Boas,
Não estão para serem vendidos, descansem... Com eles do lado de cá e trabalharem como têm trabalhado, nenhum governo, nem o anterior, o colocará à venda... Existem negócios ruinosos que podem ser desfeitos, este nem ruinoso é, e ainda por cima trás retorno ao país. Bem sei que não é um retorno monetário, mas trás credibilidade, algo que nenhum financeiro tem trazido ao país nos últimos tempos...
Quanto à questão que colocaram relativamente a mais dois submarinos, não me parece de todo possível nos próximos tempos. Isto que digo nem é pela parte financeira, visto que por aí todos conhecemos a realidade. O que aponto é a parte dos recursos humanos, a marinha vê os seus quadros a serem reduzidos e a sua Esquadrilha de Submarinos a envelhecer. A entrada de militares para os cursos de submarinos são muito poucos, nas praças à especialidades que já não têm militares para dar para os submarinos, como é o caso dos Torpedeiros-detetores, e logo estes... O problema adensa-se com o facto de não ser possível existirem militares que não dos quadros permanentes nos submarinos. E como as praças não são para entrar nos quadros... o que resta é colocar mais sargentos a bordo, a ideia até pode ser uma fuga para a frente, o que me agrada pessoalmente, mas existem trabalhos que a Ordenança de Serviço Naval que um sargento faça.
Estamos numa estrada sem saída e rodeada de arame farpado. Neste país, com as mentalidades que nele existem, não gostaria de estar na pele de quem decide. Sem incentivos para dar e com um espírito cooperativista (no sentido negativo) que existe... por outras palavras, estamos lixados, e o futuro mostra os dentes, não de riso, mas sim de raiva!!!
Podia-se, sim, abrir um tópico para discutir que submarinos devíamos começar agora a pensar em comprar daqui por 10 a 15 anos. Por mim estou disponível para contribuir para uma discussão "inteligente".