Independentemente do 101 ser o melhor da sua classe, é a minha opinião também, Portugal não precisa de mais 101's no seu inventário.
O que a meu ver é necessário é aparelhar os quatro CSAR, retirá-los da 751, em sua substituição alocar á 751 quatro helis de 05 a 07 tons, para as missões SAR que não exijam o empenhamento dos 101.
A FAP necessita de ter um heli que se posicione entre os 119 e os 101, esse heli deveria ser o mesmo modelo que substituiria os quatro CSAR 101 na 751 e teria mais alguns na 551, ou outra esquadra a levantar, para ficarem como heli de apoio, junto dos quatro CSAR.
Cometer-se-á um erro enorme se os quatro CSAR não forem devidamente aproveitados e utilizados ao máximo para as missões que foram destinados, utilizá-los única e exclusivamente no SAR é outro erro, assim como é um erro ter de diariamente se empenhar um 101, com os custos hora/voo associados, em missões em que tal empenhamento daquele meio, não se justifica !

A compra dos ditos helis de evacuação, sejam eles os 169, os 139, o UH60 ou outro modelo, deverá, a meu ver ir para a frente o mais rápido possível,
mas, para mim pelo simples motivo do PMD/payload referidos, para execução da missão SAR, os 145, estarão fora da equação do multiuso,, acautelando no entanto o que acabei de frizar, alguns helis para a 751 e outros, no mínimo três como helis de cobertura e não só, dos 101 CSAR, para a 551 ou outra unidade que tenha os helis de evakuação !

Abraços