C-295 M na FAP

  • 1035 Respostas
  • 487417 Visualizações
*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1239
  • Recebeu: 628 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +90/-9
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1020 em: Setembro 18, 2025, 10:05:31 am »
O 12 está prestes a aterrar em Valência.

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cac

Será que no regresso vem com o 02 e/ou com 03?
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1239
  • Recebeu: 628 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +90/-9
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1021 em: Setembro 18, 2025, 01:27:43 pm »
O 12 está prestes a aterrar em Valência.

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cac

Será que no regresso vem com o 02 e/ou com 03?

03 a pingar no ads-b, callsign AED947:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497ca3

Edit: a regressar a Portugal neste momento... Curiosamente o C-130-H30 06 está no sentido oposto.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 05:15:29 pm por goncalobmartins »
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1239
  • Recebeu: 628 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +90/-9
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1022 em: Outubro 21, 2025, 10:43:38 am »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

howlett

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • +0/-0
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1023 em: Outubro 31, 2025, 06:28:04 pm »
não é FAP...mas dá para ver como estamos...

 

*

PTWolf

  • Investigador
  • *****
  • 1339
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +1412/-328
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1024 em: Outubro 31, 2025, 09:45:26 pm »
não é FAP...mas dá para ver como estamos...


Quantos destes temos operacionais?
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 5361
  • Recebeu: 935 vez(es)
  • Enviou: 2484 vez(es)
  • +3341/-1491
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1025 em: Novembro 01, 2025, 02:02:50 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1239
  • Recebeu: 628 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +90/-9
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1026 em: Novembro 01, 2025, 02:58:14 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?

Sim, o 02 está inoperacional há vários meses/anos... Encontra-se, supostamente, em Sevilha em reparações.
 

*

PTWolf

  • Investigador
  • *****
  • 1339
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +1412/-328
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1027 em: Novembro 01, 2025, 05:57:28 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?

Ou seja, podem podem ser usados para patrulha maritima certo?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7304
  • Recebeu: 8300 vez(es)
  • Enviou: 5668 vez(es)
  • +10219/-2955
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1028 em: Novembro 01, 2025, 06:06:29 pm »
Ou seja, podem podem ser usados para patrulha maritima certo?

São usados há largos anos, após terem substituído os 2 C-212-300 Aviocar no início da década passada. Neste caso cumprem a missão de Vigilância Marítima (VIMAR).

Citar
Das 12 aeronaves adquiridas, sete são na versão PG01, três na versão PG02 e duas na versão PG03, de modo a permitir, em permanência, aeronaves disponíveis para todas as missões.
Por outras palavras, do total das 12 aeronaves, 7 são da versão de Transporte Táctico (Versão PG01 - C-295M) e as restantes 5 estarão vocacionados para missões de Vigilância Marítima (Versão PG02 - VIMAR, C-295MPA Persuader), sendo que deste grupo, 2 estarão equipadas com o Sistema de Reconhecimento Fotográfico (Versão PG03 - RFOT). As 12 aeronaves terão, todas, capacidade SAR (Search And Rescue) e TA (Transporte Aéreo), como já foi referido.

Exclusivo das duas aeronaves VIMAR / RFOT é o sistema de infra-vermelhos STAR SAFIRE IV HD-FLIR que permite a disponibilização de uma imagem de alta resolução obtida através do sensor electro-óptico, muito útil nas missões SAR, VIMAR e RFOT.

C-295M "16708" PG-02 VIMAR/Persuader
« Última modificação: Novembro 01, 2025, 06:08:00 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11630
  • Recebeu: 2664 vez(es)
  • Enviou: 3944 vez(es)
  • +1003/-1144
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1029 em: Novembro 01, 2025, 06:10:16 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?

Ou seja, podem podem ser usados para patrulha maritima certo?

5 dos 12 podem ser equipados para vigilância marítima, existindo um sistema de consolas em palete que pode ser instalado e removido dos aviões conforme a necessidade, para fazer missões de transporte, para fazer uma grande manutenção, etc.
 

