Já agora, já se sabe qual o sistema AIP que vai ser usado nos S-80?
O sistema está ainda em desenviolvimento.
No que diz respeito a assinaturas acústicas é óbvio que se podem mudar as velocidades dos motores (diesel), mas os espaçamentos entre linhas de frequências estão sempre lá e são sempre múltiplos. O motor em causa terá sempre o mesmo número de cilindros e trabalhará sempre a 2 ou 4 tempos. A frequência dos conversores será sempre 60 Hz (ocidentais) e 50 Hz (pacto de Varsóvia).
O custo do Tomahawk é muito semelhante ao torpedo DM2A4, um pouco mais barato até.
Caro Menacho,
Quanto ao AIP carregar baterias não é totalmente verdade. O AIP somente alimente os circuitos eléctricos de bordo, as baterias só podem ser carregadas pelo diesel. Libertação de hidrogénio deve dizer-lhe algo...
Caso não tenha lido o que escrevi, não referi a autonomias...
O DM2A4 é um belo torpedo sim senhor, mas em tudo semelhante ao Black Shark. Conheço bem as diferenças entre ambos, acredite, uns superiores numas áreas outro noutras, complementam-se. A grande diferença entre ambos é na inteligência interna no modo como fazem o ataque, ambas muito válidas.