Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 584085 Visualizações
*

vmpsm

• Membro
  • *
  • 108
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1185 em: Fevereiro 26, 2010, 11:43:09 pm »
Citação de: "nelson38899"
hummers do exercito no afeganistão

Esses são os nossos ou os emprestados?

*

nelson38899

• Investigador
  • 5607
  • Recebeu: 925 vez(es)
  • Enviou: 881 vez(es)
  • +739/-2715
« Responder #1186 em: Fevereiro 27, 2010, 12:17:28 am »
Citação de: "vmpsm"
Citação de: "nelson38899"
hummers do exercito no afeganistão

Esses são os nossos ou os emprestados?

O primeiro penso que é emprestado, o segundo se não me engano é nosso.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #1187 em: Fevereiro 27, 2010, 02:37:45 am »
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "corapa"
Poder, posso.
Basta telefonar para o Afeganistão, mas tenho andado muito ocupado e nem sempre se consegue ligar.
Talvez para a semana, se não me esquecer o consiga fazer.

Cumps

Muito obrigado, caro corapa.
Liga ao CTC,  vai ...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #1188 em: Março 09, 2010, 11:40:42 pm »

Afeganistão- Partida Equipa Médica
9-03-2010

Partiu hoje, dia 9 de Março de 2010, do Aeródromo de Trânsito N.º1 (em Figo Maduro) pelas 15h10, a bordo de um C-130 da Força Aérea, uma equipa médica com 14 elementos dos três ramos das Forças Armadas.

Constitui a equipa médica: Para além do Comandante; um médico; 8 enfermeiros; 3 socorristas; 1 fisioterapeuta e 1 técnico de laboratório.

Este é o terceiro grupo de militares a integrar o hospital, (com capacidade de internamento, pequenas cirurgias, meios de diagnóstico diverso, laboratório de análises e banco de sangue), em Kaia, que tem como principal objectivo o apoio aos militares da NATO no Afeganistão, mas também o apoio à população local.

Para além da equipa médica, partiu também um grupo de oito Militares, entre os quais o Comandante da QRF, que integram a QRF e o TACP.

:arrow: http://www.emgfa.pt/pt/noticias/127

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1189 em: Março 10, 2010, 10:52:41 am »
Segundo informação que recebi da Companhia de Comandos em Kabul, cito:

Relativamente à tua questão os pneus utilizados pelos nossos HMMWV são goodyear 37x12.50 R16 5LT M+S

Portanto, tudo indica que seja o da foto, apesar de não referirem o modelo.

Cumprimentos

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1190 em: Março 10, 2010, 11:41:40 am »
Citação de: "PereiraMarques"

Afeganistão- Partida Equipa Médica
9-03-2010

Partiu hoje, dia 9 de Março de 2010, do Aeródromo de Trânsito N.º1 (em Figo Maduro) pelas 15h10, a bordo de um C-130 da Força Aérea, uma equipa médica com 14 elementos dos três ramos das Forças Armadas.

Constitui a equipa médica: Para além do Comandante; um médico; 8 enfermeiros; 3 socorristas; 1 fisioterapeuta e 1 técnico de laboratório.

Este é o terceiro grupo de militares a integrar o hospital, (com capacidade de internamento, pequenas cirurgias, meios de diagnóstico diverso, laboratório de análises e banco de sangue), em Kaia, que tem como principal objectivo o apoio aos militares da NATO no Afeganistão, mas também o apoio à população local.

Para além da equipa médica, partiu também um grupo de oito Militares, entre os quais o Comandante da QRF, que integram a QRF e o TACP.

:arrow: http://www.emgfa.pt/pt/noticias/127

Alguém me sabe dizer se algum deste pessoal da equipa Médica vai sair com os nossos soldados quando estes forem em PAtrulha/Missão ??
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1191 em: Março 10, 2010, 12:21:07 pm »
Não,
este pessoal médico não tem nada a ver com os militares da QRF.
São para guarnecer o hospital militar, ou seja é uma outra missão de Portugal no Afeganistão.
Neste momento Portugal tem 5 missões distintas no TO, salvo erro: 2 OMLT, 1QRF ( ainda não esta completa e como tal não iniciou a missão , 1TACP (idem) e 1 contingente médico.
Os militares do serviço de saude que eventualmente podem acompanhar as missões, são da QRF.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1099
« Responder #1192 em: Março 10, 2010, 02:27:48 pm »
Não,
este pessoal médico não tem nada a ver com os militares da QRF.
São para guarnecer o hospital militar, ou seja é uma outra missão de Portugal no Afeganistão.
Neste momento Portugal tem 5 missões distintas no TO, salvo erro: 2 OMLT, 1QRF ( ainda não esta completa e como tal não iniciou a missão , 1TACP (idem) e 1 contingente médico.
Os militares do serviço de saude que eventualmente podem acompanhar as missões, são da QRF.

