Caro Jorge,
o processo de adquirir os submarinos demorou duas décadas e quando o contrato foi assinado, o país já estava com problemas de crescimento -- entre o surto no preço do petróleo e a crise financeira, parece que as pessoas se esqueceram um bocado disto.
Além do mais, como sabe, cada ano que adiássemos os submarinos aumenta o risco de perdermos totalmente o conhecimento e experiência necessários para os operar.
Na minha opinião e em retrospectiva, mesmo dados os constragimentos financeiros que vivemos, ter assinado o contrato para a aquisição dos submarinos naquele momento foi e continua a ser ser a melhor decisão.
A única coisa que, em retrospectiva, gostaria der alterada é o modelo de financiamento. Optou-se por um modelo de financiamento complicado e, a prazo, mais caro para contornar a questão do défice. Com as alterações das regras, esse subterfúgio foi anulado e já não faz sentido.
Isto tudo para lhe dizer que, na minha opinião, quando o Paulo Portas diz que se fosse agora, adiaria a compra dos submarinos, não me parece que esteja em boa consciência a reconhecer que não tomou uma boa decisão. A mim, parece-me que é apenas uma afirmação com o objectivo de minimizar o impacto negativo que o tema tem sobre ele.
Na minha opinião, não faz dele pior nem melhor que muitos outros politicos que criticam a compra dos submarinos.