Para ser piloto, a nota mínima não é/era 16 ou algo parecido?

Sim, o 9,5 é uma nota banal, tendo em conta que é o mínimo que se pede para completar o 12º.
Mas lá está, como disse e muito bem, há que ter a capacidade de executar cálculos mentais, e essa capacidade é cada vez menos importante na matemática escolar. Ou seja, numa época de calculadores e funções e gráficos, pouco ou nada se faz mentalmente, ou seja, a nota a matemática, não representa a capacidade que alguém tem de executar cálculos mentais.
Quando falo no sotaque, é para dar um exemplo de algo tão simples que pode colocar ou não em risco outras tantas vidas. Quem diz sotaque, diz falta de vocabulário, falta de jeito a dizer certas palavras em inglês, etc. Tanto que uma nota a inglês também não representa o quão bons somos a falar essa língua. Isto é na prática para exemplificar que se pode colocar vidas em risco por uma coisa tão simples como má compreensão de uma palavra/frase.

Entretanto, o problema de pilotos continua a ser crónico, e poucos incentivos há a manter os existentes na FAP por mais tempo. Depois ainda temos a questão da manutenção dos EH-101, o que é ridículo visto estarem aqui há tanto tempo.