Penso que o TACP também são parte da QRF.
Nas missões do passado a QRF tinha 3 componentes, duas eram do Exército, uma Companhia de Comandos ou Pára-quedistas e um Destacamento de Apoio e Serviços (manutenção, saude, etc) e uma componente da Força Aérea que era o TACP.

Quando no terreno a Companhia de Comandos ou Pára-quedistas e o TACP podiam operar juntos ou separados conforme as necessidades, mas penso que um dos problemas do TACP a operar "sozinho" é que precisavam sempre de serem "escoltados" por uma equipa de Comandos ou de Páras, por isso agora penso que lá esteja uma equipa da UPF para essa função (penso que seja por isso que os TACP das missões antigas terem 7 elementos e este actual ter 12, deve ter 5 gajos da UPF lá metidos no meio).

De resto concordo com quase tudo, pois se é verdade que temos duas OMLT, uma QRF e um contingente médico no Hospital Militar (que não sai de lá dentro), também temos um Módulo de Apoio às OMLT que é onde andam os 40 senhores da Force Protection.

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1193 em: Março 10, 2010, 03:37:14 pm »
Penso que o TACP também são parte da QRF.
Nas missões do passado a QRF tinha 3 componentes, duas eram do Exército, uma Companhia de Comandos ou Pára-quedistas e um Destacamento de Apoio e Serviços (manutenção, saude, etc) e uma componente da Força Aérea que era o TACP.

Quando no terreno a Companhia de Comandos ou Pára-quedistas e o TACP podiam operar juntos ou separados conforme as necessidades, mas penso que um dos problemas do TACP a operar "sozinho" é que precisavam sempre de serem "escoltados" por uma equipa de Comandos ou de Páras, por isso agora penso que lá esteja uma equipa da UPF para essa função (penso que seja por isso que os TACP das missões antigas terem 7 elementos e este actual ter 12, deve ter 5 gajos da UPF lá metidos no meio).

O TACP ou JTAC (como é mais utilizado na ISAF) não depende do cmdt da QRF, podendo actuar em apoio à PO Coy (que é o habitual por razões de lógica nacional) ou em proveito de qualquer outra força e esse foi um grande problema em termos de relações de cmd dentro da força.
Em relação ao TACP operar sózinho ou escoltado não vou comentar, pois a minha opinião é demasiado "agressiva" para ser aqui publicamente exposta.
Nas primeiras missões a FND era composta por uma unidade de manobra (Cmds ou Paras), um Módulo de Apoio, um TACP e uma secção de Cmd.
Aqui a QRF era apenas a unidade de manobra, que poderia receber apoio do TACP.
Actualmente não tenho esses dados, para afirmar se é assim ou não.
A companhia era comandada por um Major, mas actualmente (se se confirmar uma informação que me deram há meses) será de cmd de Capitão.

Posso acrescentar, que fiz parte de uma dessas missões.

Cumps

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1099
« Responder #1194 em: Março 10, 2010, 05:54:37 pm »
O TACP ou JTAC (como é mais utilizado na ISAF) não depende do cmdt da QRF, podendo actuar em apoio à PO Coy (que é o habitual por razões de lógica nacional) ou em proveito de qualquer outra força e esse foi um grande problema em termos de relações de cmd dentro da força.

Isso são coisas que não costumam sair cá para fora :G-beer2: .

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1195 em: Março 10, 2010, 10:17:47 pm »
Então quem é o pessoal Médico que sai com os nossos Homens ??
São Médicos ou Enfermeiros Comandos ??
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1196 em: Março 11, 2010, 12:05:09 am »

Por norma não sai pessoal da secção sanitária com o pessoal em patrulha, salvo casos excepcionais decorrentes de acordo com a missão, que impliquem um movimento para regiões afastadas do aquartelamento, pois esta previsto a evacução em caso de necessidade (MEDEVAC/CASEVAC).
Aos militares é dada uma formação básica em socorrismo, de modo a garantir os primeiros socorros em caso de necessidade e em cada 5 um tem essa formação.
Obviamente seria o ideal levar pessoal mais qualificado, para uma maior garantia de assistência, mas seria necessario para tal reforçar os contingentes e alterar a organica da propria unidade que não o preve.

