C-295 M na FAP

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tsahal

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FAP.
« Responder #375 em: Fevereiro 09, 2009, 06:29:18 pm »
Papatango,

Ja pilotas-te o C295 ou o C27J para afirmar q um é melhor que outro????

Bom eu nunca pilotei essas aeronaves por isso n vou dizer se uma é melhor que a outra apesar de ter voado em ambas (até no CN235) mas uma coisa posso afirmar, de todas as aeronaves que ja vi voar, o C27J foi uma das q mais me impressionou pela positiva! Parece um caça a manobrar!
 

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papatango

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« Responder #376 em: Fevereiro 09, 2009, 07:31:33 pm »
Eu não pilotei um Ilyushin IL-86 nem um Airbus A-340, no entanto garanto que o A-340 é menos barulhento, consome menos combustível, transporta mais passageiros, chega mais longe e é mais confortável.

Mas visto de fora, também lhe garanto que pelo barulho que faz, o IL-86 parece desperdiçar potência por todos os lados.

Mas os números não mentem. O A-340 é de facto muito superior.

Os números conhecidos, as dimensões, a potência dos motores, a resistência estrutural ou a rigidez do soalho da cabine, são pontos que colocam C-27J e C-295 em patamares diferentes.

Mas é claro que o C-295 é mais bonito ... :mrgreen:

Essa é uma discussão que já tivemos há bastante tempo mais que uma vez.
A compra do C-295 tem uma quantidade de explicações razoáveis e aceitáveis do ponto de vista do contribuinte (que é quem paga).
Mas isso não altera as características das aeronaves, nem o facto de uma ser classificada como aeronave para operar directamente no campo de batalha, enquanto que a outra é apenas uma aeronave de transporte táctico (não me lembro agora das classificações exactas).

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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(sem assunto)
« Responder #377 em: Fevereiro 09, 2009, 10:03:00 pm »
Caro papatango

  Sejamos honestos, a questão das compras de equipamento militar é, e será lamentálvelmente política, sendo que a dita direita opta pelos Estados Unidos e a dita esquerda federalista (vendida) opta pela Europa, no entanto, no meu entender acredito que ficaríamos substancialmente melhor servidos sem dúvida com a aquisição do C27, contra factos não há argumentos.

  O que realmente me preocupa, é que mais uma vez teremos meios limitados num potencial cenário de guerra, ou seja, é para isso que servem e se preparam as nossas FA, digo eu?  

  Ou temos FA preparadas e equipadas para a defesa real da nossa soberania como o devem ser por conceito, ou temos umas FA mercenárias, vocacionadas para serem instrumentalizadas por favores políticos ao serviço da Europa e da NATO.
Aliás os nossos vizinhos do outro lado da fronteira, esses, ficam-nos gratos pela compra, pois são os que mais beneficiam.

CUIDADO, o castelhano atenta e espreita.

  Quanto á beleza, sou mais defensor do feio e robusto.

Cumprimentos,
POR CRISTO, POR PORTUGAL
 

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tyr

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« Responder #378 em: Fevereiro 09, 2009, 10:27:40 pm »
Moisés Magalhães, quando se compra equipamento militar, tem que se ver qual a sua função primaria, e utilização mais provavel dentro do seu prazo de vida.
A escolha do C-295 tem mais a ver com o que este avião oferece do que perde para o C-27J.
ou seja plataforma de Patrulhamento Maritimo e transporte logistico de longo alcance de uma forma mais economica. E num cenario militar onde operemos tambem não é critico. Pois se operamos integrados, temos os meios dos nossos aliados e se operamos por nossa conta e a pista for muito limitativa para este avião, actualmente temos um helicoptero que é uma opção muito viavel, pois tem um alcance e uma capacidade de carga substancial (estou obviamente a falar do EH101).
se não der de uma maneira ou outra, usam se paraquedistas e sapadores de combate (com a reactivação da CengBRR, espero voltarmos a ter uma unidade com essa capacidade) para criarem os acessos necessarios (mas acho que já é muito filme).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

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Lightning

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« Responder #379 em: Fevereiro 09, 2009, 10:28:11 pm »
Citação de: "Moisés Magalhães"
no entanto, no meu entender acredito que ficaríamos substancialmente melhor servidos sem dúvida com a aquisição do C27, contra factos não há argumentos.


