Viva a todos
Penso que a utilização das M11 Panhard por parte dos elementos do TACP, se deve ao facto dos elementos da BRR (comandos e páras)utilizarem esta viatura, nas suas missões de reconhecimento/patrulha. Toda cadeia de logística (manutenção) fica facilitada. Se o TACP utilizasse as viaturas Condor (como utilizou no Kosovo), penso que seriam os únicos no terreno a fazê-lo.
Assim com as M11, além da logística mais avançada (ser mais do que uma viatura no terreno) tinhamos os franceses com as suas M11:

Elemento "Comando" do 1º Destacamento (2ª Companhia), numa viatura M11 francesa, com posto de tiro MILAN
Quando pedimos emprestados os URO, também lá estavam os espanhóis, com a manutenção. Quando transformámos, os M1025A2 em M-PAV2, também lá estavam os americanos. Levar as Condor seria impraticável (estamos a falar de 155 elementos do Exército + 7 da Força Aérea); a manutenção de 163 efectivos, com um índice de operacionalidade bastante elevado, tendo em conta a distância geográfica que separa Portugal do Afeganistão, "obrigou" a que o TACP se "orientasse" com as M11. Já agora penso que o TACP actuava geralmente com 2 M11.

M11 com viuatura URO
Duas fotos curiosas. Uma da equipa TACP Norueguesa:

Outra do nosso TACP (com um elemento italiano):

Relativamente à existência da G-36 num elemento da Força Aérea, isso poderá simplesmente, significar que pertence à PA (não TACP), tal como estiveram elementos da PE no Afeganistão, com missões de segurança; recorde-se que esteve um C-130 da FAP no Afeganistão a cumprir uma missão; recorde-se que o RESCOM deixou de existir, para criar a dita unidade de intervenção/segurança a aeronaves destacadas em missões no exterior... Vai na volta este elemento foi uma cobaia
Mais ainda, operacionalmente, o TACP utiliza o que se vê (a amiga G-3):

Um pouco à parte, e relativamente à participação portuguesa na ISAF, num ponto de vista fotográfico, realço estes apontamentos, fotográficos, que fui recolhendo por sites, órgão de comunicação social, etc. Desconheço, ou pelo menos não anotei, o nome do autor das mesmas, e desde já (tal como para todas as outras fotos colocadas neste post), penso desculpa se estou a ferir qualquer direito de autor.




Cumprimentos