U209PN

• 3692 Respostas
  • 1208362 Visualizações
*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +377/-8910
(sem assunto)
« Responder #675 em: Janeiro 05, 2009, 12:51:50 am »
Poderia ser negociado com os "amigos" americanos em troca de contrapartidas, acho. Posso estar enganado mas penso que o nosso espaço marítimo junto com os arquipélagos ainda pesam muito na doutrina americana de projecção de força e SLOC'S

Perdoem-me mas não estou muito dentro do assunto.

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #676 em: Janeiro 05, 2009, 03:30:46 am »
FoxTroop escreveu:
Gostaria de ver tomahawk nos nosso sub's. Acredito que com a ordem internacional a degradar-se cada vez mais e devido à nossa importância estratégica acho que num futuro incerto essas armas seriam a espada de Dâmocles de um potencial agressor

Caro Fox Troop
Só por curiosidade. Na sua opinião, quem seriam os inimigos que íamos atacar com mísseis de cruzeiro? Eu sei mas não digo. c34x
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

nelson38899

• Investigador
  • 5639
  • Recebeu: 942 vez(es)
  • Enviou: 893 vez(es)
  • +758/-2743
(sem assunto)
« Responder #677 em: Janeiro 05, 2009, 09:04:55 am »
Citação de: "luis filipe silva"
FoxTroop escreveu:
Gostaria de ver tomahawk nos nosso sub's. Acredito que com a ordem internacional a degradar-se cada vez mais e devido à nossa importância estratégica acho que num futuro incerto essas armas seriam a espada de Dâmocles de um potencial agressor

Caro Fox Troop
Só por curiosidade. Na sua opinião, quem seriam os inimigos que íamos atacar com mísseis de cruzeiro? Eu sei mas não digo. :twisted:
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #678 em: Janeiro 05, 2009, 11:10:03 am »
Eu não sou o Fox Troop mas se quiser posso lhe dar algumas localizações interessantes em dois continentes diferentes

E de quantos tomahawk precisava? 50, 150? E qual o tipo (ou tipos)de ogiva?
saudações:
Luis Filipe Silva

*

P44

• Investigador
  • 21361
  • Recebeu: 7300 vez(es)
  • Enviou: 8249 vez(es)
  • +8148/-13484
(sem assunto)
« Responder #679 em: Janeiro 05, 2009, 11:32:06 am »
Talvez haja de submarinos externos à NATO (por exemplo Russos, Chineses, etc), mas partilhar as assinaturas dos submarinos desses mesmos paises com os outros não, sei de histórias de P-3 Orion nossos apanharem submarinos americanos e depois eles nos virem  chatear para apagar a cassete ou dar-lhas, ou algo assim do género, por exemplo acontece o mesmo com as frequencias de radares na Força Aérea quando fomos para a Lituânia os Americanos devem-nos ter dado, na boa, as frequencias que eles tem em que operam os Migs e Sukois Russos mas se quisessemos a frequecia do F-22 eles :G-sig:

mas existem maneiras de disfarçar a "assinatura" de um sub..."mexendo nos motores" por exemplo, pelo menos foi o que li
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

nelson38899

• Investigador
  • 5639
  • Recebeu: 942 vez(es)
  • Enviou: 893 vez(es)
  • +758/-2743
(sem assunto)
« Responder #680 em: Janeiro 05, 2009, 11:46:39 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Eu não sou o Fox Troop mas se quiser posso lhe dar algumas localizações interessantes em dois continentes diferentes
E de quantos tomahawk precisava? 50, 150? E qual o tipo (ou tipos)de ogiva?

isso é mais complicado, pois depende da base a atacar, ou seja, se é uma base naval ou terrestre, depende do país que vamos atacar e também depende do ataque a realizar ou seja se o objectivo é atacar um aglomerado de forças terrestres ou conjunto de aviões. Existe muitas variáveis a ter em conta antes de atacar seja o que for. Mas seria interessante possuir arma no nosso arsenal.

*  SLCM (Sea-Launched Cruise Missile): BGM-109A/.../F, RGM/UGM-109A/.../E/H
    * GLCM (Ground-Launched Cruise Missile): BGM-109G
    * MRASM (Medium-Range Air-to-Surface Missile): AGM-109C/H/I/J/K/L

http://www.astronautix.com/lvs/tomahawk.htm
« Última modificação: Janeiro 05, 2009, 11:50:12 am por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #681 em: Janeiro 05, 2009, 11:46:47 am »
mas existem maneiras de disfarçar a "assinatura" de um sub..."mexendo nos motores" por exemplo, pelo menos foi o que li

Kitá-los? Se se colocar uma ponteira de escape no Snorckel também faz um barulho diferente... :lol:  c34x
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11552
  • Recebeu: 2612 vez(es)
  • Enviou: 3829 vez(es)
  • +989/-1122
(sem assunto)
« Responder #682 em: Janeiro 05, 2009, 12:39:22 pm »
Citação de: "sivispacem"
Sim, mas existindo os meios necessarios é relativamente fácil saber a frequência de radares... qualquer equipamento de SIGINT o faz... ou mesmo a assinatura acústica dos subs dos nossos parceiros, (por exemplo em exercícios)...

