« Responder #1028 em: Novembro 01, 2025, 06:06:29 pm »
Ou seja, podem podem ser usados para patrulha maritima certo?
São usados há largos anos, após terem substituído os 2 C-212-300 Aviocar no início da década passada. Neste caso cumprem a missão de Vigilância Marítima (VIMAR).
Das 12 aeronaves adquiridas, sete são na versão PG01, três na versão PG02 e duas na versão PG03, de modo a permitir, em permanência, aeronaves disponíveis para todas as missões.
Por outras palavras, do total das 12 aeronaves, 7 são da versão de Transporte Táctico (Versão PG01 - C-295M) e as restantes 5 estarão vocacionados para missões de Vigilância Marítima (Versão PG02 - VIMAR, C-295MPA Persuader), sendo que deste grupo, 2 estarão equipadas com o Sistema de Reconhecimento Fotográfico (Versão PG03 - RFOT). As 12 aeronaves terão, todas, capacidade SAR (Search And Rescue) e TA (Transporte Aéreo), como já foi referido.
Exclusivo das duas aeronaves VIMAR / RFOT é o sistema de infra-vermelhos STAR SAFIRE IV HD-FLIR que permite a disponibilização de uma imagem de alta resolução obtida através do sensor electro-óptico, muito útil nas missões SAR, VIMAR e RFOT.
C-295M "16708" PG-02 VIMAR/Persuader
« Última modificação: Novembro 01, 2025, 06:08:00 pm por Charlie Jaguar »

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Charlie Jaguar
"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA"
Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)