Eu tou sempre a repetir-me, mas pronto, contra o facto que o C-27J Spartan não consegue cumprir todas as missões do Aviocar, logo não o pode substituir por completo, não há argumentos.

A não ser que comprassemos uns 8 C-27J Spartan só para transporte e 2 ou 3 C295 ou CN235 só para vigilancia maritima, mas assim iamos substituir um avião por dois.

E relembro que nos arquipelagos dos Açores e da Madeira as missões destes aviões nada tem a ver com combate, são as chamadas missões de interesse publico, é apoio aos helicopteros nas missões SAR e transporte de grávidas e doentes de umas ilhas para as outras.

Pessoalmente considero o C295 um avião para "consumo interno", se o C295 aliviar o C-130 das missões internas como transporte geral semanal do continente para as ilhas e o treino com os pára-quedistas, permitindo que o C-130 se dedique por completo às missões internacionais, já era bom.
 

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papatango

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« Responder #380 em: Fevereiro 10, 2009, 03:19:45 pm »
Citação de: "Lightining"
A não ser que comprassemos uns 8 C-27J Spartan só para transporte e 2 ou 3 C295 ou CN235 só para vigilancia maritima, mas assim iamos substituir um avião por dois.
Esta é a razão mais pesada e mais forte em defesa do C-295. Quem vendeu o C-27J não conseguiu uma alternativa viável.

O C-27J é muito mais pesado e gastador que o C-295, porque o C-295 tem na sua origem um projecto civil, que tinha que ser vendido às companhias aéreas como aeronave comercial de transporte de passageiros.
Como o objectivo era transportar passageiros, o avião tinha que ser poupadinho, caso contrário as companhias não compravam.

Já o C-27J nunca foi um projecto civil e nunca teve o mesmo tipo de preocupações.

Por isso, como tem um custo de operação menor, o C-295 é mais adequado para aeronave de patrulha que tem que estar bastante tempo no ar.

O C-27J não tem essa capacidade. Pura e simplesmente não faria sentido utiliza-lo para andar lá em cima durante horas.
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Charlie Jaguar

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« Responder #381 em: Fevereiro 10, 2009, 05:08:29 pm »
Citação de: "papatango"
Citação de: "Lightining"
A não ser que comprassemos uns 8 C-27J Spartan só para transporte e 2 ou 3 C295 ou CN235 só para vigilancia maritima, mas assim iamos substituir um avião por dois.
Esta é a razão mais pesada e mais forte em defesa do C-295. Quem vendeu o C-27J não conseguiu uma alternativa viável.

O C-27J é muito mais pesado e gastador que o C-295, porque o C-295 tem na sua origem um projecto civil, que tinha que ser vendido às companhias aéreas como aeronave comercial de transporte de passageiros.
Como o objectivo era transportar passageiros, o avião tinha que ser poupadinho, caso contrário as companhias não compravam.

Já o C-27J nunca foi um projecto civil e nunca teve o mesmo tipo de preocupações.

Por isso, como tem um custo de operação menor, o C-295 é mais adequado para aeronave de patrulha que tem que estar bastante tempo no ar.

O C-27J não tem essa capacidade. Pura e simplesmente não faria sentido utiliza-lo para andar lá em cima durante horas.

Correcto, não retiro uma vírgula ao que disse o Papatango. De forma não-oficial, o que corre dentro da FAP é que foi precisamente o facto de existir uma versão de patrulha marítima que levou à escolha do C-295/Persuader, pese embora se saiba que a comissão avaliadora deu o seu parecer positivo ao avião da CASA numa variada série de factores, em detrimento do C-27J Spartan.

A versão MPA do Spartan, o HC-27J, acabou por até hoje não sair do papel.

Citar
HC-27J MPA

The C-27J can be easily configured to perform Search and Rescue (SAR) and Maritime Patrol roles. The MPA system transforms the C-27J into the most capable and economic choice for Maritime services. The basic Maritime Patrol Aircraft system is built onto three standard pallets, which are easily loadable through the rear cargo door. This system allows for a fast conversion (one hour) to a MPA.

The MPA palletized system consists of:

- coordinator officer/debriefing area pallet - Mission workstation pallet - Observer pallet - Is managed by: 4/5 operators 2 flight crew members.