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1197 em: Março 11, 2010, 12:17:58 am »
Acho que outra coisa que me pode ter levado ao erro é que tenho quase a certeza que vi um organograma (da QRF ou FND, agora não me lembro) no site do Exército, e eles tinham o TACP ao nivel da Companhia de manobra e do Módulo de apoio e tudo sob um mesmo comando.
Exacto era a FND, cujo TCOR comandava a QRF, TACP e MAp, embora muitas vezes designassem a FND por QRF, o que não era a mesma coisa.
No entanto em termos operacionais QRF era comandada pelo Maj Cmdt Comp, o TACP pelo MAj Cmdt  e o MAp pelo Cap.
O problema do TACP é ser de outro ramo o que dificulta sempre as relações de cmd, numas FFAA como as nossas em que toda a gente quer mandar.

Pois disso não sei nada, só sei que por regra no Exército uma Companhia que actue sozinha (ou seja, uma Companhia independente) é de comando de Major e uma Companhia que esteja integrada num Batalhão/Agrupamento é de comando de Capitão.
É correcto, mas como se vê a companhia não era independente, pois estava ao nivel do MAp e do TACP, dai agora terem solicitado ao CFT a alteração para ser um Cap ( que no fundo é o cmdt comp) a cumprir a função, embora não saiba ainda se o conseguiram.

Espero que tenha gostado e que não tenha apanhado grandes sustos
É trabalho, que é como encaro sempre estas coisas e neste caso particular, 2 meses antes nem me passava pela cabeça ir.
Sustos poucos, (eu costumava dizer antes de me deitar  " só corre mal se cair aqui algum rocket, mas como estes gajos nunca acertam..")
mas más recordações várias.

Cumps

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1198 em: Março 11, 2010, 12:08:25 pm »

Por norma não sai pessoal da secção sanitária com o pessoal em patrulha, salvo casos excepcionais decorrentes de acordo com a missão, que impliquem um movimento para regiões afastadas do aquartelamento, pois esta previsto a evacução em caso de necessidade (MEDEVAC/CASEVAC).
Aos militares é dada uma formação básica em socorrismo, de modo a garantir os primeiros socorros em caso de necessidade e em cada 5 um tem essa formação.
Obviamente seria o ideal levar pessoal mais qualificado, para uma maior garantia de assistência, mas seria necessario para tal reforçar os contingentes e alterar a organica da propria unidade que não o preve.

Já agora sabe me dizer quem dá essa formação básica em socorrismo de combate?
E que género de equipamento faz parte do kit invidual de cada um assim como das mochilas de equipa?

Pois, dava jeito ter uns Médicos e Enfermeiros com formação de Combate não é. Já estava na altura de o Exército pensar nisso nem que seja só para as Forças Especiais.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23300
  • Recebeu: 4245 vez(es)
  • Enviou: 2999 vez(es)
  • +3104/-4567
« Responder #1199 em: Março 12, 2010, 03:24:42 pm »
Segundo me disseram (e ainda está por confirmar), os nossos Rangers fazem o TAT em Coimbra e alguns fazem alguma formação complementar no INEM.

Não te esqueças de uma coisa, a maior parte dos bombeiros em Portugal só tem o TAT, TAS é só para uns quantos... :evil:

:arrow:
 Gostaria de tirar o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) no INEM. Como concretizar este objectivo?
Em Portugal, apenas o INEM e a Escola Nacional de Bombeiros são entidades cujos cursos de TAS são válidos. Nos cursos de TAS ministrados pelo INEM os requisitos são: 12.º ano de escolaridade; curso de TAT; Avaliação psicotécnica positiva. Os cursos organizados pelo INEM destinam-se: - A elementos de instituições que estejam integrados no Sistema Integrado de Emergência Médica, como por exemplo: Bombeiros, Cruz Vermelha, Unidades de Saúde, entre outras. A participação nestes cursos é apenas possível por via institucional, ou seja, têm de ser as instituições onde o elemento trabalha a propor a participação nos cursos e, como explicámos, a elementos que estejam já inseridos no Sistema Integrado de Emergência Médica, sendo a sua calendarização efectuada consoante as disponibilidades de meios do Instituto e as inscrições recebidas; - Da mesma forma, quando são abertos concursos de pessoal para contratação de novos Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), é dada a formação aos candidatos seleccionados: curso TAS - 210 horas; Curso de Desfibrilhação Automática Externa e Curso de Condução de Veículos de Emergência. Por sua vez, os cursos de TAS para elementos que estejam integrados nas corporações de bombeiros podem ser obtidos na ENB, ao abrigo de um protocolo assinado com o INEM e que reconhece na Escola a idoneidade formativa em técnicas de emergência médica. Ou seja, o INEM não pode aceitar inscrições individuais, nem realiza este tipo de cursos para empresas ou instituições.

Assim se vai brincando com a saúde dos portugueses...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...