Alguem sabe quais são as alterações que os pandur vão sofrer ao abrigo do mlu.
O MLU incluirá:
Melhorias na proteção balística:
O MLU pode adicionar características para uma maior proteção balística, usando potencialmente kits de blindagem adicionais de nível 4 da norma STANAG 4569. Isto ofereceria uma melhor proteção contra projéteis perfurantes de 14,5 mm e outras ameaças no campo de batalha.
Modernização do Sistema de Armas
Uma parte fundamental da modernização é a modernização dos sistemas de armas. Tanto da óptica como da protecção para o artilheiro, bem como a exploração de opções para uma solução de calibre médio mais capaz, um RWS de 30mm.
Há discussões sobre a substituição da metralhadora básica de 12,7 mm em alguns VCIs por uma "estação de armas de calibre médio" (EACM) armada com um canhão automático de 30 mm para lhes conferir poder de fogo de um verdadeiro veículo de combate de infantaria (VCI). Isto incluiria também a possibilidade de integrar mísseis guiados antitanque (ATGMs) como o Spike.
Os planos incluem miras modernas, possivelmente ópticas panorâmicas diurnas/nocturnas, controlo de tiro melhorado e capacidade de caça-ataque (permitindo ao comandante e ao artilheiro adquirir/engajar alvos independentemente).
Atualizações dos RWS Protector existentes: Portugal está a discutir uma melhoria nas RWS Protector de 12,7 mm que já está instalada em alguns Pandur com ótica moderna e proteção balística.
Digitalização e atualização da eletrónica:
O exército planeia modernizar a electrónica e os sistemas de combate dos veículos, frequentemente designados por “digitalização” do Pandur II. Isto inclui redes veiculares melhoradas, comunicações e um sistema de gestão de batalha.
EyeCommand Battle Management System: Integração de um BMS moderno para consciência situacional no campo de batalha, C2 e operações em rede.
Um esforço completo de digitalização para modernizar a eletrónica interna, os sensores e a arquitetura de dados.
Software de manutenção de UAS ManWinWin: Integração de ferramentas de gestão de manutenção para sistemas de UAS e veículos.
Melhorias de Mobilidade
Reabilitação geral dos sistemas mecânicos
[Potenciais melhorias no motor e na suspensão]: Ainda não confirmado publicamente, mas consistente com os pacotes típicos de MLU e mencionado nas discussões de modernização.
https://www.janes.com/defence-news/portugal-seeks-to-upgrade-its-pandur-ii-afvs/
https://www.armyrecognition.com/news/army-news/army-news-2024/portugal-strengthens-infantry-combat-capabilities-by-modernizing-its-pandur-ii-8x8-apc
https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/land/favs-2024-portugal-ponders-pandur-ii-prospects