 The HC-27J Missions at Sea

- Search, identify, intercept, and interdict threats on the high seas with even more precisely and efficiently.
MPA operational Roles
- Maritime Patrol - Coastal patrol and ocean surveillance, support in the detection and apprehensions of smuggler, poachers and the discovery of other illegal activities - Area Surveillance - Intelligence Gathering - Resource Protection - Detection, reporting and recording of any illegal vessel operating within the seaboard limits (pollution, illegal immigration and smuggling and other illegal actions) - Detection and localization of any vessel in emergency, co-ordination of the rescue effort and provision of emergency response for SAR operation - Detection of surface targets (also low Radar Cross Section (RCS) targets as periscopes) at high sea, providing Over-the-Horizon Targeting Data to other co-operating units.


MPA Logistics Transport Mission Flexibility

The HC-27J easily meets MPA logistics transport mission requirements with significant room for growth. This added capacity reduces the number of logistics flights required, allowing more efficient use of the MPA fleet and reduce total operating costs.

HC-27J offers: - 10,000-Pound Payload Carried 1950 nautical miles OR - 1200 Nautical Mile Range with 15,000-Pound Payload - Interoperability with C-130.

MPA Surveillance Mission:
ROA of 425 Nautical Miles with 480 minutes TOS OR 390 Minutes TOS with an ROA of 600 Nautical Miles.

Search and Rescue:
ROA of 1050 Nautical miles with 180 minutes TOS OR 30 Minutes TOS with an ROA of 1350 Nautical miles.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lightning

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« Responder #382 em: Fevereiro 10, 2009, 10:52:37 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
A versão MPA do Spartan, o HC-27J, acabou por até hoje não sair do papel.


Até os próprios americanos vão equipar a sua Guarda Costeira com o CN-235 para vigilancia maritima (HC-144 Ocean Sentry)

 

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Charlie Jaguar

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« Responder #383 em: Fevereiro 18, 2009, 04:41:11 pm »
Novo C-295M, desta feita o "16704" (c/n 048), em Sevilha na passada sexta-feira 13 de Fevereiro de 2009.  :wink:



http://www.aviationcorner.net/show_photo.asp?id=106033
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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pchunter

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« Responder #384 em: Fevereiro 18, 2009, 05:43:21 pm »
Alguém sabe para quando esta previsto o primeiro VIMAR (persuader)?
 

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nelson38899

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« Responder #385 em: Fevereiro 24, 2009, 10:30:00 am »
boas

segundo noticias o forista Braincrasher do forum 9gs

Citar
dia 26 de manhã e abanquem na zona do Montijo......eles vêm aí (16702 e 16703).

parece que não será antes da 10:00. a sua chegada
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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« Responder #386 em: Fevereiro 26, 2009, 08:06:50 pm »
Citação de: "nelson38899"
boas

segundo noticias o forista Braincrasher do forum 9gs

Citar
dia 26 de manhã e abanquem na zona do Montijo......eles vêm aí (16702 e 16703).

parece que não será antes da 10:00. a sua chegada


E cumpriu-se, como era de esperar.  yu23x1
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Lancero

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« Responder #387 em: Fevereiro 26, 2009, 10:51:13 pm »
Citar
Primeiros C-295 chegam a Portugal


26-02-2009


As duas primeiras aeronaves C-295, do lote de doze encomendadas por Portugal, chegaram hoje, 26 de Fevereiro, à Base Aérea Nº 6 (BA6), no Montijo.

O novo sistema de armas C-295 terá duas configurações distintas, sete aeronaves para transporte aéreo táctico e cinco para vigilância marítima, e destinam-se a substituir gradualmente a frota de C-212 Aviocar, prevendo-se a chegada de novas aeronaves a um ritmo de uma a cada período de mês e meio.

A nova aeronave será operada pela Esquadra 502 "Elefantes", a partir da BA6. Esta esquadra de voo estava anteriormente sedeada na Base Aérea Nº 1, em Sintra,

 
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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seraldo

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« Responder #388 em: Fevereiro 27, 2009, 06:20:46 am »
Para verem a chegada destes aviões:
http://baseaerea.blogspot.com/

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MARIA JOSE

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« Responder #389 em: Março 16, 2009, 01:01:10 pm »
De aviationcorner.net  Parada de motor en C-295 portugues, antes de la entrega.