, alguns aprendem Português na escola como sendo a 2ª língua mais importante (a seguir a deles, a frente do inglês) e há inclusive um grupo nacionalista que defende o Lusitanismo da região, que no fundo pretende a união com Portugal e fundar a Federação Lusitana.
Luis
Eu também não disse que você era isso ou aquilo, apenas lhe digo que deve resfriar esse seu assumido europeísmo, porque é sob este guarda-chuva que é a UE que o pais esta a ser iberizado e castelhanizado a olhos vistos.
Em relação ao Saramago, penso que estamos de pleno acordo, que deus lhe perdoe se tiver por onde.
Uma coisa lhe digo, este senhor devia ser literalmente apagada da história portuguesa, infelizmente como deve saber a esquerda anti-patriotica e iberista traidora à pátria quer fazer dele uma espécie de herói nacional, só falta fazerem-lhe um mausoléu leninista na azinhaga do Ribatejo.
Em relação ao euro é a raiz de todo mal, entramos para lá extemporaneamente e com o escudo sobrevalorizado, ou seja, continuamos a receber eu escudos e começamos a pagar em euros, percebes :idea:
Obviamente que Portugal não pode competir com a china, lá trabalha-se de sol a sol e não há sindicatos, mas o que os chineses fazem não é afamado pela qualidade. :x
Veja esta entrevista de vómito do embaixador castelhano, o senhor navarro aqui há uns tempos no sociedade das nações com o Nuno Rogeiro, veja aqui o vídeo:
http://sic.sapo.pt/programasinformacao/ ... s&videoId={47FC7B29-03A8-41D1-8314-F89135D5B057}
Ao minuto 9.20 o tipo saísse com esta afirmação: “Para os Portugueses o futuro passa pela Espanha e pela Europa, porque o nosso futuro conjunto; Portugal e Espanha ( ibéria) passa pela Europa, ou seja, isto vai de acordo as declarações do traidor iberista do Luís Amado, dizendo que aprioridade apolítica externa espanhola é Portugal, não é Portugal, é o iberismo.
A entrevista tem 15 minutos e aconselho que vejam toda, para ver a perfidez do castelhano e deste embaixador em particular, a maneira falsa como fala de Portugal, sempre com falinhas mansas, quando na verdade deve odiar Portugal, e está penas interessado em controlar o nosso mar e nos castelhanizar, ficam aqui outras citações vergonhosas deste individuo.
Ao minuto 1:50 o tipo saísse com esta: “Agora estamos na Europa, juntos, temos a mesma moeda, o direito que se aplica me Portugal e na Espanha é o mesmo, já não há fronteiras, e o importante hoje é fazer coisas juntos, se Portugal e Espanha devem dar as mãos”, ou seja, está-se a referir á ibéria onde os castelhanos continuariam mandar.
Depois ao minuto 3 vem dizer que o sucesso da Espanha, vem do facto da regionalização, ou seja, vem picar o tema da regionalização tentando passar a ideia que Portugal para se desenvolver tem que se regionalizar, pois como devem saber a regionalização do pais no mapa iberista das 5 regiões faz parte do plano para matar Portugal e cose-lo a Espanha.
A regionalização no mapa iberista das 5 regiões não é um fim em si mesmo, mas sim um meio para atingir um fim, e esse fim é o leviatão da ibéria, e continua dizendo que o sucesso da Espanha, vem da liberalização da energia, ou seja, toca a fazer o mesmo ai em Portugal que é para a Iberdrola entrar por Portugal fora e limpar tudo, para alguma coisa o Pina Moura anda ai a trabalhar nisto já há algum tempo.
Ao minuto 3:25 o Nuno Rogeiro entalo-o e bem com a questão das autonomias espanholas que afinal não era assim tão grande como isso, e que os catalães queriam mais, mas ele foi só negar, a dizer que aquilo é tudo um mar de rosas. :oops:
Durante a entrevista não faz mais nada que insultar os Portugueses com conversa do ibérico para aqui, e ibérico para ali, mas depois ao minuto 9:35 este tipo chega ao cúmulo de dizer o seguinte:
“ Hoje os ibéricos estão na moda, Durão barros, é ibérico, português, António Guterres é um ibérico, Filipe gonzalez é um ibérico, espanhol, javier Solana é um ibérico”
Em relação aos castelhanos eu quando os trato por castelhanos não é com sentido pejorativo. :idea:
Eu conheço alguns Galegos, nativos, não colonos castelhanos, que não admitem que lhe chamem espanhóis e consideram isso um insulto, está a perceber!