*

howlett

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • +0/-0
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1030 em: Novembro 01, 2025, 06:43:23 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?
o 02 está há quatro anos inop devido ao acidente no PXO
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1746
  • Recebeu: 999 vez(es)
  • Enviou: 1075 vez(es)
  • +464/-629
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1031 em: Novembro 01, 2025, 07:05:14 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?
o 02 está há quatro anos inop devido ao acidente no PXO

E há o outro, o que foi apanhado pelas inundações  - ou já foi reparado e devolvido à FAP?
Cumprimentos,
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1239
  • Recebeu: 628 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +90/-9
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1032 em: Novembro 01, 2025, 07:36:11 pm »
Ou seja, podem podem ser usados para patrulha maritima certo?

São usados há largos anos, após terem substituído os 2 C-212-300 Aviocar no início da década passada. Neste caso cumprem a missão de Vigilância Marítima (VIMAR).

Citar
Das 12 aeronaves adquiridas, sete são na versão PG01, três na versão PG02 e duas na versão PG03, de modo a permitir, em permanência, aeronaves disponíveis para todas as missões.
Por outras palavras, do total das 12 aeronaves, 7 são da versão de Transporte Táctico (Versão PG01 - C-295M) e as restantes 5 estarão vocacionados para missões de Vigilância Marítima (Versão PG02 - VIMAR, C-295MPA Persuader), sendo que deste grupo, 2 estarão equipadas com o Sistema de Reconhecimento Fotográfico (Versão PG03 - RFOT). As 12 aeronaves terão, todas, capacidade SAR (Search And Rescue) e TA (Transporte Aéreo), como já foi referido.

Exclusivo das duas aeronaves VIMAR / RFOT é o sistema de infra-vermelhos STAR SAFIRE IV HD-FLIR que permite a disponibilização de uma imagem de alta resolução obtida através do sensor electro-óptico, muito útil nas missões SAR, VIMAR e RFOT.

C-295M "16708" PG-02 VIMAR/Persuader


@CJ,

é seguro assumir que os 08—10 são os PG02 e os 11—12 são os PG03?

Obrigado.
 

*

howlett

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • +0/-0
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1033 em: Novembro 01, 2025, 08:17:49 pm »
Quantos destes temos operacionais?

Boa pergunta. Eu já vi referidos 11em vários lugares.. mas compramos 12, não? Acidentou-se um?
o 02 está há quatro anos inop devido ao acidente no PXO

E há o outro, o que foi apanhado pelas inundações  - ou já foi reparado e devolvido à FAP?
era o 03, já foi recuperado e já voa pela FAP novamente desde agosto https://globe.adsbexchange.com/?icao=497ca3
 

*

howlett

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • +0/-0
Re: C-295 M na FAP
« Responder #1034 em: Novembro 01, 2025, 08:26:34 pm »
Ou seja, podem podem ser usados para patrulha maritima certo?

São usados há largos anos, após terem substituído os 2 C-212-300 Aviocar no início da década passada. Neste caso cumprem a missão de Vigilância Marítima (VIMAR).

Citar
Das 12 aeronaves adquiridas, sete são na versão PG01, três na versão PG02 e duas na versão PG03, de modo a permitir, em permanência, aeronaves disponíveis para todas as missões.
Por outras palavras, do total das 12 aeronaves, 7 são da versão de Transporte Táctico (Versão PG01 - C-295M) e as restantes 5 estarão vocacionados para missões de Vigilância Marítima (Versão PG02 - VIMAR, C-295MPA Persuader), sendo que deste grupo, 2 estarão equipadas com o Sistema de Reconhecimento Fotográfico (Versão PG03 - RFOT). As 12 aeronaves terão, todas, capacidade SAR (Search And Rescue) e TA (Transporte Aéreo), como já foi referido.

Exclusivo das duas aeronaves VIMAR / RFOT é o sistema de infra-vermelhos STAR SAFIRE IV HD-FLIR que permite a disponibilização de uma imagem de alta resolução obtida através do sensor electro-óptico, muito útil nas missões SAR, VIMAR e RFOT.

C-295M "16708" PG-02 VIMAR/Persuader


@CJ,

é seguro assumir que os 08—10 são os PG02 e os 11—12 são os PG03?

Obrigado.

https://www.planespotters.net/airforce/Portuguese-Air-Force

pelas fotografias das aeronaves, linkadas nesse site, concordo