Peço desculpa, eu sei que este tópico é sobre o U209PN, mas agora lembrei-me de outra história, é que recentemente houve um exercício de várias Forças Aéreas da NATO e os americanos ficaram chateados com os franceses porque os aviões deles estavam mais interessados em recolher informações do que em participar no exercício :lol: .

*

Cláudio C.

• Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
(sem assunto)
« Responder #683 em: Janeiro 05, 2009, 01:24:37 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "sivispacem"
Sim, mas existindo os meios necessarios é relativamente fácil saber a frequência de radares... qualquer equipamento de SIGINT o faz... ou mesmo a assinatura acústica dos subs dos nossos parceiros, (por exemplo em exercícios)...

Peço desculpa, eu sei que este tópico é sobre o U209PN, mas agora lembrei-me de outra história, é que recentemente houve um exercício de várias Forças Aéreas da NATO e os americanos ficaram chateados com os franceses porque os aviões deles estavam mais interessados em recolher informações do que em participar no exercício :lol: .

A assobiar para o lado como quem não quer a coisa! :lol:
E Pluribus Unum

*

sivispacem

• Investigador
  • 1634
  • Recebeu: 914 vez(es)
  • Enviou: 966 vez(es)
  • +462/-591
(sem assunto)
« Responder #684 em: Janeiro 05, 2009, 02:23:23 pm »

Isso foi no último Red Flag! E os americanos ficarem chateados com isso é de uma enorme hipocrisis, vindo de quem vem...
Os franceses eram para participar com Mirage 2000, mas depois de saberem da presença dos SU 30 mudaram de ideias (e de aparelhos!!( :)
Cumprimentos,

*

Menacho

• Investigador
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #685 em: Janeiro 05, 2009, 03:08:20 pm »
Citação de: "SSK"
Boas,

É claro que o tomahawk é superior aos harpoon. Mas só quem conhece pouco de submarinos é que pode dizer barbaridades do tipo o S-80 não tem de colocar o mastros snort de fora para ter de efectuar renovação de ar e carregamento de baterias.
O S80 é em tudo idêntico ao U214, com a referida diferença do míssil, quanto ao torpedo de última geração é que eu tenho umas dúvidas, bem como às Torpedo Counter Measures, se o Sr. Menacho me souber esclarecer sobre essa tão precisa arma que é esse tal torpedo de última geração agradecia.

por partes, como se que el amigo SSK es un experto, sabrá que un sistema AIP permite recargar la bateria del submarino con ese sistema sin necesidad de subir snorkel......................!Qeso es precisamente el AIP!!

Otra cosa es que no tenga que dar snorkel nunca, la autonomia estará dada por la cantidad de combustible para el sistema AIP que se lleve, pero que en cualquier caso un submarino con AIP tendrá muita mias autonomia en inmersao que uno sin AIP......si el caro amigo SSK opina lo contrario me gustaria que lo expusiera..

El sistema de propulsión de los S-80 será diésel-eléctrico, con tres generadores diésel, incorporando, como importante innovación, una plataforma independiente de la atmósfera (AIP), basada en una pila capaz de ser alimentada con oxígeno e hidrógeno, que le dará la condición 'anaerobia' para navegar en inmersión. Un silencioso motor eléctrico de imanes permanentes moverá una gran hélice de paso fijo y de especial diseño que anulará las 'cavitaciones' a velocidad elevada. El combustible utilizado es bioetanol.

Con respecto al torpedo, el elegido y comprado ( una primera fase de 40 torpedos ya ha sido encargada y pagada), es el DM2A4, considerado uno de los mais modernos y eficaces torpedos:

El DM2A4 es un torpedo pesado fabricado y diseñado en Alemania por STN Atlas Elektronik como una variante mejorada del DM2 (Deutsches Modell 2, (torpedo) Alemán Modelo 2), torpedo que fue desarrollado en 1976. Siendo el sucesor del DM2A3, el modelo A4 utiliza un sistema de propulsión eléctrica y es guiado desde la plataforma de lanzamiento por un cable de fibra óptica.

