SMO de novo.
SMO de quanto tempo? Não deve ser de 6 meses...
Quanto tempo demora a formação de um submarinista?
Quanto tempo tem ele que servir num submarino para compensar o investimento feito?
Eu pessoalmente prefiro outra opção mas é mais cara, prefiro a opção profissional, em que a pessoa por sua propria opção quer ser militar. Mas para isso os incentivos são o mais importante, incentivos que levem a que sejam os bons profissionais a querer ser militares.
Incentivos como tem a Marinha dos Estados Unidos, progressão na carreira, serviço de saude, ordenados, apoio à familia, isso é que conta para a pessoa quando pensa numa profissão.
Eu nesse aspecto gosto do sistema Americano (pelo menos contaram-me que na USAF é assim) os oficiais que tem lá a progresão deles, e existem os "enlisted" que é o conjunto dos praças e os sargentos, eles não tem a divisão como existe definida em Portugal, nem tem contractados que ao fim de 6 meses (quer sejam os melhores ou os piores na sua função) vão para a rua.
O esquema deles (pelo que me disseram e se eu estiver errado peço que me corrijam) é que os soldados, que estão no inicio de carreira para passar ao posto seguinte tem que fazer um curso de promoção, e não existe nenhum curso especial de QP, todos os que tenham as condições de frequentar o curso de promoção ao posto seguinte (idade, tempo de serviço, testes fisicos, etc) podem faze-lo, mas penso que o militar quanto tiver a idade X já tem estar pelo menos no posto Y senão acho que vai embora, mas esta parte não tenho a certeza.
Outra coisa também importante é que os cursos deles tem equivalencia a certas unidades na universidade, estilo o curso de mecânico dá equivalencia a x horas da disciplina A do curso XPTO. É um incentivo a que essa pessoa vá tirar uma licenciatura.