Da mesma forma nos devem-nos considerar insultado se nos chamarem ibéricos, se a designação é romana ou grega isso não conta para nada, foram as duas assassinadas para expandir o castelhanismo sobre os povos periféricos da península. :!:
Por isso, eu incluo os extremenhos, no lote dos castelhanizados, não os ve por ai, anda ai um de Badajoz que passa vida a perseguir-me a insultar-me, não me lembro o nome dele, eu ate acho que eles se inscrevem por minha causa, anda ai um canachi que tem 10 mensagens, e as 10 são a atacar-me.
Por isso, os estremenhos para mim fazem parte do lote dos castelhanizaddos, e são por conseguinte castelhanos,e essa de por os estremenhos a falar português, isso é outra iberice horribilis, e é uma táctica para estender o castelhano a todo o território Portugues, estás perceber
A percentagem de espanhóis a aprender português é residual, enquanto que aqui é maciça, pior do que isso com as euro-regiões feitas à medida de Castela eles estendem o castelhano ao pais inteiro e o português é ensinado a meia dúzia de gatos pingados apenas nas zonas de fronteira, ou seja, Galiza, o Levante, a parte da Catalunha e valência, o Pais Basco e Madrid e os manchegos nunca aprendem português. :idea:
A do noroeste peninsular foi criada para tentar dividir os portugueses, e fazer despertar os pangalicismos, não vês o Meneses presidente desta a dizer que é um militante pró-peninsular( iberista) e a defender o ensino do Portugues desde a primária.
A ACE-euroregião do Alentejo Centro Estremadura, presidida por outro iberista declarado, Guillermo Vara, um dos boys mais fieis de zapatero que já anda com ideias de criar a euro-cidade Badajoz-elvas englobando Olivença de modo a resolver a questão Oliventina.
Por isso veja isso da federação lusitana como outra iberice patrocinada por este Guillermo Vara e companhia, que visa desmontar o pais de modo a nos fazer gravitar sobre madrid.
A ACE, euroregião alentejo-centro-estremadura, presideida plo iberista castelhano, guillermo Vara, que defende iberismo activo, um cipaio do zapatero, um boy, veja aqui.
http://www.google.com/hostednews/epa/ar ... 578RR-QwcAConsta da lista dos iberistas e tudo.

- Portugal e Espanha.
:!:
http://sic.sapo.pt/programasinformacao/ ... s&videoId={48392578-A861-4D5F-893C-F319386457B9}
Por isso tudo o resto são iberices, e nós temos é que nos defender da ameaça castelhana que é bem visível e real, e conservar o nosso pais, porque podes ter a certeza que a UE conspira abertamente contra nós, eneste campo Espanha conta com um aliado de força, a França que anda morta para acabar conosco porque teme o contágio dos occitanos no sul de França devido á Catalunha e ao pais basco, se quiseres saber mais vai a este tópico:
viewtopic.php?f=10&t=9610&start=75Por isso, neste momento e neste quadrod só temos uma solução, unirmo-nos e combater o iberismo que ameaça Portugal, correr com os traidores iberistas e apoiar os separatismos espanhóis na esperança que aquilo se desintegre. :idea:
Depois de termos feito isto, e de afastar este perigo iberista que é real e efectivo e que poe em causa a soberania ancional, ai podemos pensar em nos unir em torno do pais, de um lider forte e de um ideal patriótico, apoiar embora que não explicitamente os separatismos espanhóis, de modo a tenatr desequilibrar este pseudo-pais chamado espanha, que no fundo vive num limbo, no fio da navalha desde que existe de facto, há menos de 300 anos, de modo a tentar desiquilibrar os poderes na peninsula com a possivel independencia da catalunha, pais Basco e galiza, não pelo contrário parecem antes empenhados em vender-se a eles e aos pais a castela.
Não tenho duvidas que no quadro de uma desintegração do estado espanhol, com a independencia da Catalunha, Galiza e Pais Basco (força nisso), os despojos de madrid seriam divididos entre nós e os catalães e Olivença regressaria à nossa soberania e possivelmente com mais alguma coisa.
Madrid e Castela tornara-se um estado pária no centro da meseta, os estremenhos não iam continuar a aturar os castelhanos de madrid, e das duas umas, ou formavam a Republica da Extremadura ou então seria certo que viessem a gravitar sobre Lisboa.
Seria sem dúvida a vingança perfeita, por Olivença.
Ainda formávamos o grande Portugal de Ferrol à ponta de Sagres, no fundo a Lusitânia pré-romana de Viriato.
Mas vai ser difícil, e duvido muito que isto algum dia venha a acontecer, a menos que volte a haver pancada em espanha, o exercito esta franquisado, se a Catalunha fizesse um referendo e a maioria ganhasse, o referendo feito em Março deste ano 95 5 votaram a favor da independência, a Espanha abandonava a UE, e tal como diz o embaixador espanhol a U E nunca vai permitir que o pais basco se independentize de espanha. :idea: