U209PN

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Re: U209PN
« Responder #3615 em: Junho 12, 2025, 09:19:33 am »
Portugal interessado em submarinos sul-coreanos

https://www.naval.com.br/blog/2025/06/09/marinha-portuguesa-estuda-submarinos-sul-coreanos-para-reforcar-defesa-costeira/

De acordo com os vários artigos, tudo parece indicar uma versão costumizada entre a versão de 800t e 1500t.

Qual a vantagem deste tipo de submarino para nós?
 

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Re: U209PN
« Responder #3616 em: Junho 12, 2025, 09:56:42 am »
Portugal interessado em submarinos sul-coreanos

https://www.naval.com.br/blog/2025/06/09/marinha-portuguesa-estuda-submarinos-sul-coreanos-para-reforcar-defesa-costeira/

De acordo com os vários artigos, tudo parece indicar uma versão costumizada entre a versão de 800t e 1500t.

Qual a vantagem deste tipo de submarino para nós?
Preço
Menos guarnição
Ideais para actuar na costa
Missões de forças especiais em "Shallow Water"
Vão ser modulares pode levar equipamento para missões específicas...

Mas ainda é uma fase muito verde do projecto ainda nada é certo...
« Última modificação: Junho 12, 2025, 09:58:18 am por Ghidra »
 

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LM

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Re: U209PN
« Responder #3617 em: Junho 12, 2025, 10:10:01 am »
Só o facto de se colocar a hipótese de mais 1 ou 2 submarinos já é muito - muito - positivo.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: U209PN
« Responder #3618 em: Junho 12, 2025, 10:43:04 am »
Portugal interessado em submarinos sul-coreanos

https://www.naval.com.br/blog/2025/06/09/marinha-portuguesa-estuda-submarinos-sul-coreanos-para-reforcar-defesa-costeira/

De acordo com os vários artigos, tudo parece indicar uma versão costumizada entre a versão de 800t e 1500t.

Qual a vantagem deste tipo de submarino para nós?

Na minha opinião, nenhuma !!!

A Marinha faria muito melhor se optasse pelo terceiro 214, com opção para um quarto submarino, construídos na Coreia.
Esta(s) aquisições permitiriam que qualquer uma das duas guarnições que agora temos para os NRP TRIDENTE e ARPÃO, estivessem aptas a operar exactamente os mesmos sistemas que integram os dois 214 actuais, e que com quatro unidades com características idênticas qualquer um dos submarinos estaria apto a desempenhar as missoes de patrulha, ataque ou qualquer outras sem as limitações óbvias que duas unidades de um deslocamento entre as 800 e as 1500 tons têm relativamente aos excelentes 214 ao servico.

Continuam os especialistas a inventar, e a tentar tapar as lacunas operacionais das unidades de combate da Marinha com aquisicoes de equipamentos em numero insuficiente, com características inferiores aos actuais limitando a sua utilização caso os submarinos de maiores dimensões estejam fora de serviço, para nao falar das formações necessárias psra pessoal de MNT, e linha de abastecimento de componentes para dois submarinos diferentes.

A médio prazo a Marinha só ficaria a ganhar ao adquirir um ou melhor ainda dois submarinos idênticos aos actuais as vantagens para a Defesa Nacional e para Marinha numa aquisição de mais 214 estão bem à vista !

Cumprimentos

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: U209PN
« Responder #3619 em: Junho 12, 2025, 10:45:22 am »
Só o facto de se colocar a hipótese de mais 1 ou 2 submarinos já é muito - muito - positivo.

Não sei se será assim tão positivo, adquirir submarinos com muito menos capacidades que os actuais !

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: U209PN
« Responder #3620 em: Junho 12, 2025, 11:09:59 am »
Menos capacidades "oceânicas" - que a nível de sistemas o tempo que decorreu desde a construção dos U209PN deve fazer diferença ; no entanto o que eu vejo como positivo é se falar (ie assumir essa hipótese) de haver mais submarinos, que tinham "má fama" junto do contribuinte eleitor...

Agora - como na maior parte das vezes - vai depender do "vil metal" disponibilizado e, também, de opções - melhor mais 1x "U209PN" ou 2x "coreano de 1500t! (ou, pior, 800t; ou 1150t; ou...).   
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Re: U209PN
« Responder #3621 em: Junho 12, 2025, 11:41:07 am »
Só o facto de se colocar a hipótese de mais 1 ou 2 submarinos já é muito - muito - positivo.

Não sei se será assim tão positivo, adquirir submarinos com muito menos capacidades que os actuais !

SE for um submarino entre o modelo com 800 toneladas e o outro de 1500 toneladas, poderá ou não ter capacidades muito interessantes. Os sul coreanos têm equipado os seus submarinos com AIP como os nossos e ainda baterias lítio entre outras coisas que os nossos não têm.
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Re: U209PN
« Responder #3622 em: Junho 12, 2025, 11:59:57 am »
Já pensaram se marinha não quer um submarino mais simples e fácil de manter e com isso ter uma capacidade maior de disponibilidade?
O Arpão quando fez a missão mar aberto dependeu da Africa do sul para executar a missão...
 
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Re: U209PN
« Responder #3623 em: Junho 12, 2025, 12:59:05 pm »
Uma pergunta talvez polémica: por acaso é conhecida a taxa média de operacionalidade a nível mundial da classe U214 vs a classe Scorpène 2000, por exemplo? E pergunto isto porque, para todos os efeitos, o nosso país, neste preciso momento, não possui submarinos operacionais.

Percebo o argumento do vil metal, percebo que a tentação da perceção de ter mais unidades ao dispor possa ser encarada como um fator positivo, no entanto serem submarinos para uso exclusivamente em brown water parece-me uma visão extremamente redutora. Na minha opinião, com a área e missões que temos à nossa responsabilidade, a prioridade deveria ser sempre dada a meios com características oceânicas, em detrimento de meramente costeiras. Usando uma metáfora futebolística, parece uma equipa que prefere apostar na defesa e no guarda-redes, em vez de reforçar o meio-campo e ataque.
« Última modificação: Junho 12, 2025, 12:59:48 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: U209PN
« Responder #3624 em: Junho 12, 2025, 01:01:23 pm »
Já pensaram se marinha não quer um submarino mais simples e fácil de manter e com isso ter uma capacidade maior de disponibilidade?
O Arpão quando fez a missão mar aberto dependeu da Africa do sul para executar a missão...

Para utilizar em que cenários ??
A operação mar aberto foi uma operação  " show the flag", apenas para demonstrar que o 214 chega longe desde que haja meios e locais para que se mantenham as sua capacidades, aka, alcances !!

Um submarino com menos 500/600 nunca terá as mesmas capacidades em autonomia e armamento que os 214 !!

Quem nos garante que o eventual, novo modelo de sub, não terá problemas tecnicos ??
Existem Marinhas a operar esse modelo ??
Quais os problemas tecnicos desse modelo?
Qual a taxa de disponibilidade destes navios ??
Superior/inferior à dos 214 ??
Quantas horas de navegação já foram efectuadas??
Pode transportar o mesmo tipo de armamento que os da classe TRIDENTE??
Consegue operar os nesmos dias milhas de navegação que os 214 ??
O 214 é operado por quantas Marinhas ??
Qual a taxa de operacionalidade do modelo em cada uma das Marinhas??
Será que é na Marinha Portuguesa que a taxa de operacionalidade é  a mais baixa ???
E já agora quantos milhares de horas de navegação tem este modelo ??

Essa questão da disponibilidade comparativamente à dos 214 é  de dificil resposta  não é??
Não valerá mais apostar num equipamento que já possuímos e sabemos do que é capaz do que num completamente desconhecido??

Claro que vale mais adquirir um/dois 214 que submarinos completamente desconhecidos e com menores capacidades que os actuais !!

Cumprimentos
« Última modificação: Junho 12, 2025, 01:13:45 pm por tenente »
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Re: U209PN
« Responder #3625 em: Junho 12, 2025, 01:09:00 pm »
Só o facto de se colocar a hipótese de mais 1 ou 2 submarinos já é muito - muito - positivo.

Não sei se será assim tão positivo, adquirir submarinos com muito menos capacidades que os actuais !

SE for um submarino entre o modelo com 800 toneladas e o outro de 1500 toneladas, poderá ou não ter capacidades muito interessantes. Os sul coreanos têm equipado os seus submarinos com AIP como os nossos e ainda baterias lítio entre outras coisas que os nossos não têm.

Capacidades interessantes não servem os interesses de Portugal nem da Marinha.
Os submarinos terão de ter capacidades adequadas às necessidades da Marinha, ou seja, operar no Atlântico, longe da costa para proteger os Interesses de PORTUGAL, e de preferência longe das fronteiras do continente e dos arquipélagos, salvaguardando o território Nacional.

A PÁTRIA não se defende lutando no solo Pátrio, a PÁTRIA defende-se longe, flagelando o IN no seu próprio território obrigando-o a destacar forças para a sua defesa enfraquecendo as suas forças  de ataque !!
É assim que a Defesa Nacional é Efectiva !!
« Última modificação: Junho 12, 2025, 01:11:59 pm por tenente »
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Re: U209PN
« Responder #3626 em: Junho 12, 2025, 03:11:26 pm »
Se for realmente entre as 800 e as 1500 toneladas provavelmente serão maiores que os antigos Albacora, terão muito mais autonomia e provavelmente poderão lançar os misseis sul-coreanos que neste momento já superam em tudo os Sub Harpoon. Se for necessário diminuir o tamanho dos submarinos para os ter...não tenho qualquer problema com isso.
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Cabeça de Martelo

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Re: U209PN
« Responder #3627 em: Junho 12, 2025, 03:15:21 pm »
Já pensaram se marinha não quer um submarino mais simples e fácil de manter e com isso ter uma capacidade maior de disponibilidade?
O Arpão quando fez a missão mar aberto dependeu da Africa do sul para executar a missão...

Se fosse isso a questão, pode-se não colocar AIP, mas somente as baterias Lítio.

Também há o sistema AIP que a Navantia vai instalar nas S80.

Citar
Este sistema permite a certas embarcações operar submersas durante semanas sem necessidade de vir à superfície para recarregar as baterias, em comparação com as embarcações movidas a gasóleo, o que aumenta o seu alcance e interesse militar. Conhecido comercialmente como BEST (Bio-Ethanol Stealth Technology), baseia-se neste último composto químico.

Misturando bioetanol e água, elementos facilmente armazenáveis, obtém-se hidrogénio depois de passar por um reformador: um dispositivo que desencadeia uma reação química controlada para transformar um combustível líquido num gás rico em hidrogénio. Este, juntamente com a adição deoxigénio, irá alimentar a célula de combustível que fornece a energia do submarino. Os resíduos gerados no processo, como o CO2, serão diluídos no mar. Nesta fase, desconhece-se o número exato de dias que estes submarinos podem permanecer autonomamente na água.

https://pt.euronews.com/my-europe/2025/06/05/espanha-tem-o-unico-submarino-do-mundo-a-funcionar-a-hidrogenio-e-bioetanol
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Re: U209PN
« Responder #3628 em: Junho 12, 2025, 03:24:58 pm »
Então mas os alemães retiram de serviço os submarinos mais pequenos para o Báltico, substituídos pelos 212, e agora Portugal vai comprar mais pequenos para o Atlântico?  Sempre a inovar.  :mrgreen:

https://www.twz.com/a-deep-dive-into-germanys-submarine-force

Citar
The limitations in terms of submarine size were due to both the geography of the Baltic area and post-war limits that specified a maximum submerged displacement of 500 tons.

The Type 212A is the first conventional submarine class with fuel cell propulsion, which can operate independently of the outside air for a prolonged period — this has proved to be an outstanding advantage for conventional submarines, as we have discussed in the past. Today, the area of operation of the German submarines still focuses on the Baltic Sea, as well as the Norwegian Sea, the European waters of the Mediterranean Sea, and the North Atlantic. In principle, however, German submarines can be deployed anywhere in the world.

The Type 212A class is perfectly tailored to its dedicated purpose as originally planned and designed in the last years of the Cold War; the requirements being very good signatures (acoustic, radar, magnetic, etc.), small size, and outstanding depth control characteristics. The need for covert operations with reduced indiscretion rates ultimately led to the development of state-of-the-art AIP technology.



Saudações

P.S.  Conseguiríamos levar um submarino costeiro ao polo norte? Podemos logo começar por aqui.

Citar
O submarino português NRP Arpão navegou durante 90 horas por baixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro submarino português e o primeiro do Ocidente a fazê-lo desde a Segunda Guerra Mundial. Essa missão histórica, parte da operação "Brilliant Shield" da NATO, demonstra a capacidade da Marinha Portuguesa em operações de alta latitude e em ambientes de gelo.


« Última modificação: Junho 12, 2025, 03:37:44 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: U209PN
« Responder #3629 em: Junho 12, 2025, 03:38:21 pm »
Então mas os alemães retiram de serviço os submarinos mais pequenos para o Báltico, substituídos pelos 212, e agora Portugal vai comprar mais pequenos para o Atlântico?  Sempre a inovar.  :mrgreen:

https://www.twz.com/a-deep-dive-into-germanys-submarine-force

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The limitations in terms of submarine size were due to both the geography of the Baltic area and post-war limits that specified a maximum submerged displacement of 500 tons.

The Type 212A is the first conventional submarine class with fuel cell propulsion, which can operate independently of the outside air for a prolonged period — this has proved to be an outstanding advantage for conventional submarines, as we have discussed in the past. Today, the area of operation of the German submarines still focuses on the Baltic Sea, as well as the Norwegian Sea, the European waters of the Mediterranean Sea, and the North Atlantic. In principle, however, German submarines can be deployed anywhere in the world.

The Type 212A class is perfectly tailored to its dedicated purpose as originally planned and designed in the last years of the Cold War; the requirements being very good signatures (acoustic, radar, magnetic, etc.), small size, and outstanding depth control characteristics. The need for covert operations with reduced indiscretion rates ultimately led to the development of state-of-the-art AIP technology.



Saudações

As cabecinhas pensadoras dos especialistas iluminados no seu melhor.
Às tantas será melhor adquirir quatro submarinos de 800 Tons para proteger a costa e as berlengas.

Abraço
« Última modificação: Junho 12, 2025, 04:37:41 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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