El DM2A4 es el primer torpedo en utilizar cable de fibra óptica para su guiado (el torpedo lleva un carrete donde está enrollado el fino hilo de fibra óptica –uno de los extremos está conectado al torpedo mientras que el otro está conectado a la plataforma de lanzamiento- y al ser lanzado, el cable se va desenrollando manteniendo el contacto y el traspase de información con escasos milisegundos de demora entre el torpedo y la plataforma de lanzamiento, que permite su guiado)

Este torpedo tiene cuatro baterías que le permiten tener un rango de hasta 50 km (27 millas nauticas) y alcanzar una velocidad de hasta 90 km/h (50 nudos). Además el torpedo puede ser utilizado como ROV (Remote operated vehicle, Vehículo a control remoto) para misiones no tripuladas de reconocimiento.

Esta arma tiene la cabeza de combate de 250 kg de hexogen/RDX/aluminio de alto explosivo (que es equivalente a 450 kg de TNT), con espoletas magnética o de contacto. El torpedo mide 66 dm de longitud, aunque existen variantes más cortas, y tiene un diámetro de 533 mm.

El DM2A4 fue ordenado por la Armada Alemana para equipar a sus sumbarinos Tipo 212

También ha sido adquirido por España para equipar a sus submarinos de la futura clase S-80.

Aquí un video del anterior DM2A3 impactando y cortando por la mitad a una fragata Leander:

http://es.youtube.com/watch?v=_oUNt47G-08

Lo que no se es por que Portugal no adquirió al igual que la Armada alemana para sus U este torpedo............

Cumprimentos

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #686 em: Janeiro 05, 2009, 06:32:52 pm »
Pequenas notas:
Citação de: "SSK"
Quanto aos tomahawk, esqueçam lá isso teria de se gastar dinheiro a adaptar os tubos, que julgo não terem as dimensões "normais", pelo menos no que diz respeito ao diâmetro.

Segundo a informação disponível na web, os Tomahawk funcionam em tubos de dimensões standard.

Citação de: "Claudio C."
Pois, mas não devemos ter dinheiro para um único só se calhar... Acho que Portugal não terá estofo para uma aquisição dessas...nem nos próximos anos...

O custo de um Tomahawk não é muito diferente do de um torpedo: 1-1.5M USD.

Mas o raciocínio do SSK é essencialmente válido: haverá  decerto custos exorbitantes para integrar um Tomahawk no U-214/209PN e U-214/209PN leva uma quantidade limitada de munições (8 nos tubos e 8 recargas).

Adiciono ainda que para tirar partido de uma arma com alcance de 2500km, é preciso dispor de uma rede de informações adequada.

A modo que Tomahawks não me parecem grande prioridade.

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #687 em: Janeiro 05, 2009, 06:38:22 pm »
Já agora, já se sabe qual o sistema AIP que vai ser usado nos S-80?

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 16 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #688 em: Janeiro 05, 2009, 11:47:50 pm »
Citação de: "AC"
Já agora, já se sabe qual o sistema AIP que vai ser usado nos S-80?

O sistema está ainda em desenviolvimento.

No que diz respeito a assinaturas acústicas é óbvio que se podem mudar as velocidades dos motores (diesel), mas os espaçamentos entre linhas de frequências estão sempre lá e são sempre múltiplos. O motor em causa terá sempre o mesmo número de cilindros e trabalhará sempre a 2 ou 4 tempos. A frequência dos conversores será sempre 60 Hz (ocidentais) e 50 Hz (pacto de Varsóvia).

O custo do Tomahawk é muito semelhante ao torpedo DM2A4, um pouco mais barato até.

Caro Menacho,
Quanto ao AIP carregar baterias não é totalmente verdade. O AIP somente alimente os circuitos eléctricos de bordo, as baterias só podem ser carregadas pelo diesel. Libertação de hidrogénio deve dizer-lhe algo...

Caso não tenha lido o que escrevi, não referi a autonomias...

O DM2A4 é um belo torpedo sim senhor, mas em tudo semelhante ao Black Shark. Conheço bem as diferenças entre ambos, acredite, uns superiores numas áreas outro noutras, complementam-se. A grande diferença entre ambos é na inteligência interna no modo como fazem o ataque, ambas muito válidas.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

Cláudio C.

• Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
(sem assunto)
« Responder #689 em: Janeiro 06, 2009, 12:33:17 pm »
O preço do Black Shark era entao identico ao DM2A4? So para fazer uma comparaçao como o preço do tomahawke!  :wink:

Cumprimentos e obrigados
E Pluribus Unum